Turismo na Região Nordeste do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul de Pernambuco, foi o local da descoberta do Brasil por Vicente Yáñez Pinzón no dia 26 de janeiro de 1500.[1]

O turismo é uma das principais atividades econômicas da região Nordeste do Brasil.

Principais atrativos[editar | editar código-fonte]

Na Toca da Tira Peia, situada no Parque Nacional Serra da Capivara (foto), Piauí, foram encontrados vestígios de ocupação humana que datam de 22 mil anos.[2]
Praia de Jericoacoara, Ceará.

O imenso litoral com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas às do Caribe, colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial. Milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos todos os anos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhoria da infraestrutura, criação de novos pólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo.

Segundo a pesquisa "Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009", realizada pelo Vox Populi em novembro de 2009, a Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros,[3] já que 21,4% dos turistas optaram pelo estado. Pernambuco, com 11,9%, e São Paulo, com 10,9%, estão, respectivamente, em segundo e terceiro lugares nas categorias pesquisadas. Entre as praias mais procuradas do Nordeste estão: Arraial d'Ajuda e Morro de São Paulo, na Bahia; Atalaia e Pirambu, em Sergipe; Pajuçara e Maragogi, em Alagoas; Porto de Galinhas e Itamaracá, em Pernambuco; Cabedelo e Tambaba, na Paraíba; Genipabu e Pipa, no Rio Grande do Norte; Jericoacoara e Canoa Quebrada, no Ceará; Coqueiro e Pedra do Sal, no Piauí; e Curupu e Atins, no Maranhão.

Chapada Diamantina, Bahia.
Fernando de Noronha, Pernambuco.

O Carnaval é um dos grandes atrativos do Nordeste, principalmente nas cidades de Salvador, Recife e Olinda. O Carnaval de Salvador, contou com mais de um milhão de turistas em 2023. No Estado da Bahia, foram cerca de 2,7 milhões de visitantes, números acima do registrado na pré-pandemia, quando foram 2,3 milhões e 800 mil, respectivamente.[4] O Carnaval Recife–Olinda é considerado o de maior diversidade cultural do país com seus bonecos gigantes, frevo e maracatu, além de possuir o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. A capital pernambucana contou com 2,7 milhões de foliões e movimentação econômica de R$ 2 bilhões em 2023. Em Olinda, o Carnaval reuniu mais de 3,9 milhões de pessoas durante os dias de folia, com um incremento de R$ 382 milhões na economia da cidade.[5]

O arquipélago de Fernando de Noronha está ganhando destaque nacional e mundial. Pelas ilhas é possível avistar os golfinhos saltadores. Outro lugar de destaque é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um complexo de dunas, rios, lagoas e manguezais. Na Bahia, encontram-se a Costa do Sauípe, maior complexo turístico do Brasil, e o Arquipélago dos Abrolhos, que possui excelente área para mergulho autônomo e livre além de atrações como a temporada das baleias jubarte, que se inicia no mês de julho. No Piauí, encontram-se os parques nacionais Sete Cidades, Serra das Confusões e da Serra da Capivara com formação rochosa e pinturas rupestres; além de seu litoral possuir o Delta do Parnaíba. Outros destaques são o maior cajueiro do mundo e o Forte dos Reis Magos, ambos no Rio Grande do Norte.

Lençóis Maranhenses, Maranhão.

O ecoturismo ainda é pouco explorado no Nordeste, mas tem grande potencialidade. Ainda assim, dentre os dez principais destinos ecoturísticos brasileiros, aparecem quatro paisagens localizadas na região Nordeste do Brasil, onde é possível escolher entre ilhas (Arquipélago de Fernando de Noronha em Pernambuco), dunas (Lençóis Maranhenses no Maranhão), mata atlântica em alta altitude (Chapada Diamantina na Bahia) e arqueologia na caatinga (Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí).[6]

A cultura da região é também um atrativo para o turista. Todos os estados tem folguedos e tradições diferentes. Olinda, em Pernambuco, com vestígios do Brasil Neerlandês; São Luís, no Maranhão, com os da França Equinocial; São Cristóvão, em Sergipe, e sua Praça de São Francisco, rodeada de imponentes edifícios históricos; Salvador, na Bahia, com os da sede político-administrativa do Brasil Colonial; e Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, também na Bahia, com as marcas históricas da chegada das esquadras do descobrimento do Brasil; são alguns dos principais atrativos histórico-culturais da região, sendo os quatro primeiros considerados patrimônios culturais da humanidade pela UNESCO.

Maragogi, Alagoas.

No bairro da Barra em Salvador, (BA), fica localizado o Farol da Barra, um dos mais famosos cartões-postais do Brasil e o mais famoso cartão-postal do Nordeste. O farol possui uma localização geográfica única no planeta, onde é possível ver tanto o nascer quanto o pôr-do-sol no mar, pois ocupa o vértice da península em que está a cidade.

