Turcos (nacionalidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outras acepções, veja Turco.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2010). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mulher turca em trajes otomanos

Turcos é, em sentido lato, o gentílico dos naturais, habitantes da Turquia,[1] ou nacionais desse país, mas também pode designar um subgrupo étnico dos povos turcos, cujos membros vivem sobretudo nos antigos territórios do Império Otomano. Têm como língua materna o turco e como principal religião o islã sunita, embora haja uma minoria do islã xiita e cristã ortodoxa.

Em 2008, o número de pessoas com ancestralidade turca (completa ou parcial) espalhadas pelo mundo era estimado entre 72 e 77 milhões, sendo 65 milhões só na Turquia.[2] Fora do território tradicional turco, a maioria dos expatriados moram na Alemanha, sendo 2,8 milhões de pessoas (embora muitos sejam, na verdade, etnicamente curdos).

Turcos célebres[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 728.
  2. CIA. «The World Factbook». Consultado em 27 de julho de 2011 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Turcos (nacionalidade)
Ícone de esboço Este artigo sobre etnologia ou sobre um(a) etnólogo(a) é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.