UDESC FM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Rádio UDESC FM
Fundação Universidade do Estado de SC UDESC
País  Brasil
Frequência(s) 100.1 MHz FM
Sede Florianópolis, SC
Fundação 20 de maio de 1998 (20 anos) (UDESC FM Florianópolis)
Pertence a UDESC
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYD 774
Cobertura Grande Florianópolis/SC (Ver mapa)
Página oficial www.udesc.br

A Rádio UDESC FM Florianópolis é uma estação de rádio brasileira com sede em Florianópolis, SC. Pertence à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e opera na frequência 100.1 MHz FM.

A UDESC FM é pioneira em Santa Catarina. É a primeira rádio educativa e pública do estado. A emissora iniciou as operações em 8 de dezembro de 1997. Até esse ano não havia a transmissão de rádio pública no estado. A Rádio UDESC FM Florianópolis obteve a autorização para a instalação dos estúdios e equipamentos em 12 de dezembro de 1997. E conforme a autorização do Ministério das Comunicações iniciou as operações de transmissão de programação em 20 de maio de 1998.

A Rádio UDESC FM 100,1 de Florianópolis faz parte do sistema UDESC de radiodifusão, da Universidade do Estado de Santa Catarina, composta por mais duas emissoras localizadas em Joinville e Lages. A 100,1 foi concedida pelo governo federal em 1994 e começou a operar em caráter experimental no dia 8 de dezembro de 1997. Com potência de mil Watts, tem cobertura de cerca de 100 quilômetros. A grade de programação contempla da MPB ao rock, do jazz ao samba, passando pelos ritmos regionais. A UDESC FM contribui para divulgação de gêneros musicais que não são executados em emissoras comerciais, como, por exemplo, a música erudita, música instrumental e étnica, e, em especial, a produção musical de compositores e intérpretes catarinenses. No setor de música, há alunos do curso de Música do Centro de Artes da UDESC, que atuam na pesquisa e organização e avaliação do acervo, dando suporte técnico para locução e gravação de programas. O setor de jornalismo também conta com bolsistas, oriundos de cursos de Jornalismo da região. São dedicados espaços para roteiros culturais e para notícias da cidade e da Grande Florianópolis, bem como há entrevistas diversas sobre temas da atualidade e com artistas em geral.

São três as estações que compõem o Sistema UDESC de Radiodifusão Educativa:

Fazem parte do Sistema de Radiodifusão UDESC, as emissoras Educativas: UDESC FM de Florianópolis (100.1 FM), Joinville (91.9 FM) e Lages (106.9 FM).

A UDESC FM cumpre papel relevante na difusão da arte, cultura, educação, ciência, tecnologia e inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do estado e do país. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.