Unbreakable (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Unbreakable
Unbreakable (filme)
No Brasil Corpo Fechado
Em Portugal O Protegido
 Estados Unidos
2000 •  cor •  106[1] min 
Gênero drama
suspense
Direção M. Night Shyamalan
Produção Barry Mendel
Sam Mercer
M. Night Shyamalan
Roteiro M. Night Shyamalan
Elenco Bruce Willis
Samuel L. Jackson
Robin Wright Penn
Música James Newton Howard
Cinematografia Eduardo Serra
Edição Dylan Tichenor
Companhia(s) produtora(s) Touchstone Pictures
Blinding Edge Pictures
Barry Mendel Productions
Limited Edition Productions Inc.
Distribuição Buena Vista Pictures
Lançamento Estados Unidos 22 de novembro de 2000
Brasil 19 de janeiro de 2001[2]
Orçamento US$ 75 milhões[1]
Receita US$ 248.1 milhões[1]
Cronologia
Fragmentado
(2017)
Bruce Willis, ator principal do filme.

Unbreakable (Brasil: Corpo Fechado / Portugal: O Protegido)[3][4] é um filme de suspense americano de 2000 escrito, produzido e dirigido por M. Night Shyamalan, estrelando Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright, Spencer Treat Clark e Charlayne Woodard. É o primeiro filme da trilogia "Unbreakable". Neste filme, um segurança chamado David Dunn (Willis), o único sobrevivente de um acidente de trem, conhece Elijah Price (Jackson), um deficiente físico que tenta convencê-lo de que é um super-herói como os das histórias em quadrinhos.

Shyamalan organizou a narrativa de Unbreakable para acompanhar a estrutura tradicional de três partes de uma história em quadrinhos. Depois de se estabelecer na história de origem, Shyamalan escreveu o roteiro como especulativo, com Willis já definido para estrelar o filme e Jackson em mente para interpretar Elijah Price. As filmagens começaram em abril de 2000 e foram concluídas em julho.

Unbreakable foi lançado em 22 de novembro de 2000. Recebeu críticas positivas, elogiando sua estética, as performances, o peso emocional da história e a trilha sonora de James Newton Howard . O filme ganhou posteriormente uma forte fan base. Uma desconstrução do gênero de super-herói, muitos o consideram um dos melhores filmes de Shyamalan e um dos melhores filmes de super-heróis. Em 2011, a Time listou-o como um dos dez melhores filmes de super-heróis de todos os tempos, ocupando o quarto lugar.  Quentin Tarantino também incluiu em sua lista dos 20 melhores filmes lançados desde 1992.

Após anos de desenvolvimento de um filme subsequente, uma sequência temática, Split, com Willis reprisando seu papel como David Dunn em uma participação especial, foi lançada em janeiro de 2017. Após o sucesso financeiro e crítico de Split (Fragmentado), Shyamalan imediatamente começou a trabalhar em um terceiro filme, intitulado Glass (Vidro), que foi lançado em 18 de janeiro de 2019. 

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na Filadélfia, 1961, Elijah Price (Samuel L. Jackson) nasce com osteogênese imperfeita tipo I, uma doença rara que torna os ossos dos pacientes extremamente frágeis e propensos a fraturas. Elijah cresce para se tornar um negociante de arte em quadrinhos e desenvolve uma teoria baseada nos quadrinhos que leu durante a infância que, se ele representa extrema fragilidade humana, deve haver alguém "inquebrável" no extremo oposto.

