UA1 (experiência)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A UA1 e a UA2, experiências de física de alta energia decorram entre 1981 e 1993 no SPS do CERN. A descoberta dos bosões W e Z nesta experiência valeram o prémio Nobel [1] e [2] a Carlo Rubbia e a Simon van der Meer em 1984.

O nome UA provém de Underground Area numa intersecção do acelerador SPS que foi transformado nesse ponto para a experiência.

Secção central da UA1

O detector central da U1 era crucial para compreender a topologia complexa das interações protão-antiprotão. Teve um papel muito importante na identificação de uma série de bosões W e Z entre biliões de colisões [3] mesmo se no início tivesse sido desenhado como um detector não específico.[4] Era formado por seis câmaras cilíndricas para formar um conjunto de 8.8 m por 2.3 m de diâmetro, a maior câmara de câmara de fios da época.

Os átomos eram detectados na mistura argão-metano que enchia a câmara e eram ionizados pela passagem das partículas carregadas. O arranjo geométrico dos 17 000 fios que compunham a câmara permitiam uma formidável mostra em 3-D na reconstrução física dos acontecimentos produzidos.[3]

Referências

  1. CERN- Nobel Prizes (En)
  2. CERN- Prix Nobel (Fr)
  3. a b UA1 Central Detector (Eng)
  4. «Cern Courrier». Consultado em 15 de setembro de 2011. Arquivado do original em 1 de março de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

CERN- Imagens da UA1 e UA2