Umbral (espiritismo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Umbral.

Umbral é usado na Doutrina Espírita para designar, na obra espírita Nosso Lar, psicografada por Chico Xavier e atribuída ao espírito de André Luiz, o "estado ou lugar transitório por onde passam as pessoas que não souberam aproveitar a oportunidade de evolução em sua vida na Terra".[1][2]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

UMBRA: substantivo feminino, da astronomia e significa a parte mais escura das manchas solares, que constitui a região mais central dessas manchas. Do latim significa "sombra".[3]

UMBRAL: vem do espanhol, da palavra umbral, significa soleira da porta. Limiar, entrada.[3]

Interpretações[editar | editar código-fonte]

O sentido espírita guarda os dois sentidos anteriores: primeiro por se tratar de uma dimensão que está "entre" a dimensão material (ou física) e a dimensão espiritual (ou sutil) e seria, para a maioria dos espíritos que desencarnam, a "porta de entrada" no plano espiritual.

Segundo "O Espiritismo A a Z", "Umbral é um imenso território da névoa que desempenha as funções de alfândega da espiritualidade"[4].

Situado entre a Terra e o Céu, é dolorosa região de sombras, erguida e cultivada pela mente humana, em geral rebelde e ociosa, desvairada e enfermiça.

Características[editar | editar código-fonte]

No imaginário popular, decorrente da leitura de Nosso Lar e sua adaptação para o cinema (Nosso Lar), reforçado por outras obras audiovisuais que abordaram a temática espírita, como a telenovela da Rede Globo, A Viagem, o umbral seria mal iluminado, cheio de "trevas" (que é a primeira imagem que vem à mente quando se fala de umbral no sentido da psicofísica).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Nosso Lar, Espírito André Luiz, médium Chico Xavier» (PDF). Consultado em 18 de dezembro de 2016 
  2. «Nosso Lar» (PDF) (em inglês). Consultado em 18 de dezembro de 2016 
  3. a b Aurélio século XXI: O dicionário da língua portuguesa. [S.l.]: Nova Fronteira. p. 2028. ISBN 978-8520910108 
  4. CAMPETTI SOBRINHO, Geraldo. O Espiritismo de A a Z. [S.l.]: FEB. p. 586. ISBN 978-8594662507 


Ícone de esboço Este artigo sobre o espiritismo ou sobre um espírita é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.