No presente, David Dunn (Bruce Willis), um ex-zagueiro que agora vive com sua esposa Audrey (Robin Wright) e seu jovem filho Joseph (Spencer Treat Clark), pega um trem para casa após uma entrevista de emprego em Nova York. O trem cai, matando os outros 131 passageiros. Ele é declarado o único sobrevivente, não sofrendo ferimentos. No serviço memorial das vítimas do acidente, ele encontra um envelope no para-brisa de seu carro, com um cartão com o logotipo e o endereço da galeria de arte de Elijah, Limited Edition, que pergunta se ele já esteve doente. David e Joseph se encontram com Elijah, que propõe a David sobre sua teoria infantil de super-heróis da vida real. David fica inquieto e sai da loja. No entanto, David fica curioso de seus poderes e começa a levantar pesos com Joseph, fazendo supino a 100 kg, bem acima do que ele poderia fazer antes. Joseph começa a idolatrar seu pai e acredita que ele é um super-herói, embora David ainda afirme que ele é apenas "um homem comum".

David desafia a teoria de Elijah com um incidente de sua infância, quando ele quase se afogou. Elijah sugere que o incidente destaca a convenção comum pela qual os super-heróis geralmente têm uma fraqueza. Ele afirma que a fraqueza de David pode ser água: é mais fácil para ele se afogar ou sufocar do que as pessoas comuns. Enquanto examinava os destroços armazenados do acidente de trem a que sobreviveu, David relembra o acidente de carro que encerrou sua carreira no atletismo, lembrando que ele saiu ileso e arrancou uma porta do carro para salvar Audrey. David usou o acidente como desculpa para deixar o futebol, porque Audrey não gostava da violência do esporte.

Sob a influência de Elijah, David percebe que o que ele pensava ser apenas um "instinto" natural de escolher pessoas perigosas durante as verificações de segurança é na verdade uma forma de percepção extra-sensorial. Agora conscientemente aprimorando essa capacidade, David descobre que, quando entra em contato com outras pessoas, é capaz de vislumbrar atos criminosos que cometeram. Por sugestão de Elijah, David fica no meio de uma multidão na Estação 30th Street da Filadélfia. Quando várias pessoas esbarram nele, ele sente os crimes que eles cometeram, como roubo, assalto e estupro, e encontra um em quem ele pode agir: um zelador sádico que invadiu uma casa de família, matou o pai e agora está detendo a esposa e seus dois filhos em cativeiro. David segue o zelador até a casa das vítimas, libera os filhos e encontra sua mãe, mas o zelador o embosca e o empurra de uma varanda para uma piscina. David quase se afoga porque não sabe nadar, mas as crianças o resgatam. Ele então ataca o zelador por trás e o estrangula, enquanto David permanece ileso, mas descobre que a mãe já está morta. Naquela noite, ele e Audrey se reconciliam. Na manhã seguinte, ele secretamente mostra a Joseph um artigo de jornal sobre o ato heroico anônimo, com um desenho de David com a capa de chuva que ele usava enquanto confrontava o zelador. Joseph reconhece o herói como seu pai e promete manter seu segredo.

David participa de uma exposição na Limited Edition e conhece a mãe de Elijah, que explica a diferença entre vilões que lutam contra heróis com força física versus aqueles que usam sua inteligência. Elijah convida David para os fundos da loja e pede que ele aperte sua mão; isso revela que Elijah foi de fato responsável por numerosos "acidentes" de grande porte, incluindo o bombardeio ao trem de David. Elijah acredita que eles estão destinados a se tornar inimigos um do outro e, finalmente, reivindica seu apelido de infância "Sr. Glass (Sr. Vidro)" devido à sua condição. Quando David sai, é revelado que ele havia denunciado os ataques terroristas de Elijah à polícia e Elijah foi colocado em um hospital psiquiátrico para criminosos insanos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Bruce Willis David Dunn
Samuel L. Jackson Elijah Price/ Mr. Glass
Robin Wright Audrey Dunn
Spencer Trate Clark Joseph Dunn
Charlayne Woodard Sra. Price
Eamonn Walker Dr. Mathison
Leslie Stefanson Kelly
Michaelia Carroll Babá
Whitney Sugarman Fisioterapeuta
Bostin Christopher Balconista na loja de quadrinhos
Elizabeth Lawrence Enfermeira da Escola
Chance Kelly Orange Suit Man
Michael Kelly Dr. Dubin
M. Night Shyamalan Traficante de drogas no estádio
Davis Duffield David Dunn (jovem)
Johnny Hiram Jamison Elijah Price (criança)
Laura Regan Audrey Dunn (jovem)


