US Cup

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O US Cup (também chamada de USA Cup, United States Cup e Nike U.S. Cup) foi um torneio de futebol inter-seleções organizado pela Federação de Futebol dos Estados Unidos, que foi disputado anualmente de 1992 a 2000 (exceto em anos de Copa do Mundo).

O torneio foi criado com o intuito de treinar a seleção americana e de popularizar o "soccer" nos Estados Unidos. Originalmente chamado de US Cup, o nome foi modificado para Nike US Cup após a empresa Nike, Inc. assinar um contrato de 10 anos com a Federação de Futebol dos Estados Unidos, em Outubro de 1997.

Em 1995, a Federação de Futebol dos Estados Unidos criou o torneio feminino, que ocorreu anualmente até 2002. A edição de 2001 foi abandonada por conta dos Ataques de 11 de setembro.

Fórmula de Disputa[editar | editar código-fonte]

A forma de disputa era simples. Quadrangular com todos jogando contra todos. A seleção que somasse mais pontos seria declarada campeã.

A edição masculina de 1999 e a feminina de 2000 foram as únicas com formato diferente. Elas foram jogadas no formato semifinais e final, com disputa de 3o lugar.

Lista de Vencedores[editar | editar código-fonte]

Torneio Feminino[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]