União Europeia de Radiodifusão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
União Europeia de Radiodifusão
L'Union Européenne de Radio-Télévision
European Broadcasting Union
Logótipo da UER
EBU Member Elliptic.svg

  Países membros
Fundação 12 de fevereiro de 1950 (67 anos)
Tipo União de organizações de radiodifusão
Sede Genebra, Suíça
Membros 74 membros activos (56 países europeus e junto à Europa) e 36 membros associados pelo mundo.[1]
Línguas oficiais inglês, francês
Presidente Jean-Paul Philippot [2]
Sítio oficial http://www.ebu.ch/

A União Europeia de Radiodifusão (em inglês, European Broadcasting Union (EBU), em francês, L'Union Européenne de Radio-Télévision (UER)), e sem relação alguma com a União Europeia, foi fundada a 12 de Fevereiro de 1950 por 23 organizações de radiofusão da Europa e do Norte de África, numa conferência no centro turístico de Torquay em Devon, Inglaterra.

Em 1993, a Organização Internacional de Rádio e Televisão (1946), um órgão da Europa Central e de Leste equivalente UER, foi incorporada nesta.

A UER tem 74 membros activos em 54 países da Europa, África do Norte e Médio Oriente. A estes juntam-se 44 membros associados em 25 países do mundo. A maioria deles serviços públicos de rádio e televisão.

Um dos eventos mais conhecidos organizados pela UER é o Festival Eurovisão da Canção.

Na Eurorádio (onde se encontram os meios radiofónicos) a colaboração passa pela música, as notícias, o desporto, os programas juvenis e os de informação local e regional. A rede da Eurorádio retransmite todos os anos cerca de 2.500 concertos e óperas, e coordena a transmissão dos acontecimentos desportivos.

História[editar | editar código-fonte]

A UER foi fundada a 12 de fevereiro de 1950, numa reunião em Torquay, Devon (Reino Unido). Marcaram presença 23 organismos de radiodifusão provenientes da Europa Ocidental, Jugoslávia, Turquia e os estados africanos do Egito, Líbano e Tunísia. A nova parceria pertendia melhorar o serviço de rádio e televisão através da colaboração, assistência técnica, partilha de conteúdo e de defesa conjunta dos seus interesses. A sua antecessora foi a Organização de Radio e Televisão Internacional, que existiu na Europa Oriental entre 1946 e 1993, e em 1993 adquirida pela UER.

O seu trabalho é resumido da seguinte maneira:

As transmissões da UER começaram e terminaram com uma melodia, a introdução instrumental de "Te Deum" de Marc-Antoine Charpentier.[4]

Identidade visual[editar | editar código-fonte]

Descrição geral[editar | editar código-fonte]

A União Europeia de Radiodifusão (UER) é formada por organizadores de radiodifusão (rádio, televisão e multimédia), tanto os meios públicos como privados com obrigações de serviço público. Os seus membros ativos estão dentro da Área de Radiodifusão Europeia (que abrange a Europa, Mediterrâneo e Ásia Ocidental), ou são membros do Conselho Europeu.[5] enquanto que os membros associados estão fora dela. Para ser um membro ativo, é também necessário cumprir às condições e estar ciente do pagamento.

Funções[editar | editar código-fonte]

O objetivo da UER é de contribuir para a radiodifusão nas seguintes características:[6]

  1. Promover e desenvolver meios de serviço público e os seus valores: universalidade, independência, excelência, diversidade, responsabilidade social e inovação.
  2. Proteger e melhorar a liberdade de expressão e informação, a base das sociedades democráticas.
  3. Melhorar a informação plural e a livre formação de opiniões.
  4. Desenvolver as mais recentes tecnologias de comunicação e informação para que todas as pessoas tenham acesso aos meios de comunicação.
  5. Garantir a diversidade cultural para promover os valores da tolerância e da solidariedade.
  6. Proteger o património cultural da Europa e o desenvolvimento das suas criações audiovisuais.
  7. Fortalecer a identidade dos povos, a coesão social e integração de todos os indivíduos, grupos e comunidades.
  8. A conformidade com as informações de serviço público, educação, cultura e entretenimento através de uma variedade de programação e qualidade.

