União Esporte Clube (Pesqueira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de União Peixe Esporte Clube)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
União EC-PE
União Esporte Clube
Nome União Esporte Clube
Alcunhas Tricolor pesqueirense
Rubro-negro pesqueirense
Deca Campeão de Pesuqeira
Torcedor/Adepto Uniense
Rubro-negra pesqueirense
Principal rival Comercial
Pesqueira
Fundação outubro de 1944 (74 anos)[1]
1 de maio de 1946 (73 anos)
Estádio José Joaquim de Brito
Capacidade 1.800 lugares[2]
Localização Pesqueira, Brasil
Competição Licenciado
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O União Esporte Clube (anteriormente conhecido como União Peixe Esporte Clube e cujo acrônimo é UEC) é uma agremiação esportiva brasileira do município de Pesqueira, fundada em outubro de 1944[1] como União Mecânica Esporte Clube, tendo como data oficial de fundação em 1º de maio de 1944 e tendo Geraldo Braga, como primeiro presidente. No futebol de Pesqueira é um dos clubes mais vitoriosos da Liga Desportiva de Pesqueira, sendo que, se destaca o seu "Deca Campeonato", o Torneio Aproximação de 1949, primeiro título conquistado pelo clube que marca sua primeira goleada na histórica contra o clube Usina Serra Grande, pelo assombroso placar de 12 a 0.

O União também foi um dos primeiros clubes a participarem da primeira edição da Segunda divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol de 1977, quando o clube passou a ser conhecido como União Peixe Esporte Clube (União PEC), conquistando a terceira colocação geral e sua única participação no certame. Atualmente o clube está licenciado de competições oficiais organizadas pela Federação Pernambucana de Futebol, se dedicando apenas no futebol amador de Pesqueira.

História[editar | editar código-fonte]

A história do União Esporte Clube começa no mês de outubro de 1944,[3] quando teve origem na oficina Mecânica da Fábrica Peixe no município de Pesqueira no interior de Pernambuco, a equipe União Mecânica Esporte Clube. Foram idealizadores os Srs. Abdias Oliveira e José de Oliveira, os quais tiveram a ideia de fundar o clube nesta cidade, pois na época só tinham o Clube dos 50. Os dois pioneiros levaram a ideia ao chefe da oficina o sr. Pedro de Paula, o qual entusiasmou-se com a mesma e começou a angariar fundos para adquirir material necessário contando com valiosas colaborações dos Srs. Geraldo Braga, Luiz Veloso, Sebastião Lopes, Severino Brito e outros para fundação do Clube. Contudo, para efeito de registro oficial, União Mecânica Esporte Clube foi Fundado no dia 1º de maio de 1946, tendo Geraldo Braga, como primeiro presidente. A equipe passou a mandar os seus jogos no estádio Joaquim José de Brito que tinha capacidade para 3 mil pessoas na época.

A primeira partida de futebol foi disputada contra os Aspirantes do Cruzeiro da cidade de Pesqueira, verificando-se no final da partida uma sensacional vitória por 5 a 1. Em seguida disputou outro amistoso com a equipe titular do próprio Cruzeiro, que naquela época era uma das maiores força do futebol de Pesqueira, tendo repetido o mesmo placar (5 a 1), numa arrancada das mais promissoras. Em 1954, o clube passou a denominar-se de União Peixe Esporte Clube,[3][4] quando o então presidente do Sr. Luiz de Oliveira Neves, fez numa homenagem a indústria pesqueira de Pesqueira. O clube viria disputar a primeira edição da Segunda divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol de 1977. O União terminou o campeonato na terceira colocação geral com um aproveitamento de mais de 77% (por cento) com o segundo melhor ataque da competição, sendo a segunda equipe do Agreste Pernambucano com a melhor colocação no certame.

Símbolo[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 1951, o nome do União Mecânica foi mudado para União Esporte Clube, permanecendo até 1954, quando então sob a presidência do Sr. Luiz de Oliveira Neves, numa homenagem a indústria pesqueira passando a denominar-se de União Peixe Esporte Clube[3], que permaneceu até 1986, quando alterou novamente para União Esporte Clube, que perdura até os dias de hoje.

Evolução do escudo do União Esporte Clube
1951 - 1954 1954 - 1986 1986 - Atualmeste
Escudo União Esporte Clube de Pernambuco.png União Peixe EC.jpg Escudo União Esporte Clube Atual.png

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo

As cores oficiais do União são o preto, vermelho e amarelo, por isso é chamado de tricolor. Em alguns casos, o branco também é utilizado.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estes são as maiores conquistas do União Esporte Clube ao logo de sua história, destacando-se o seu deca campeonato.

MUNICIPAIS
Competição Títulos Temporadas
Bandeira-pesqueira-pernambuco.jpg Campeonato Pesqueirense de Futebol 10
Outras conquistas
  • Bandeira-pesqueira-pernambuco.jpg Torneio Comemorativo do Comercial EC (PE): 1965
  • Bandeira-pesqueira-pernambuco.jpg Torneio Início de Pesqueira (PE): 1969
  • Torneio Aproximação: 1949[5]

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

União Esporte Clube
Torneio Campeão Vice-campeão Terceiro colocado Quarto colocado
Pernambuco Campeonato Pernambucano - Série A2 0 (não possui) 0 (não possui) 1 (1977) 0 (não possui)
Bandeira-pesqueira-pernambuco.jpg Campeonato Pesqueirense de Futebol 10 vezes 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui)

Ídolos[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua história, vários jogadores já passaram pelo tricolor-pesqueirense. Jogadores como; Grande Othelo, Elder, Bosco, dentre outros, fizeram história na década de 80. Outros são do elenco da primeira edição da Série A2 de 1977.

Elenco do Campeonato Pernambucano de Futebol - Série A2 de 1977.
  • Papelão
  • Hélio
  • Joãozinho Recife
  • Telmo e Mirão
  • Mirobaldo
  • Rubem e Helder
  • Carlinhos e Ubiratan e dentre outros.

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

O União é o clube detentor de mais títulos da liga de Pesqueira. É uma das equipes que mais deram alegrias ao torcedor e ao futebol pesqueirense. [6] Dentre esses clubes, o União tem como maior rival o Comercial Esporte Clube, o segundo maior campeão da liga e o fato do clube não ter optado em se profissionalizar e disputar a segundona pernambucana. Ambas equipes continuam no amadorismo.

Referências

  1. a b como União Mecânica Esporte Clube.
  2. «CNEF - Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (Rev. 6)» (PDF). CBF. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 2 de junho de 2016 
  3. a b c «Assim nascia o União Peixe Esporte Clube – Pesqueira – PE». Publicado em Batom e Futebol. 4 de agosto de 2013. Consultado em 5 de julho de 2019 
  4. «União Peixe/PE (BRA)». Publicado por Futebol Nacional. 18 de janeiro de 2012. Consultado em 5 de julho de 2019 
  5. Primeira conquista de sua história.
  6. «Times de Pesqueira: CLUBES DE PESQUEIRA - EQUIPES QUE FIZERAM A ALEGRIA DO TORCEDOR!». Consultado em 5 de julho de 2019 

Ver também[editar | editar código-fonte]