União Lapa Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
União Lapa
Nome União Lapa Futebol Clube
Alcunhas Veterano
Fundação 1 de setembro de 1910
Extinção década de 1930
Estádio Campo da Rua Doze de Outubro (atual Mercado da Lapa)
Competição extinto
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular

O União Lapa Foot Ball Club foi um clube brasileiro de futebol da cidade de São Paulo, capital paulista, fundado em 1 de setembro de 1910 por trabalhadores e comerciantes do bairro. Sua sede, na rua Doze de Outubro, era palco de diversos eventos sociais e culturais do bairro. Suas cores eram azul e branco. Seu uniforme era composto de camisa azul celeste, calção branco e meiões pretos. Totalizou nove participações no Campeonato Paulista de Futebol. Após o time passar décadas desativado, atualmente está se organizando uma refundação.

História[editar | editar código-fonte]

A Lapa tinha o futebol entre os mais desenvolvidos de todos os bairros da capital paulista, mas faltava um representante no campeonato principal. Em 1916, o União Lapa, antiga equipe da região, disputou o certame pela LPF e estava em segundo lugar quando o campeonato foi paralisado. Apesar disto, a equipe continuou disputando por vários anos as divisões menores.

Participações em estaduais[editar | editar código-fonte]

Participou duas vezes (1916 e 1928) da Primeira Divisão (atual A1) do Campeonato Paulista de Futebol, em 1916 (vice-campeão LPF) e 1928, além de sete participações na segunda divisão, nos anos de 1917, 1919, 1920, 1926, 1927, 1929 e 1930>.

2017

A Volta do União Lapa Futebol Clube, que hoje conta com time misto, e o profissionalismo está longe dos planos.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Referências