Top Game

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Turbo Game)
Top Game
Fabricante CCE
Família do
produto
Clone do Famicom (japonês) ou NES (americano)
Tipo Console de videogame
Geração 3ª geração
Lançamento 1989 (Brasil)
Descontinuado ?
Mídia Cartucho
Controladores 2

Top Game é um videogame brasileiro fabricado pela CCE,[1] a partir de 1989. Ele era um clone do Nintendo Famicom, versão japonesa do console ou NES versão americana do console. A Nintendo lançou o Famicom em 1983 no mercado japonês e o NES em 1985 no mercado americano. Top Game teve três versões conhecidas sendo VG-8000 , VG-9000 e VG-9000T também conhecido como Turbogame.

A Versão VG-8000 teve seu design inspirado no console da Sega o SG-1000 e só tinha o slot para cartuchos no formato japonês de 60 pinos. Seus controles não soltavam do console e sua conexão com a TV era feita por cabo de RF sem chave seletora.

A versão VG-9000 manteve o design anterior e foi adicionado um recurso chamado de "Double System" que trouxe para o console, além do slot de 60 pinos para encaixar cartuchos no formato japonês, o slot de 72 pinos para encaixar cartuchos no formato americano, para isto o console contava com uma tampa que deslizava para hora mostrar o slot de 60 pinos ou hora o de 72 pinos. Além disto, foi adicionado, na parte traseira do console, uma saída de vídeo composto mais uma saída de áudio,[1]. Nesta versão também era possível soltar os controles do console, pois no console foi adicionado um conector do tipo DB9 macho e na ponta do cabo dos controles um plug DB9 fêmea. Tanto o esquema elétrico quanto os conectores dos controles e console, era compatível com o de outros clones do Nes mais famosos da época tais com o Phantom System , Dynavison 2, Hi-TopGame, podendo assim ser usado controles de outros consoles nele. Os controles do VG-9000 também tiveram seu design modificado para um formato parecido com o Famicom/NES original sendo que o direcional agora era um DPAD semelhante a um + e não mais uma espécie de minimanche.

A versão VG-9000T Também conhecida como Turbogame manteve todas as características da versão VG-9000 sendo modificado somente o nome, e teve seu controle modificado para um formato semelhante ao controle do Mega Drive so que de cabeça para baixo, além disto tinha os botões A e B com função turbo.

Referências

  1. a b «Top Game VG 9000 - Manual de Instruções». Datassette.org. 3 de janeiro de 2015. Consultado em 15 de fevereiro de 2017