Para isso, os membros da UER podem aceder a serviços como o intercâmbio de conteúdos e programas (incluindo notícias, desporto, música, produção própria, transmissão e streaming), os direitos de transmissão, programação própria, equipamentos e serviços de produção e uma ampla rede de distribuição de conteúdo em rádio, televisão e internet.[7]

A cooperação técnica é uma das atividades mais importantes. Através do Departamento de Tecnologia e Inovação, a organização está envolvida em pesquisa e desenvolvimento de novos meios de comunicação, contribuindo para a promoção de novas técnicas de transmissão, tais como Radio Data System (RDS), televisão digital (DVB ) e de alta definição (HDTV e UHDTV). Há grupos de colaboração entre os membros para aconselhar e implementar padrões tecnológicos em cada país.

O centro de aprendizagem da UER também inclui programas de formação, seminários e conferências. Desde 2012 entrega o prémio Rose d'Or, criado em 1961 para reconhecer os melhores formatos do ano em rádio, televisão e multimédia.[8]

Por outro lado, ele oferece os seus serviços de representação associadas, lobby, apoio técnico, jurídico e legal. A organização defende os seus interesses nos foros internacionais e profissionais com uma só voz e posição conjunta.[6]

Rádio[editar | editar código-fonte]

A rede "Euroradio", que reúne todos os meios de transmissão, é responsável pela troca de música, notícias, transmissões desportivas, programas educacionais e de co-produções como EuroClassic Notturno. Anualmente oferece mais de 2.500 concertos de música clássica e óperas, e coordena a transmissão de mais de 2.000 eventos desportivos. A sua atividade não se limita a áudio também faz vídeos de concertos e óperas por "Euroradio 2Veja."

No total, mais de 70 empresas de rádio estão envolvidas para uma audiência potencial de mais de 500 milhões de ouvintes.[9]

No Euroradio está o "Eurosonic", um serviço destinado a jovens e é especializado em música contemporânea.[9] Através desta rede as gravações de sinal e de concertos, reuniões e eventos, como o Festival de Jazz de Montreux, Iceland Airwaves, o Festival Internacional de Benicàssim e Sónar é oferecido. Desde 1999, colabora no Festival Eurosonic, em Groningen (Holanda) e no European Border Breakers Awards para a promoção de artistas emergentes europeus.[10]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Logótipo de la rede «Eurovisão»
A abertura clássica que precedeu todas as transmissões da rede da Eurovisão até meados dos anos 90. Ao meio era mostrado o logotipo do membro que estava fazendo a transmissão e aqueles que estavam recebendo-a. O padrão em redor é baseado na bandeira da União Europeia.

A rede "Eurovision", que reúne todas as televisões, lida com a troca de notícias e programas, os sinais ao vivo, eventos desportivos e todos os tipos de conteúdo de televisão relacionada, o que a torna uma das maiores redes do mundo .[11] Todos os membros cooperaram na produção de espaços em diferentes géneros.

No caso da informação, a rede de intercâmbio de notícias e desportos fornece 50.000 peças e mais de 2.500 horas de sinal ao vivo todos os anos, com a especial atenção para União Europeia de Radiodifusão.

O "Eurovision Sports" é a delegação responsável por transmissões desportivas, e o maior fornecedor deste tipo em todo o mundo. Através do seu site e aplicações móveis, facilita a transmissão do sinal na União Europeia de vários eventos. De 1960 a 2012 deteve os direitos dos Jogos Olímpicos na Europa.[12]

Uma das facetas mais importantes é a transmissão de eventos em direto para os seus membros, que começou em 1953 com a coroação de Elizabeth II. O mais popular é o Festival Eurovisão da Canção (Eurovision Song Contest), uma competição musical organizada pela própria UER desde 1956. Eles também têm Concerto de Ano Novo de Viena (ORF) e o antigo programa Jogos sem Fronteiras. Em 2014, transmitiu o debate eleitoral entre os candidatos para presidir a Comissão Europeia.[13]

