Umbundu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Umbundo)
Ir para: navegação, pesquisa
Umbundu
Falado em: Angola
Total de falantes: cerca de 4 milhões
Posição: 122
Família: Nigero-congolesa
 Atlântico-Congo
  Volta-Congo
   Benue-Congo
    Bantóide
     Meridional
      Bantu-estreito
       Central
        R
         Umbundu
Escrita: Alfabeto Latino
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: umb
ISO 639-3: umb

O umbundu ou umbundo (também grafado como m'bundo, mbundu do sul, nano, mbali, mbari ou mbundu de Benguela) é uma língua bantu falada pelos ovimbundos, povo originário das montanhas centrais de Angola. É das línguas bantus mais faladas em Angola.[1][2]

O principal grupo étnico que a utiliza é o dos ovimbundos, que se concentra no centro-sul do país. Um terço da população angolana pertence ao grupo étnico dos ovimbundos, falantes do umbundo.

É usada por cerca de 4 000 000 de pessoas como primeira ou segunda língua em Angola. É também falada na Namíbia.

Difusão[editar | editar código-fonte]

É falado nas províncias centrais de Angola (Bié, Huambo e Benguela). Devido ao êxodo para a capital e à emigração, também é falado em Luanda e em Portugal. Muitas palavras do umbundo passaram para a língua portuguesa fora de Angola, em Portugal mas especialmente no Brasil.

Utilização[editar | editar código-fonte]

O umbundo é reconhecido como uma das línguas nacionais de Angola, tem sido usado extensivamente em projectos de alfabetização. Também é utilizado na Rádio Nacional de Angola. É uma língua de comércio no país e serve também como língua de comércio nas zonas que fazem fronteira com a Namíbia.

Ortografia[editar | editar código-fonte]

Um projecto de alfabetização patrocinado pela UNESCO em 1981-1982 ajudou à estandardização da sua ortografia, baseada no alfabeto latino, que apresenta as vogais A, E, I, O, U mais Ã, Õ e ainda E e U com til. As consoantes são as convencionais do português, porém, sem H, Q, X, Z. Usa-se ainda a forma ny (para representar o som de "nh").

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

"Omanu vosi vacitiwa valipwa kwenda valisoka kovina vyosi kwenda komoko. Ovo vakwete esunga, kwenda olondunge kwenje ovo vatêla okuliteywila kuvamwe kwenda vakwavo vesokolwilo lyocisola."

Em português:

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade."

(Artigo 1º Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Ligações externa[editar | editar código-fonte]


  1. «Definição de 'umbundo' no Dicionário Eletrónico Estraviz». www.estraviz.org. Consultado em 2016-11-03. 
  2. «Definição de 'bantu' no Dicionário Eletrónico Estraviz». www.estraviz.org. Consultado em 2016-11-03.