  • Bruce Willis como David Dunn , um ex-jogador de futebol que se tornou guarda de segurança e tem a capacidade de ter visões de crimes cometidos pelas pessoas que toca, além de ter pele inquebrável e força sobre-humana, mas tem medo de se afogar .
    • Davis Duffield interpreta um David de 20 anos.
  • Samuel L. Jackson como Elijah Price / Mr. Glass, um teórico dos quadrinhos que tem osteogênese tipo I imperfeita e revelou-se o homem por trás do incidente do acidente de trem.
    • Johnny Hiram Jamison interpreta Elijah, de 13 anos.
  • Robin Wright como Audrey Dunn, esposa de David, que trabalha como fisioterapeuta.
    • Laura Regan interpreta uma Audrey de 20 anos.
  • Spencer Trate Clark como Joseph Dunn, filho de David, que acredita que ele é um super - herói .
  • Charlayne Woodard como Sra. Price, mãe de Elijah.
  • Eamonn Walker como Dr. Mathison
  • Leslie Stefanson como Kelly
  • Michaelia Carroll como babá
  • Whitney Sugarman como fisioterapeuta
  • Bostin Christopher como caixeiro de quadrinhos
  • Elizabeth Lawrence como enfermeira da escola
  • Chance Kelly como Orange Suit Man
  • Michael Kelly como Dr. Dubin
  • M. Night Shyamalan como traficante de drogas no estádio. No filme subsequente Glass , o personagem de Shyamalan, Jai, o segurança do prédio da Dra. Karen Fletcher em Split , está implicado em ser esse personagem do estádio.

Referências de quadrinhos[editar | editar código-fonte]

O cineasta e escritor de quadrinhos Kevin Smith sentiu que Unbreakable foi brevemente semelhante a uma revista em quadrinhos intitulada "Mage: O Herói Descoberto" [1], escrita e ilustrada por Matt Wagner.

Como nos quadrinhos, os personagens principais têm seus esquemas de cores e pseudônimos identificados. Os de David Dunn são verdes e de "Segurança" ou "Herói", enquanto os de Elijah são roxos e de "Sr. Glass". As cores aparecem em suas roupas, o papel de parede e os lençóis das casas, o bilhete de Elijah para David e vários itens pessoais.  As pessoas cujas más ações são percebidas por David são identificadas por uma peça de roupa em uma única cor brilhante (vermelho, laranja), para contrastá-las com o esquema de cores sombrias e o típico sombrio no resto do filme (mas não da maioria dos quadrinhos). Várias cenas também retratam personagens através de reflexos ou portas, como se estivessem enquadrando-os em uma imagem semelhante aos quadrinhos.

Sequências[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento do filme, rumores de possíveis sequências começaram a circular em diferentes entrevistas e em sites de fãs de filmes. Em 2000, Bruce Willis foi citado como esperando por uma trilogia Unbreakable.  Em dezembro de 2000, Shyamalan negou os rumores de que ele escreveu Unbreakable como a primeira parte de uma trilogia, dizendo que ele nem estava pensando nisso.  Em agosto de 2001, Shyamalan afirmou que, por causa das vendas bem-sucedidas de DVDs, ele havia abordado a Touchstone Pictures sobre uma sequência Unbreakable, uma ideia que Shyamalan disse que o estúdio originalmente recusou por causa do desempenho decepcionante das bilheterias do filme. Em um artigo de setembro de 2008, Shyamalan e Samuel L. Jackson disseram que houve uma discussão sobre uma sequência quando o filme estava sendo feito, mas que ela morreu principalmente com as decepcionantes bilheterias. Jackson disse que ainda estava interessado em uma sequência, mas Shyamalan não se comprometeu. Em fevereiro de 2010, Willis disse que Shyamalan "ainda estava pensando em fazer o filme de luta entre mim e Sam que faríamos", e afirmou que, enquanto Jackson pudesse participar, ele estaria "disposto a fazê-lo". "

Fragmentado (Split)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Fragmentado (filme)

Em setembro de 2010, Shyamalan revelou que o segundo vilão planejado do primeiro filme foi transferido para a sequência planejada, mas esse personagem já havia sido usado para um próximo filme que ele escreveu e pretendia produzir.

