Underwood Typewriter Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Modelo de uma Underwood Typewriter em 1918

Underwood Typewriter Company foi uma indústria norte-americana fabricante de máquina de escrever com sede na cidade de Nova York[1].

Foi a primeira empresa americana, deste setor, com sucessos de vendas entre seus modelos e a empresa que construiu a maior máquina de escrever do mundo. Esta máquinas foi construida na década de 1930 para uma campanha publicitária e ficou expostas, por anos, no Pier Garden, em Atlantic City, porém, ela foi derretida para fornecer metal para a fabricação de armas para a Segunda Guerra Mundial.

História[editar | editar código-fonte]

Folheto francês da Underwood Typewriter da década de 1920

Desde a década de 1870, a família Underwood produzia acessórios para máquinas de escrever, como fitas e papel carbono. Quando a empresa Remington Typewriter Company começou a fabricar fitas para máquinas de escrever, os Underwoods decidiram abrir uma concorrente da Remington.

Franz Xaver Wagner, um inventor alemão (residindo nos EUA) que já possuía a empresa Wagner Typewriter Co. com um projeto idealizado de uma máquina, porém, não tinha recursos financeiros para a produção em série, ofereceu o projeto para John Thomas Underwood, o mesmo interessou-se de imediato, comprando o projeto e a empresa de Wagner e assim, fundou em 1895, a empresa Underwood Typewriter Company.

Modelo n° 6 em anúncio de um jornal francês da década de 1930

Com o lançamento da Underwood n° 5, em 1900, a empresa conheceu o seu primeiro sucesso de vendas e este modelo tornou-se a "primeira máquina de escrever verdadeiramente moderna", de acordo com a cliente e especialistas. Com a n° 5, a Underwood Co. vendeu, até 1920, mais de dois milhões de unidades e até 1939, a empresa vendeu mais de 5 milhões de máquinas, somando todos os seus modelos.

Em dezembro de 1927 ocorreu a fusão entre a Underwood Co. e a Elliott-Fisher Company, criando a empresa Underwood Elliott-Fisher Company[2].

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Underwood Co. produziu a carabina M1, como esforço de guerra.

Em 1959, a Olivetti comprou uma participação majoritária na Underwood Co. e em 1963 ocorreu a fusão com a Ing. C. Olivetti & Co., incorporando os modelos da Underwood nas unidades de fabricação da Olivetti. O nome Underwood permaneceu em alguns modelos fabricados pela Olivetti, até o início da década de 1980[3].

Prémios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Underwood 1 Antique Typewriters
  2. Business & Finance: Underwood-Elliott-Fisher - Monday, Dec. 05, 1927 Time
  3. Olivetti Underwood John Wolff's Web Museum
  4. «Laureates» (pdf) (em inglês). The Franklin Institute. Consultado em 1 de julho de 2015. Cópia arquivada em 1 de julho de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.