Umbilicus Urbis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

{{#coordinates:}}: não pode ter mais do que uma etiqueta primária por página

Umbilicus Urbis Romae
Ruínas da Umbilicus Urbis no Fórum Romano
Tipo Datum
Construção século II a.C.
Geografia
País Itália
Cidade Roma
Localidade VIII Região - Fórum Romano
Coordenadas 41° 53' 33.82" N 12° 29' 4.44" E
Umbilicus Urbis Romae está localizado em: Roma
Umbilicus Urbis Romae
Umbilicus Urbis

Umbilicus Urbis Romae, literalmente "umbigo da cidade de Roma", era o centro simbólico da cidade a partir do qual todas as distâncias na Roma Antiga eram medidas. Estava situado no Fórum Romano, onde seus restos ainda podem ser vistos ao lado do Arco de Sétimo Severo e do Vulcanal, ao lado da Rostra. Originalmente revestido de mármore, o Umbilicus é atualmente um descuidado amontoado de tijolos com dois metros de altura e 4,45 de diâmetro.

História[editar | editar código-fonte]

Conta a lenda romana que Rômulo, quando fundou a cidade, mandou escavar um poço circular no fórum. Os primeiros frutos da colheita anual eram atirados nele como sacrifício e todos os cidadãos romanos tinham que atirar ali um punhado de terra de sua terra natal.

O Mundus ("mundo" em latim), conhecido apenas a partir de fontes literários, era uma estrutura subterrânea e considerada com um portal para o mundo inferior. É possível que Umbilicus seja a parte exterior (acima da terra) deste monumento, que era "aberto" ritualmente apenas três vezes por ano, considerados dies nefasti, ou seja, dias nos quais as transações oficiais eram proibidas por motivos religiosos, uma vez que os espíritos malignos estariam livres para sair do mundo inferior na ocasião.

O Umbilicus foi provavelmente construído no século II a.C., mas as ruínas atuais são da época do imperador Sétimo Severo. A construção do seu arco triunfal em 203 já avançou sobre a área reservada para ele, que foi remodelada e fragmentos do monumento original foram reutilizadas no novo.

Acredita-se que o Umbilicus tenha sido uma estrutura separada do Milliarium Aureum, construído nas redondezas por Augusto, em 20 a.C., e que servia exatamente para a mesma coisa: ser uma referência de distância.

Localização[editar | editar código-fonte]

Planimetria do Comício (antes de César)
Em pontilhado, o traçado do Comício arcaico. Em cinza, a silhueta da Cúria Júlia, como indicativo de posição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Umbilicus Urbis

Ligações externas[editar | editar código-fonte]