Fundidora de tipos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Type foundry)

Uma fundidora de tipos ou fundição de tipos (do inglês, type foundry) é um tipo de empresa que fabrica e/ou comercializa tipos ou fontes tipográficas.

Dado o desajuste do termo "fundidora de tipos" hoje em dia, algumas empresas designam-se por font house (traduzido à letra por "casa de fontes" ou "casa de tipos").

Originalmente, estas empresas produziam e comercializavam tipos em metal e madeira, assim como matrizes para máquinas de tipografia, como as Linotype e Monotype. Hoje em dia, devido à obsolência desses processos mecânicos, recorrem aos tipos de letra digitais, criadas por tipógrafos e designers de tipos, os quais podem ser independentes (freelancers) e com a própria type foundry, ou então trabalhadores de outra type foundry. Estas empresas, para além de comercializarem tipos de letra, normalmente também criam os tipos por encomenda ou personalizados.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A designação type foundry surgiu quando não havia sequer computadores e os respectivos tipos digitais. Produziam tipos móveis fundidos de metal, ou tipos de madeira, para tipografias tradicionais, que as utilizavam nas prensas. Como estas empresas que concebiam e/ou fundiam os tipos tiveram de acompanhar a evolução tecnológica, passaram a dada altura a produzir tipos digitais, pois tinham os conhecimentos necessários de tipografia, bastando actualizá-los tecnologicamente, mantendo então a mesma designação do inglês (type foundry). Actualmente são poucas as empresas que ainda fabricam os tipos móveis fundidos.

Grandes empresas[editar | editar código-fonte]

Empresas independentes[editar | editar código-fonte]

Distribuidores[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.