Tumor ósseo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tumor ósseo
Tumor ósseo de células gigantes
Classificação e recursos externos
CID-10 C40-C41
MeSH D001859

Tumor ósseo é uma neoplasia (crescimento celular anormal) que pode ser benignos (não invadem outros tecidos) ou malignos (câncer, invadem outros tecidos). A maioria dos tumores de ossos são benignos e quando são malignos geralmente se originaram de outros cânceres (metástase). São duas vezes mais comuns em homens e a maioria dos casos aparecem entre os 5 e 20 anos.[1]

Tipos[editar | editar código-fonte]

Benignos[editar | editar código-fonte]

Os tumores benignos de osso podem ser[2] : Osteocondroma é o tumor benigno mais comum do osso que geralmente afeta adolescentes e crianças. Pode ser um hamartoma (crescimento de células maduras fora da membrana basal). Tumor ósseo de células gigantes é um tumor benigno, normalmente aparecem em fêmur ou tíbia. Osteoma osteoide é um tumor ósseo, ocorrendo muitas vezes em ossos longos, que ocorre geralmente por volta dos 20 anos. Osteoblastoma é um único tumor que ocorre na coluna vertebral e os ossos longos, principalmente em adultos jovens. Encondroma geralmente aparece nos ossos da mão e do pé. Muitas vezes não tem sintomas. É o tipo mais comum de tumor mão.

Câncer[editar | editar código-fonte]

Secundários

As metástases para osso, são 50 vezes mais comuns que cânceres originados em osso, mais comuns depois dos 60 anos e geralmente tem origem em[1] :

Primários

Os cânceres primários de osso são mais comuns em homens e jovens e podem ser[1] :

  • Osteossarcoma é mais comum entre os 10 e 20 anos e aparece em torno do joelho e braço. Quando aparece em adultos normalmente está associado a doença de Paget.
  • Sarcoma de Ewing é um tumor neuroectodérmico maligno, de origem genética (translocação 11:22), que geralmente aparece em costelas, pélvis, ombro ou fêmur em jovens de 5 a 20 anos. Também pode começar em tecidos em torno de ossos.
  • Condrossarcoma ocorre mais freqüentemente em pessoas entre 40 e 70 anos e o risco aumenta com a idade. O quadril, perna, braço e ombro são os locais comuns deste tipo de câncer, que se origina nas células que formam a cartilagem.

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

Frequentemente são um achado acidental em um raio-X feito para outro problema.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Star of life caution.svg
Advertência: A Wikipédia não é consultório médico nem farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.

A maioria dos tumores benignos podem ser acompanhados por vários anos sem causar dor nem dificultar movimentos. Caso o tumor cause problemas ou tenha chance de dar metástase pode-se remover o tumor cirurgicamente e colocar uma prótese no lugar. Radioterapia e quimioterapia também podem ser usados, principalmente se houver metástase. Amputação pode ser necessária quando o tumor cresce invade as partes próximas.[3]

Referências