Brown Spiders Futebol Americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de UFPR Brown Spiders)
Brown Spiders Futebol Americano
Nome Brown Spiders Futebol Americano
Alcunhas Brown Spiders
Mascote Spiderzito
Fundação 2001
Localização Curitiba, Paraná, Brasil
Presidente Julio Cesar Todeschi Nogas
Treinador(a) Anderson Candioto
Competição Brasileirão de Futebol Americano
Campeonato Paranaense

O Brown Spiders Futebol Americano, é um time de futebol americano da cidade de Curitiba, Paraná, Brasil.

Atualmente filiado a CBFA e a FPFA, disputando assim o Campeonato Paranaense de Futebol Americano e o Brasileirão 1° Divisão.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 2001 por amigos que curtiam NFL que se reuniram para jogar futebol americano atrás do Museu do Olho, local onde hoje foi construído o ParCão, parque para cães.

O Curitiba Brown Spiders estreou no Torneio Touchdown com uma vitória sobre o Joinville Gladiators,[1] porém, não conseguiu chegar mais longe e caiu no grupo inicial. Em 2009, o Curitiba Brown Spiders disputou o Torneio Paranaense de Futebol Americano, e foi vice-campeão naquele mesmo ano.

Brown Spiders Futebol Americano[editar | editar código-fonte]

Seguindo a tendência de união de forças, que muitas vezes é necessária para fortificar e se tornar uma equipe competitiva e forte, o Curitiba Brown Spiders entrou em negociações com a equipe do UFPR Legends para a criação de um novo time. Então a partir do dia 1 de novembro de 2014, surge o UFPR Brown Spiders com o lema “Na União, a origem da nossa força!“.[2]

Um ano após a fusão, o Brown Spiders FA encerrou a parceria com a UFPR e iniciou um novo ciclo com a aquisição do Complexo Esportivo Brown Spiders, principal praça esportiva de futebol americano em Curitiba até final de 2018.[2]

Brown Spiders Football School[editar | editar código-fonte]

Brown Spiders Football School é o projeto da categoria de base do Brown Spiders FA, com um plano de formação para jovens e até adultos que passam por um processo de aprendizagem sobre e o futebol americano, para que quando ele se formar, seja um atleta mais pronto e possa ingressar em campeonatos adultos junto com o time principal. Teve o início dá sua implementação em 2017 inspirado nos modelos de Highschool e College Football, trazendo uma abordagem mais didática e de "classes" podendo ensinar o futebol americano em seu âmbito tático, técnico e físico de forma gradativa enquanto traz os atletas do BSFS para mais perto do time adulto.

Grandes nomes que atuaram e atuam hoje em dia no time e até mesmo em outras equipes, foram formados pelo projeto do BSFS..

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato Paranaense: 2009, 2011, 2013, 2017, 2019, 2022, 2023
  • Sul Bowl: 2005, 2006]
  • Pinhão Bowl:2018
  • BFA Acesso - Divisão Sul: 2019

Referências

  1. Portal RPC - acessado em 21/12/2009
  2. a b «História do Brown Spiders». brownspiders.com.br. Consultado em 6 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]