Turma da Mônica (seriado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Turma da Mônica
Turma da Mónica (RTP2) / Mónica e Amigos (SIC K) (PT)
Logotipo do programa.
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Aventura
Comédia
Duração 8 minutos
Criador(es) Maurício de Sousa
Baseado em Turma da Mônica
País de origem  Brasil
Idioma original Português brasileiro
Produção
Câmera Multicâmera
Elenco Marli Bortoletto
Angélica Santos
Elza Gonçalves
Paulo Cavalcante
Sibele Toledo
Tema de abertura "A fantasia se torna real" (pela Rede Globo)
Empresa(s) de produção Maurício de Sousa Produções
Localização Bairro do Limoeiro, Cidade de São Paulo
Exibição
Emissora de televisão original Cartoon Network
Formato de exibição 480p (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 24 de dezembro de 1976 - presente (Turma da Mônica)
22 de maio de 2013 - presente (Mônica Toy)
N.º de temporadas 10 (Turma da Mônica)
4 (Mônica Toy)
N.º de episódios 244 (Turma da Mônica)
87 (Mônica Toy)
(lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Turma da Mônica Jovem

Turma da Mônica (em Portugal, Turma da Mónica na RTP2 e Mónica e Amigos na SIC K) é uma série brasileira de desenhos animados baseada na história em quadrinhos homônima criada por Mauricio de Sousa. Com episódios produzidos desde 1976, pode ser considerada a mais longa produção do segmento no país.

Foi exibida pela Rede Globo, pelo Cartoon Network e Bomerang, em 2010 e 2014, exibida novamente pela Globo.

Em Portugal, a série foi adquirida pela RTP2 com a dublagem original, mas passou a ser emitida com dublagem europeia em 2015 pela SIC K onde estreou a 14 de setembro de 2015.

Em 2016, durante a Comic Con Experience, foi anunciada um reboot, com um design retrô (anterior as mudanças feitas pelos artistas do estúdio),[1] a série é prevista para ser lançada em 2018 no Cartoon Network.[2]

Episódios e Exibição[editar | editar código-fonte]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Mônica (Marli Bortoletto) - É a personagem principal. Invocada, dentucinha e sempre com um coelhinho de pelúcia azul a tiracolo, é inspirada na filha de Maurício de Sousa, também chamada Mônica, que também tinha um coelhinho de pelúcia com o qual brincava quando tinha dois anos. Querida por todas as crianças do Bairro do Limoeiro, Mônica tem uma grande força e é considerada a "Dona da Rua". Frequentemente, a garota tem sua posição contestada pelo clubinho dos meninos, formado por Cebolinha, Cascão, Jeremias, Xaveco, Franjinha e outros garotos do Limoeiro. Sua melhor amiga é Magali, uma menina gulosa também inspirada em uma das filhas de Mauricio.
  • Cebolinha (Angélica Santos) - O principal oponente da Mônica. Ele é famoso por ter apenas cinco fios de cabelo e por falar trocando o R pelo L. Sempre está à procura de um jeito de pegar o coelhinho de sua amiga Mônica, o Sansão, e também por bolar planos infalíveis para derrotá-la e se tornar o Dono da Rua.
  • Cascão (Paulo Cavalcante) - Sua principal característica é a mania de não tomar banho e sua paixão pela sujeira. Vários vilões o perseguem para acabar com sua "invencibilidade", como Dr. Olimpo, as gêmeas Cremilda e Clotilde e, principalmente, Capitão Feio - seu tio supervilão, dominado pela sujeira e que mora no esgoto. Adora jogar futebol, sendo o mais habilidoso da turma. Ele é namorado da Cascuda. Mesmo a contragosto, sempre está ao lado do Cebolinha em seus planos infalíveis contra a Mônica.
  • Magali (Elza Gonçalves) - Magali é a melhor amiga de Mônica e sua característica principal é seu apetite voraz. Ela come de tudo e sente fome o tempo todo. Apesar disso, é vista como magricela pelos amigos e nunca engorda. Adora melancia e sempre se veste com um vestido amarelo. Assim como Mônica e Cascão, não usa sapatos, deixando à mostra seus pés sem artelhos. Magali é a única personagem canhota da Turma.

Dobragem Portuguesa (SIC K)[editar | editar código-fonte]

Mónica: Joana Castro

Cebolinha: Sissi Martins

Cascão: Tiago Retré

Magali: Patrícia Andrade

Franjinha: Cristina Basílio

Xaveco: Carlos Martins

Adicionais: Tiago Retré / Carlos Martins / Cristina Basílio

Mônica Toy[editar | editar código-fonte]

Mônica Toy é uma websérie derivada lançada em maio de 2013 e distribuída via internet, pelo canal oficial do Youtube da Turma da Mônica.

Os personagens da Turma da Mônica são reapresentados em traços chibi e vivem situações cômicas através de histórias mudas, de 30 segundos cada.

A série está em sua quarta temporada e também chegou a ser episódios apresentados na programação dos canais TBS e Cartoon Network.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.