Organização[editar | editar código-fonte]

Direção Responsável Membro
Presidência Bélgica Jean-Paul Philippot RTBF
Vice-presidência Itália Anna Maria Tarantola RAI
Vogais Suécia Cilla Benkö SR
República Checa Petr Dvořák ČT
Rússia Petr Fedorov RTR
Marrocos Rachid Faïçal Laraïchi SNRT
França Remy Pflimlin FT
Reino Unido Peter Salmon BBC
Polónia Andrzej Siezieniewski PR
Alemanha Ulrich Wilhelm ARD
Áustria Alexander Wrabetz ORF

Membros[editar | editar código-fonte]

A UER tem três categorias de membros: ativo, associado e participantes autorizados. O primeiro pagamento anual (em francos suíços), cujo montante é definido pela Assembleia Geral como a sua taxa potencial. parceiros e participantes autorizados pagar uma assinatura.

Os membros ativos são os mais importantes da UER, visto que eles têm acesso a redes de Euroradio e Eurovisão. Eles fazem parte da Área de Radiodifusão Europeia, que inclui não só a Europa, mas também o Mediterrâneo (Norte de África) e Ásia Ocidental. A grande maioria são empresas de radiodifusão pública que aderiram antes da década de 1990. Com o surgimento de emissoras de rádio e de televisão privada, os regulamentos de entrada foram apertados; desde então que se fala de "serviço público de média."

Para ser um membro ativo, o estado onde a empresa está estabelecida deve ser um membro da União Internacional de Telecomunicações (UIT), e ter pleno reconhecimento da comunidade internacional e fazer parte da Área de Radiodifusão Europeia. Se estiver dentro dessa área, é necessário que o país esteja no Conselho Europeu.

Alargamento da UER desde 1950.

Além disso, eles são obrigados a cumprir as seguintes normas:[14]

  1. Fornecer programação variada e equilibrada destinada a todos os segmentos da população. As minorias têm espaços não importa o público.
  2. Suportar o custo de produção (ou de produção sob encomenda) com o seu dinheiro, e supervisionado sob a sua linha editorial, uma proporção substancial de programação.
  3. Certificar-se de que toda a população nacional disponha de cobertura disponível (pelo menos 97% do território) para receber um sinal de televisão e / ou rádio.
  4. Não devem ter relacionamentos ou acordos com competidores desportivos da UER em direitos de transmissão a nível europeu.
  5. Cumprir as suas obrigações nos termos do artigo 3.7 dos Estatutos da UER (contribuição ativa, a solidariedade, a defesa conjunta e documentação de envio).

A grande maioria dos membros são emissoras públicas. Outros, como o Channel 4 (Reino Unido) TV 2 (Noruega) são grupos comerciais com obrigações de serviço público.

Membros europeus[editar | editar código-fonte]

De acordo com dados de 2015 a UER tem 73 membros ativos em 56 países da Europa, Ásia Ocidental e do Mediterrâneo Ocidental.[15]

