udev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


udev
Desenvolvedor Greg Kroah-Hartman e Kay Sievers
Lançamento novembro de 2003 (15 anos)
Versão estável [+/-]
Versão em teste [+/-]
Linguagem C
Sistema operacional Núcleo do Linux
Gênero(s) Nó de dispositivo
Licença GPL v2

udev (userspace /dev) é um gerenciador de dispositivo para o núcleo do Linux. Como o sucessor do devfsd e hotplug, o udev primeiramente gerencia nós de dispositivo no diretório /dev. Ao mesmo tempo, o udev também manipula todos os eventos de espaço de usuário lançados quando dispositivos de hardware são adicionados no sistema ou removidos dele, incluindo carga de firmware, como requerido por certos dispositivos.

Fundamentação lógica[editar | editar código-fonte]

É o núcleo de um sistema operacional que é responsável por fornecer uma interface abstrata do hardware para o restante do software. Sendo um kernel monolítico, o kernel do Linux faz exatamente isso, e os drivers de dispositivo fazem parte do núcleo do Linux, que compõe mais de 50% de seu código-fonte.[1] O hardware pode ser acessado por meio de chamadas do sistema ou por meio de seus nós de dispositivos.

Para ser capaz de lidar com dispositivos periféricos que são capazes de fazer hotplug de uma maneira amigável, uma parte do tratamento de todos esses dispositivos de hardware compatíveis com o hotplug foi transferida do núcleo para um daemon em execução no espaço do usuário. A execução no espaço do usuário serve para fins de segurança e estabilidade.

Referências

  1. Marti, Don. «Are top Linux developers losing the will to code?». ComputerworldUK (em inglês). Consultado em 19 de junho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo relativo a GNU/Linux é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.