O filme de terror de Shyamalan, "Split", foi descrito como uma sequência temática de Unbreakable, e foi lançado em 20 de janeiro de 2017. É revelado que Split realmente acontece no mesmo enredo fictício, com o personagem de Bruce Willis (David Dunn) aparecendo em uma revelação final, fazendo referência direta ao Sr. Glass ao discutir o vilão do filme "The Horde".

Unbreakable é a primeira parte da trilogia Unbreakable; o filme seguinte, Split, foi feito como uma "sequência da porta dos fundos". Enquanto Split foi filmado substancialmente como um filme independente, Shyamalan incluiu o personagem David Dunn de Unbreakable na última parte do filme, colocando assim os dois filmes no mesmo universo. Além disso, Shyamalan afirmou que o vilão de laranja interpretado por Chance Kelly em Unbreakable seria inicialmente o personagem "The Horde". No entanto, os recursos de The Horde foram abandonados para tornar o personagem mais simples, por razões de equilíbrio. O personagem mais completo foi realizado em Split.

Vidro (Glass)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Glass

Shyamalan expressou esperança em uma terceira parte após Split, dizendo: "Espero que aconteça (um terceiro filme Unbreakable). A resposta é sim. Às vezes sou tão covarde. Não sei o que vai acontecer quando sair do meu quarto, uma semana após a abertura do filme, para escrever o roteiro. Mas vou começar a escrever. Eu tenho ​​um esboço muito robusto, que é bastante complicado. Mas agora os padrões para meus contornos são mais altos. preciso saber que já ganhei. Estou quase lá, mas não estou lá."  Em abril de 2017, Shyamalan anunciou o título oficial, a data de lançamento e os atores que retornaram para o terceiro filme. O filme, intitulado Glass , foi lançado em 18 de janeiro de 2019 e apresenta Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Anya Taylor-Joy e James McAvoy voltando aos seus respectivos papéis na série.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios Categorias Indicados Resultados
Saturn Award Melhor Filme de Ação/ Aventura/ Suspense Indicado
Black Reed Award Melhor Poster de Filme Indicado
Golden Trailer Award Melhor Filme de Terror/ Suspense Venceu
Blockbuster Entertainment Awards Melhor Ator de Suspense Bruce Willis Indicado
Samuel L. Jackson Indicado
Melhor Ator Coadjuvante de Suspense Spencer Treat Clark Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante de Suspense Robin Wright Indicado
Bram Stoker Award Melhor Roteiro M. Night Shyamalan Indicado
Nebula Award Melhor Roteiro Indicado
International Horror Guild Award Melhor Filme Indicado
Bogey Awards Bogey Award in Silver Venceu
Las Vegas Film Critics Society Awards Melhor Trilha Sonora James Newton Howard Indicado
Online Film & Television Association Melhor Cinematografia Eduardo Serra Indicado
Melhor Site Oficial de um Filme Indicado

Referências

  1. a b c «Unbreakable». Box Office Mojo. Consultado em 18 de dezembro de 2008 
  2. «Shyamalan dialoga com "Sexto Sentido" e HQs». Teledramaturgia. 19 de janeiro de 2001. Consultado em 18 de fevereiro de 2018 
  3. AdoroCinema, Corpo Fechado, consultado em 20 de agosto de 2022 
  4. «O Protegido». CineCartaz. Consultado em 20 de agosto de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]