A Bahia detém a maior porcentagem do litoral brasileiro com 932 km sendo 12,4% do total. No litoral baiano é marcante a Baía de Todos os Santos a maior baía brasileira , tendo 1052 km² de extensão, profundidade de até 42 metros com visibilidade de mergulho entre 10 e 20 metros e a Baía de Aratu que é uma imensa enseada que abriga o Porto de Aratu, um estaleiro, duas das dez mais luxuosas marinas da América Latina (Aratu Iate Clube e Marina Aratu) e a Base Naval de Aratu, que é o local preferido de descanso do presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. Também é marcante a Baía de Camamu, terceira maior baía brasileira. Possui lugares históricos e turísticos como Barra Grande, Camamu e Maraú.

O hotel Toca do Marlin, o primeiro da América Latina com classificação seis estrelas está localizado em Santa Cruz Cabrália, (BA), fica em um ponto estratégico e exuberante da natureza desta região, considerada uma das mais belas do litoral brasileiro e americano.

A Costa do Sauípe, localizado no litoral baiano é o maior complexo turístico do Brasil e um dos maiores da América Latina.

O Txai Resort, em Itacaré, Bahia, e a própria cidade em que o hotel se localiza, foram dois dos dez melhores destinos do mundo para visitar segundo o The New York Times. Itacaré é a única cidade brasileira que está na lista do conceituado jornal americano.

Festividades[editar | editar código-fonte]

Turismo de Carnaval em Salvador, Bahia. O Carnaval de Salvador é a maior festa de rua do planeta segundo o Guinness Book.[7]
Bonecos gigantes em Olinda, Pernambuco. O Carnaval Recife–Olinda é considerado o mais democrático e culturalmente diverso do país.[8]

E nas festividades, a região Nordeste dispõe de variados eventos que ocorrem ao longo do ano:

No Carnaval os destaques são as festas de Salvador e Recife e Olinda.[9] O primeiro é a maior festa popular do planeta segundo o Guinness Book contando com cerca de 2,7 milhões foliões em seis dias de festa (equivalente ao número de moradores da cidade), e internacionalmente conhecido pelos desfiles de artistas famosos nos trios elétricos; e o segundo é considerado o carnaval mais democrático do país, já que os foliões não precisam pagar para brincar, e conhecido por seus característicos Bonecos de Olinda, pelo ritmo do frevo e do maracatu, além de possuir o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada.

Espetáculo "Chuva de Bala" nos festejos juninos de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

As micaretas (carnavais fora de época) de maior destaque são o "Carnatal" em Natal; o "Fortal" em Fortaleza; o "Pré-Caju" em Aracaju; a "Micareta de Feira" em Feira de Santana; e a "Micarande" em Campina Grande. Há também o "bumba-meu-boi" em Maceió e em São Luís do Maranhão.

Quando vai se aproximando o São João, as cidades de Caruaru em Pernambuco e Campina Grande na Paraíba disputam o título de "Capital do Forró". Destacam-se também pelo seu São João as cidades de Juazeiro do Norte no Ceará, Mossoró no Rio Grande do Norte e Aracaju em Sergipe.

Há também festivais de música como o "Festival de Verão de Salvador" (maior festival anual do Brasil) na capital baiana, o "Piauí Pop" em Teresina, o "Mada" em Natal, o "Abril Pro Rock" no Recife, o "Ceará Music" em Fortaleza, o "Fest Verão Paraíba" em João Pessoa, o "Maceió Fest" em Maceió e o "Festival de Inverno Bahia" em Vitória da Conquista.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A cultura da região é, também, um grande atrativo para o turista, já que todos os estados têm seus próprios folguedos e tradições. No turismo histórico, as cidades de João Pessoa na Paraíba, Penedo em Alagoas, Recife/Olinda em Pernambuco, São Cristóvão em Sergipe, São Luís no Maranhão e Salvador na Bahia se destacam. As quatro últimas possuem sítios históricos declarados patrimônios culturais da humanidade pela UNESCO.

Ecoturismo[editar | editar código-fonte]

Palmácia, município com clima serrano encravado na Serra de Baturité, destaca-se como um dos municípios com maior potencial para o ecoturismo e turismo de aventura no Brasil.

