Typhlopidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTyphlopidae
Ramphotyphlops braminus.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Typhlopidae
Géneros
Acutotyphlops

Cyclotyphlops
Ramphotyphlops
Rhinotyphlops
Typhlops
Xenotyphlops

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Typhlopidae

Typhlopidae é uma família da ordem de répteis Serpentes. O grupo inclui cerca de 230 espécies, distribuidas por 6 géneros, de cobras cegas. Estes animais distinguem-se dos anfíbios da ordem Gymnophiona, também conhecidos como cobra cega embora erradamente, pela sua natureza de réptil.

Os tiflopídeos encontram-se sobretudo na África e Ásia onde vivem essencialmente no subsolo. Os olhos estão cobertos por escamas e são inúteis, daí o nome popular de cobra cega.

A cobra-cega se alimenta de pequenos insetos e vive debaixo da terra, pois sua carcaça não resiste aos raios solares por ser muito delicada.

Esse animal é inofensivo para o homem, embora, popularmente, digam que ela é traiçoeira por viver no subsolo.

As pessoas pensam, incorretamente, que ela possui duas cabeças pelo fato das duas extremidades de seu corpo serem praticamente idênticas, mas isso acontece porque uma de suas extremidades(a cabeça) possui os olhos cobertos por escamas, tornando-os assim inúteis para a visão, devido a este fator, três de seus sentidos(olfato, audição e tato) foram aprimorando-se e facilitando-a na caça de insetos e outros organismos para sua alimentação e, também, a percepção de predadores.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cobras, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.