Twister (ratazana doméstica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Twister (ratazana doméstica)
An agouti-colored, variegated hooded fancy rat
Não avaliada: Domesticado
Classificação científica
Reino:
Filo:
Classe:
Ordem:
Família:
Subfamília:
Gênero:
Espécies:
R. norvegicus
Nome binomial
Rattus norvegicus
(Berkenhout, 1769)

Twister ou mercol (fancy rat em inglês), é uma ratazana domesticada (Rattus norvegicus), é o tipo mais comum de rato de estimação.

Ratos domesticados são fisicamente e psicologicamente diferentes de seus parentes selvagens, e quando adquiridos de criadores e pet shops bem conceituados, não apresentam um risco à saúde mais do que qualquer outro animal de estimação comum. Por exemplo, ratos domésticos castanhos não são considerados como uma ameça de doenças, embora a exposição a uma população de ratos selvagens pode apresentar patógenos como Salmonela em seu lar. Twisters apresentam riscos à saúde diferentes de seus homólogos selvagens, portanto são menos propensos a sucumbir a muitas das mesmas doenças quanto ratos selvagens.

Twisters cuidam de si, desse modo são muito acessíveis comparados a outros pequenos animais. Esse é um dos maiores atrativos neles. Além disso, twisters são muito independentes, leais e fáceis, ganhando em comparação a gatos e cachorros. Essa comparação é merecida pelos twisters por serem considerados mais inteligentes do que outros roedores domesticáveis.

Variações[editar | editar código-fonte]

O American Blue é uma das diversas cores padronizadas de pelagem.

Assim como em outras espécies de animais, a variação de cores, tipos de pelagem, e outras características não aparecem nos ratos selvagens e foram desenvolvidas, ou apareceram espontaneamente. Cada twister pode ser definido de uma ou mais maneiras por sua cor, pelagem, marcação e tipo de corpo sem nenhum padrão.

Colorações[editar | editar código-fonte]

Enquanto alguns twisters mantém a coloração agouti dos ratos selvagens castanhos (três tons no mesmo pelo), outros tem cores sólidas ( uma única cor no mesmo pelo), um traço derivado de ratos com pelagem preta. As colorações com traços agouti incluem agouti, cinnamon e fawn. As colorações com traços preto incluem black, bege e chocolate

A cor do olho é considerada um subconjunto das colorações, e as definições de cor de pelagem incluem frequentemente padrões para os olhos, pois muitos genes que controlam a cor dos olhos também afetarão a cor da pelagem ou vice-versa. O American Fancy Rat and Mouse Association (AFRMA) lista black, pink, ruby, e odd-eyed (duas cores diferentes de olhos) como possíveis cores de olhos, dependendo da variedade de ratos mostrados. Ruby se refere a olhos que de relance parecem pretos, porém se observados mais atentamente são vermelho escuro.

Marcações[editar | editar código-fonte]

Twisters Himalayan tem uma cor única e uma variação de marcação.
Twisters filhotes (Aproximadamente 3 semanas de vida)

A divisão adicional das variedades de twisters são as diferentes marcações. Eles podem aparecer em qualquer combinação de cores e marcações. As marcações são tipicamente referentes aos padrões e proporção de pelos coloridos versus pelo branco. Dois extremos seriam um Self (completamente sólida, sem qualquer cor branca) e um Himalayan (completamente branco, misturando-se com áreas coloridas no nariz e pés).

As marcações seguem um padrão rigoroso, com terminologia detalhada. Entretanto, muitos twisters não são criados de acordo com nenhum padrão de cor, muitos destes encontrados em pet shops terão mismarkings da perspectiva de um criador convencional, que são definidas como variações nas marcações que não são reconhecidas conforme o breed standard publicado por uma organização de twisters.

