Ulex parviflorus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaJunco-da-provença
Ulex parviflorus

Ulex parviflorus
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Género: Ulex
Espécie: U. parviflorus
Nome binomial
Ulex parviflorus
Pourr. 1788

A Ulex parviflorus é uma espécie botânica com o nome vernacular de junco-da-provença, do gênero Ulex, família das Fabaceae, e subfamília das Faboideae.

É um arbusto espinhoso encontrado nas matas e terrenos degradados da região ocidental do Mediterrâneo : França ( principalmente na Provença), Espanha ( principalmente na Catalunha) e norte da África.

Habita preferencialmente solos calcários, silicosos, áridos e ensolarados. É uma planta muito usada para recuperar terras degradadas, graças a capacidade das bactérias simbióticas de regenerarem o solo, absorvendo o nitrogênio da atmosfera. Por sua rusticidade, também pode ser cultivada para evitar a erosão de locais com muita inclinação e bastante expostas ao sol.

Cresce até 2 m de altura, porém geralmente inferior a 1 m. É muito ramificado na base, caule canelado, folhas praticamente ausentes substituídas por espinhos. Os espinhos são retos ou recurvados, muito pontiagudos, especialmente o espinho terminal que pode atingir até 10 cm de comprimento.

As flores são hermafroditas com uma inflorescência do tipo rácimo simples, de corolação amarela-dourada. O cálice é amarelado, bilabiado, persistente, e ligeiramente peludo (sobretudo no início da floração ). O tamanho da corola não ultrapassa a 1 cm. A polinização ocorre através dos insetos ( abelhas ).

O fruto é um pequeno legume, coberto de pêlos, contendo poucas sementes, de um comprimento que não excede ao cálice persistente. A dissiminação das sementes é feita pelas formigas.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre leguminosas (família Fabaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.