Querô, uma Reportagem Maldita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Querô, uma Reportagem Maldita[1][2] é um romance brasileiro, escrito por Plínio Marcos e publicado em 1976.[3] É um retrato e uma denúncia do que permeava as "quebradas" de Santos naquela época.

O autor colocou nas páginas do romance as personagens e histórias que "gritavam" para ser contadas: o menino Querô e sua trágica vida saltam do mundo para as páginas, e das páginas ganham o mundo novamente.[3]

Ganhador do prêmio de melhor romance de 1976 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, Querô, uma Reportagem Maldita traz a história de um menino que poderia ser qualquer um dos milhares de menores que lutam pela sobrevivência nas ruas do Brasil.[3] Com ferocidade nas palavras e violência na descrição, Plínio Marcos faz com que todos se apaixonem e odeiem ao mesmo tempo o garoto.

Adaptação para o cinema[editar | editar código-fonte]

Em 1977 foi filmado Barra Pesada, baseado na história de Querô.

Muitos anos depois, a obra continuou atual e foi novamente filmada. Querô - O filme, foi lançado em 2007. O filme foi dirigido por Carlos Cortez e tem como ator principal Maxwell Nascimento, garoto sem experiência anterior como ator e morador da região próxima ao Mercado Municipal de Santos, que foi, juntamente com outros 40 garotos, capacitado pelas Oficinas Querô para atuar no segmento áudio-visual.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Plínio Marcos (1999). Uma Reportagem Maldita - Querô 2ª ed. [S.l.]: Publisher Brasil. 96 páginas. ISBN 8585938196 

Referências

  1. «Teatro Municipal recebe a peça "Querô – Uma Reportagem Maldita"». Prefeitura de São Gonçalo. 13 de março de 2023 
  2. «Querô, uma Reportagem Maldita». Enciclipe´dia ItaúCultural. Consultado em 11 de outubro de 2023 
  3. a b c Dirceu Alves Jr. «Querô, Uma Reportagem Maldita». Veja São Paulo / Abril. Consultado em 11 de outubro de 2023