País Nome em português Nome de origem Sigla Ano de entrada
 Albânia Rádio e Televisão Pública Albanesa Radio Televizioni Shqiptar RTSH 1999
 Alemanha Consórcio de Instituições Públicas de Radiodifusão da República Federal da Alemanha Arbeitsgemeinschaft der öffentlich-rechtlichen Rundfunkanstalten der Bundesrepublik Deutschland ARD 1952
Segunda Televisão Alemã Zweites Deutsches Fernsehen ZDF 1963
 Andorra Rádio e Televisão de Andorra Ràdio i Televisió d'Andorra RTVA 2002
 Armênia Companhia de Rádio e Televisão Pública Armeniana Հայաստանի հանրային հեռուստաընկերություն ARMTV 2005
 Áustria Radiodifusor Austríaco Österreichischer Rundfunk ORF 1953
 Azerbaijão Companhia de Radiodifusão Pública de Rádio e Televisão İctimai Televiziya və Radio Yayımları Şirkəti İTV 2007
 Bélgica Rede de Rádio e Televisão Flamenga Vlaamse Radio- en Televisieomroep VRT 1950
Rádio e Televisão Belga da Comunidade Francesa Radio-Télévision Belge de la Communauté Française RTBF 1950
 Bielorrússia Companhia de Rádio e Televisão Bielorrussa Нацыянальная дзяржаўная тэлерадыёкампанія Рэспублікі Беларусь BTRC 1993
 Bósnia e Herzegovina Radiotelevisão da Bósnia e Herzegovina Radio-televizija Bosne i Hercegovine BHRT 1993
 Bulgária Rádio Nacional Búlgara Българско национално радио BNR 1993
Televisão Nacional Búlgara Българска национална телевизия BNT 1993
 Chipre Corporação Cipriota de Radiodifusão Ραδιοφωνικό Ίδρυμα Κύπρου \ Kıbrıs Yayın Kurumu CY/CBC 1968
 Croácia Radiotelevisão Croata Hrvatska radiotelevizija HRT 1993
 Dinamarca Rádio da Dinamarca Danmarks Radio DR 1950
TV2 TV2 AS DK/TV2 1996
 Eslováquia Rádio Eslovaca Slovenský rozhlas SK/SR 1993
Televisão Eslovaca Slovenská televízia SK/STV 1993
 Eslovênia Rádio Televisão Eslovena Radiotelevizija Slovenije RTVSLO 1993
Flag of Spain.svg Espanha Corporação de Radiotelevisão Espanhola Corporación Radiotelevisión Española RTVE 1955
Sociedade Espanhola de Radiodifusão Sociedad Española de Radiodifusión SER 1982
Cadeia de Rádios Populares de Espanha Cadena de Ondas Populares de España COPE 1998
 Estónia Radiodifusão Pública Estoniana Eesti Rahvusringhääling ERR 1993
 Finlândia - Corporação de Radiodifusão Finlandesa
- Radiodifusão Sueca da Finlândia
Yleisradio Oy / (Sueco) Rundradion AB YLE/FST5 1950
Canal Comercial 3 Mainotelevisio 3 MTV3 1957
 França Grupo de Radiodifusores Franceses da UER:
- Télévision Française 1
- France Télévisions
- Canal+
- Radio France
- Radio France Internationale
Groupement des Radiodiffuseurs Français de l’UER GRF 1950
Europe 1 Europe 1 E1 1978
 Geórgia Radiodifusão Pública Georgiana საქართველოს საზოგადოებრივი მაუწყებელი GPB 2005
 Grécia Corporação de Radiodifusão Helénica Ελληνική Ραδιοφωνία Τηλεόραση ERT 1950-2013
2015
 Hungria Rádio Húngara Magyar Rádió MR 1993
Televisão Húngara Magyar Televízió HU/MTV 1993
 Irlanda Rádio e Televisão Irlandesa Radio Telefís Éireann RTÉ 1950
Televisão Gaélico-Irlandesa Teilifís na Gaeilge 4 TG4 2007
 Islândia Serviço de Radiodifusão Nacional Ríkisútvarpið RÚV 1956
 Itália Radiotelevisão Italiana Radiotelevisione Italiana RAI 1950
 Letônia Televisão Letoniana Latvijas Televīzija LR 1993
Rádio Letoniana Latvijas Radio LTV 1993
 Lituânia Rádio e Televisão Nacional Lituaniana Lietuvos Radijas ir Televizija LRT 1993
 Luxemburgo Companhia Luxemburguesa de Teledifusão Compagnie Luxembourgeoise de Télédiffusion RTL 1950
Radio 100,7 Radio 100,7 ERSL 1996
 Macedônia Rádio e Televisão Macedônia Македонска радио телевизија MKRTV 1993
 Malta Serviço Público de Radiodifusão Public Broadcasting Services MT/PBS 1969
 Moldávia Telerádio Moldova Teleradio-Moldova TRM 1993
Mónaco Grupo de Radiodifusores Monegascos Groupement de Radiodiffuseurs Monégasques TMC 1950
 Montenegro Rádio Televisão de Montenegro Radio televizija Crne Gore/ Радио телевизија Црне Горе RTCG 2001
 Noruega Corporação de Radiodifusão Norueguesa Norsk Rikskringkasting NRK 1950
TV2 TV2 AS NO/TV2 1992
 Países Baixos Radiodifusão Pública Neerlandesa Nederlandse Publieke Omroep NPO 1950
 Polónia Televisão Polaca Telewizja Polska TVP 1993
Rádio Polaca Polskie Radio PR 1993
 Portugal Rádio e Televisão de Portugal Rádio e Televisão de Portugal RTP 1950
 Reino Unido - Corporação de Radiodifusão Britânica British Broadcasting Corporation BBC 1950
Radiodifusão Independente do Reino Unido:
- Independent Television
- Channel 4
- S4C
United Kingdom Independent Broadcasting / (em Galês) Darlledu Annibynnus Deyrnas Gyfunol UKIB 1959
 República Checa Rádio Checa Český rozhlas ČR 1993
Televisão Checa Česká televize ČT 1993
 Roménia Corporação Romena de Radiodifusão Societatea Română de Radiodifuziune ROR 1993
Televisão Romena Televiziunea Română TVR 1993
 Rússia Canal 1 Rússia Первый канал C1R 1993
Rádio Casa Ostankino Радиодом Останкино RDO 1993
Canal Televisivo Russo Телеканал Россия RTR 1993
 San Marino Radiotelevisão da República de São Marino Radiotelevisione della Repubblica di San Marino SMRTV 1995
 Sérvia Rádio Televisão da Sérvia Радио-телевизија Србије RTS 2001
 Suécia Grupo de Rádio e Televisão Sueco:
- Televisão Sueca
- Rádio Sueca
- Radiodifusão Educacional Sueca
Sveriges Television och Radio Grupp AB SVT 1950
TV4 TV4 AB TV4 2004
Suíça Corporação de Radiodifusão Suiça SRG SSR idée suisse SSR SRG 1950
 Turquia Corporação de Rádio e Televisão Turca Türkiye Radyo-Televizyon Kurumu TRT 1950
 Ucrânia Companhia Nacional de Televisão da Ucrânia Національна телекомпанія України NTU 1993
National Radio Company of Ukraine Національна радіокомпанія України NRU 1993
Vaticano Rádio Vaticana Radio Vaticana RV 1950