Padrões comumente reconhecidos incluem:

  • Self – Uma única cor em todo o corpo
  • Berkshire – Costas coloridas e barriga branca.
  • Hooded – A cor corre pelo lombo, em uma única e continua linha de toda a cabeça, passando pela espinha e possivelmente, parcialmente abaixo do rabo.
  • Capped – Cor apenas em toda a cabeça.
  • Blazed – Cabeça colorida (Capped) ou corpo (Irish, Berkshire ou Self), com um triângulo branco no focinho.
  • Variegated – Qualquer forma de incompatibilidade no pelo. Geralmente "capuz" ou manchas irregulares, não seguindo os padrões.
  • Irish – Uma única cor no corpo todo, exceto por uma mancha branca na região do abdômen e possivelmente patas dianteiras brancas.
  • English Irish – Uma única cor no corpo todo, exceto por um triângulo equilátero branco no peito e possivelmente patas dianteiras brancas.
  • Masked – Cor apenas na região dos olhos formando uma mancha como uma máscara.
  • Dalmatian – Corpo branco com manchas coloridas por todo ele, como um cachorro dálmata.
Um twister Dumbo macho, uma variação com orelhas posicionadas mais baixas, na lateral da cabeça.

Tipos de corpo[editar | editar código-fonte]

Duas das mudanças físicas mais proeminentes e padronizadas aplicadas aos ratos através de reprodução seletiva são o desenvolvimento do Manx e Dumbo. O Dumbo, originado nos Estados Unidos, é caracterizado por ter orelhas maiores, baixas e redondas nas laterais da cabeça, nomeado pela semelhança com o personagem fictício Dumbo o Elefante. O Manx é um rato sem rabo devido uma mutação genética, nomeado assim devido a raça de gato Max, que tem a mesma característica, mas não necessariamente devido a mesma mutação.

Tipos de pelagem[editar | editar código-fonte]

A variação de pelagem é pequena em relação ao número de colorações e marcações, e nem todas são internacionalmente padronizadas. O tipo mais comum é a normal ou standard, que é permitido a grosseria na diferença entre os sexos; os machos tem a pelagem grossa e áspera, enquanto as fêmeas tem a pelagem mais macia e fina. Outras pelagens padronizadas incluem: rex, em que todos os pelos são enrolados, até mesmo o velveteen, uma variação mais suave do rex; a pelagem satin ou silky, que é extra suave e fina, com um brilho; e Harley, caracterizada por pelos finos, longos e lisos. Os tipos de pelagem restantes não são definidos pelo tipo de pelagem, mas sim pela falta de pelos, assim como os ratos hairless.

Hairless[editar | editar código-fonte]

Mesmo este twister sendo hairless, a pigmentação em sua pele indica que ele é da variação hooded.


Ratos hairless tem a pelagem caracterizada pela variação de níveis de perda de pelo. Hairless cruzados com rexes (pelagem enrolado), variam de ter áreas de pelos muito curtas para ser completamente nua. Hairless são produzidos geneticamente cruzando diferentes combinações de genes que causam a pelagem Rex. Uma vez que rex é um traço dominante, só é preciso um dos pai rex para produzir a descendência de pelagem rex. Entretanto, quando dois exemplares do traço estão presentes, cruzando dois rexes juntos, a pelagem é afetada de forma diferente, criando hairless, ganhando o nome "double-rex", um subconjunto de semi-hairless, ratos misturados, constantemente perdem pelos e ele cresce de novo em diferentes áreas várias vezes ao longo de sua vida.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Twister (ratazana doméstica)
  • RodentFancy.com – A site maintained by the former head of the defunct Rat and Mouse Fanciers for Excellence (RMFE).
  • Rat Behavior and Biology – A website with useful referenced articles that pertain to the scientific study of the domesticated Norway rat.
  • Rat Guide – An online resource with information about fancy rat health and treatment of illness
  • RatCentral.com – A website containing useful guides, tips and referenced health articles for owners of fancy rats.

Organizações[editar | editar código-fonte]