O ecoturismo ainda é pouco explorado no Nordeste, mas tem grande potencialidade. Ainda assim, dentre os dez principais destinos ecoturísticos brasileiros, aparecem quatro paisagens localizadas na região Nordeste do Brasil, onde é possível escolher entre ilhas (Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco), dunas (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão), mata atlântica em alta altitude (Chapada Diamantina, na Bahia e Serra de Baturité,no Ceará.) e arqueologia na caatinga (Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí).[6] A Serra de Baturité,por exemplo, é detentora de uma das últimas reservas da Mata Atlântica da região nordestina, e, por isso, apresenta condições ideais para a prática do Ecoturismo. A região é rica, sobretudo, em cachoeiras. Nas programações turísticas, é possível conhecer lugares como as Cachoeiras da Volta, do Frade, do Perigo, do Chuvisco, do Oratório, do Cafundó e do Jordão, por exemplo. A região oferece diversas atrações turísticas naturais, que envolvem passeios de caiaque, pedalinho, canoa canadense, cavalo, esportes radicais e trilhas. Além do clima ameno como diferencial, a região é entrecortada por quedas d'água e montanhas. A Pedra do Bacamarte, é respeitada pelos alpinistas por sua altura e imponência. A Pedra da Torre da Lua, o platô Encontro dos Ventos,o Morro do Cruzeiro o Penhasco São João e a Cachoeira do Chuvisco, uma das nascentes do Rio Ceará, são outras atrações turísticas importantes. Os relevos favorecem a prática de várias modalidades de esportes de aventura, destacando-se de modo especial o voo livre. As trilhas ecológicas podem ser feitas nos mais diferentes níveis. A trilha do Bacamarte, conhecida por ser íngreme, permite, ao seu final, a visão os municípios de Maranguape, Redenção, Acarape e Fortaleza. A trilha da Torre da Lua, mais suave, tem passagem pela mata atlântica e uma grande visão do vale da região.[10]

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

Uma baiana do acarajé. Famosas em todo o estado, elas são conhecidas por produzirem e venderem pratos das culinárias africana e baiana.

A Gastronomia é um dos grandes atrativos da região.

A culinária da Bahia é aquela produzida principalmente no Recôncavo baiano. É baseada em especiarias com tempero forte à base de azeite de dendê, leite de coco, gengibre, pimenta de várias qualidades e muitos outros que não são utilizados nos demais estados do Brasil. Na culinária baiana algumas das principais iguarias — muitas delas de origem africana — são o acarajé, o abará, o caruru e o vatapá.

Já a culinária de Pernambuco destaca-se pela chamada "doçaria pernambucana", ou seja, os doces desenvolvidos durante os períodos colonial e imperial nos seus engenhos de açúcar como o bolo de rolo, o bolo Souza Leão, a cartola e a Tapioca[11]; e também pelas bebidas e iguarias salgadas descobertas ou provavelmente originadas no estado a exemplo da cachaça, do beiju e da feijoada à brasileira.

Outra culinária com bastante reconhecimento é a culinária paraibana. A maioria dos pratos paraibanos são a base da mandioca e cana-de-açúcar como o arroz doce e chouriço doce.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto Internacional do Recife é o mais moderno aeroporto do Norte-Nordeste do Brasil e um dos cinco melhores do mundo.[12][13]

Apesar de ainda necessitar de melhorias, a região possui uma boa infraestrutura hoteleira em geral.[14][15]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Henri Beuchat. «Manual de arqueología americana» (em espanhol). p. 77. Consultado em 27 de abril de 2019 
  2. «Human occupation in South America by 20,000 BC: the Toca da Tira Peia site, Piauí, Brazil» (em inglês). ScienceDirect. Consultado em 14 de fevereiro de 2019 
  3. «Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros». Comunicação do Governo da Bahia. 4 de novembro de 2009. Consultado em 23 de janeiro de 2010 [ligação inativa]
  4. «Carnaval 2023 bate recorde e aquece Turismo do país». Ministério do Turismo. Consultado em 9 de janeiro de 2024 
  5. «Carnaval 2023 bate recorde e aquece Turismo do país». Ministério do Turismo. Consultado em 9 de janeiro de 2024 
  6. a b UOL Viagem. «Conheça dez ecodestinos brasileiros». Consultado em 9 de julho de 2009 
  7. «Carnaval de Salvador». www.brasilazul.com.br 
  8. [1]
  9. «Cópia arquivada». Consultado em 5 de setembro de 2011. Arquivado do original em 29 de julho de 2012 
  10. «Região Serras de Arantanha e Baturité». ferias.tur.br. Consultado em 23 de novembro de 2014 
  11. bruno (19 de junho de 2022). «Adriana Borges apresenta "tapiocas pernambucanas" durante I FENAFES, em Natal». IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco. Consultado em 9 de janeiro de 2024 
  12. 2abad. «Aeroporto Internacional do Recife». www.aeroportorecife.com 
  13. «Aeroporto do Recife entre os 5 melhores». Arquivado do original em 6 de julho de 2011 
  14. «Carla Bruni está no Brasil para comemorar aniversário do pai». Diário Catarinense. Consultado em 11 de junho de 2011 
  15. «My Top Ten Travel Destinations» (em inglês). The New York Times. Consultado em 11 de junho de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre o Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.