Membros não-europeus[editar | editar código-fonte]

País Nome em português Nome de origem Sigla Ano de entrada
 Argélia Companhia Nacional Televisiva المـؤسـسـة العمومية للتـلـفزيـون ENTV 1969
Companhia Nacional de Radiodifusão الإذاعة الجزائري ENRS 1969
Telebvisão da Argélia التلفزيون في الجزائر TDA 1969
 Egito União de Rádio e Televisão Egípcia التلفزيون المصري ERTU 1950-1958, 1984
 Israel Autoridade de Radiodifusão Israelita רָשׁוּת השׁידוּר IBA 1957
Jordânia Corporação de Rádio e Televisão Jordana الفضائية JRTV 1969
Líbano Televisão Libanesa تلفزيون لبنان TL 1950
 Líbia Companhia de Radiodifusão Libyan Jamahiriyah الجماهيرية اللّيبيّة LJBC 1974
 Marrocos Sociedade Nacional de Radiodifusão e de Televisão الشركة الوطنبة للإذاعة والتلفرة SNRT 1950-1961, 1968
 Tunísia Companhia de Radiodifusão-Televisão Tunisiana - ERTT 1950
Países que possuem membros associados.

Membros associados[editar | editar código-fonte]

Os membros associados são as agências audiovisuais de caráter nacional que operam fora Área Europeia de Radiodifusão. São exigidas as mesmas condições que os membros ativos. Se uma emissora quer fazer parte, estará sujeita à supervisão do Comité Executivo, que por sua vez, irá recomendar à Assembleia Geral se o seu rendimento é apropriado.

Recebem documentação da UER, podem participar na Assembleia Geral de verão, participar em reuniões técnicas e trabalhar com os membros ativos. No entanto, não têm livre acesso às redes da Eurovisão e Euroradio.[16]

De acordo com dados de 2015, a UER tem 35 membros associados em 21 países em todo o mundo.[17]

País Nome em português Sigla Ano de entrada
África do Sul Corporação de Radiodifusão Sul-Africana SABC
 Austrália Corporação de Radiodifusão Australiana ABC Australia
Serviço Especial de Radiodifusão da Austrália SBS
 Bangladesh Autoridade Nacional de Radiodifusão do Bangladesh
 Brasil TV Cultura/Rádio Cultura/Fundação Padre Anchieta FPA
 Canadá Corporação de Radiodifusão Canadiana (Societé Radio Canada) CBC/SRC
 Chile Canal 13 UC13
 Cuba Televisão Cubana ICRT
 Estados Unidos Companhia Nacional de Radiodifusão[18] NBC
Companhia Americana de Radiodifusão[18] ABC
Sistema Columbia de Radiodifusão[18] CBS
Rádio Pública Nacional[18] NPR
Media/Mídia Pública Americana[18] APM
WFMT 98.7 FM, Chicago, Illinois[18] WFMT
Gâmbia Serviço de Rádio e Televisão Gambiano GRTS
Gronelândia Corporação de Radiodifusão da Gronelândia KNR
 Hong Kong Rádio Televisão de Hong Kong RTHK
 Índia Rádio A11 AIR
 Irão Radiodifusão da Républica Islãmica do Irão IRIB
 Japão Corporação de Radiodifusão Japonesa NHK
 Malásia Radiotelevisão da Malásia RTM
Maurícia Corporação de Radiodifusão da Maurícia MBC
Mauritânia Televisão da Mauritânia MR/TVM
Flag of Nepal.svg Nepal Televisão Nepalesa NTVC
 Nova Zelândia Rádio Neozelandesa RNZ
Televisão Neozelandesa TVNZ
Omã Direção-Geral de Rádio e Televisão de Omã ODGRT
Paquistão Corporação Televisiva Paquistanesa PK/PTV
 Catar Canal Infantil Al Jazeera JCC
 Zimbabwe Corporação de Radiodifusão do Zimbabué ZBC

Participantes aprovados[editar | editar código-fonte]

Os participantes aprovados são aquele que possui corpo audiovisual e que por qualquer motivo não é elegível para ser membro ativo ou associado, mas cuja atividade pode ser útil à UER. Deve ser especificada qual área ou áreas onde são permitidas a sua participação, porque só podem trabalhar nessas áreas. A participação é por cinco anos, com possibilidade de renovação por igual período.[19]

Não podem aceder às redes (Eurovisão e Euroradio) ou participar nas reuniões da EBU.[20]

País Nome em português Sigla
África do Sul Sentech (Pty) Ltd SNTC
 Bélgica,  Canadá,  França e Suíça TV5 Europe FRI/TV5
Flag of Catalonia.svg Catalunha - Flag of Spain.svg Espanha Rádio Catalunha CAT
 Emirados Árabes Unidos MBC Limitada - Centro de Radiodifusão do Médio Oriente MEBC
 França e  Alemanha ARTE GEIE ARTE
 Hungria Antena Hungara RT AH
Televisão Duna Duna TV
 Macedônia JPMRD (Radiodifusão Macedoniana) JPMRD
 Palestina Corporação de Rádio e Televisão Palestiniana PRTV
Abertis Telecom S.A. -
 Rússia Rede de Radiodifusão de Rádio e Televisão Russa RTRN
União Europeia Euronews Euronews

Membros anteriores[editar | editar código-fonte]

País Nome em português Sigla Espécie de membro Período
Iugoslávia Rádio Televisão Jugoslava JRT Membro pleno 1950-1992
 Venezuela Rádio Caracas Televisão RCTV Membro associado não-europeu  ??-2007
 Grécia Nova Helénica Rádio, Internet e Televisão NERIT Membro europeu 2014-2015

Potenciais membros ativos[editar | editar código-fonte]

País Nome em português Sigla Notas
Cazaquistão El Arna - O canal El Arna, membro do Khabar, não é um membro, mas comprou os direitos de transmissão do Festival Eurovisão da Canção 2008, um evento da UER.
Kosovo Rádio Televisão do Kosovo RTK RTK demonstrou interesse em aderir à UER.
 Liechtenstein 1 Fürstentum Liechtenstein Television (Televisão do Liechtenstein) 1FLTV O Liechtenstein apenas presta serviços de radiodifusão televisiva desde 15 de agosto de 2008.
 Marrocos 2 Morocco Television (Televisão de Marrocos) 2M TV O segundo canal comercial de Marrocos solicitou a adesão à UER.
 Catar Rádio Qatar - Actualmente pedindo adesão e está à espera de entrar no Festival Eurovisão da Canção 2011.[21]
 Síria Organismo de Rádio e Televisão Árabe Siriana ORTAS Actualmente, apenas como membro associado (1950-58).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre União Europeia de Radiodifusão

Referências

  1. ebu.ch EBU Members
  2. «Oiko Times». 7 de julho de 2008. Consultado em 10 de julho de 2008 
  3. «About us» (em Inglés). Unión Europea de Radiodifusión. Consultado em 6 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «New logo: European Broadcasting Union» (em Inglés). Branding Source. 25 de junio de 2012. Consultado em 9 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  5. UER. «EBU-Members» (em Inglés) 
  6. a b «Statutes of the European Broadcasting Union» (PDF) (em Inglés). Unión Europea de Radiodifusión. Consultado em 6 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. «Media Services» (em Inglés). Unión Europea de Radiodifusión. Consultado em 6 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. «La UER toma las riendas del Festival Rose d'Or de televisión» (em Español). Panorama Audiovisual. 30 de julio de 2012. Consultado em 6 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  9. a b «About EBU: What is Eurosonic» (em Inglés). Unión Europea de Radiodifusión. Consultado em 9 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. «Winners of 2015 European Border Breakers Awards (EBBA) for pop, rock and dance music unveiled» (em Inglés). Comisión Europea. 14 de octubre de 2014. Consultado em 8 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  11. «New network delivers four times the capacity and saves Eurovision 20% a year» (em Inglés). colt.net. Consultado em 9 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  12. «IOC agrees European broadcast rights contract for 2014 and 2016 Olympic Games» (em Inglés). Comité Olímpico Internacional. 18 de febrero de 2009. Consultado em 8 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  13. «El debate entre los candidatos a presidir la Comisión Europea se verá en el 24 horas de TVE y TV3» (em Español). 20 Minutos. 5 de mayo de 2014. Consultado em 9 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  14. «Statutes of the European Broadcasting Union» (PDF) (em Inglés). Unión Europea de Radiodifusión. Consultado em 6 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  15. «Miembros activos de la Unión Europea de Radiodifusión» (PDF) (em Inglés). Unión Europea de Radiodifusión. Consultado em 7 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  16. Listado oficial de miembros asociados de la UER http://www.ebu.ch/en/ebu_members/associates/index.php
  17. «Miembros asociados de la Unión Europea de Radiodifusión» (PDF) (em Inglés). Unión Europea de Radiodifusión. Consultado em 7 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  18. a b c d e f European Broadcasting Union list of Associate Members
  19. Listado oficial de participantes autorizados de la UER http://www.ebu.ch/en/ebu_members/associates/index.php
  20. «Participantes autorizados de la Unión Europea de Radiodifusión» (PDF) (em Inglés). Unión Europea de Radiodifusión. Consultado em 9 de febrero de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  21. Repo, Juha (12 de maio de 2009). «Gulf nation wants to join Eurovision». ESCToday. Consultado em 12 de maio de 2009