União São João Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
União São João
União São João.png
Nome União São João Esporte Clube
Alcunhas União de Araras, Verdão, Ararinha
Torcedor/Adepto Uniense
Mascote Arara
Fundação 14 de janeiro de 1981 (36 anos) [1]
Estádio Hermínio Ometto [2]
Capacidade 16.096 Torcedores [3]
Presidente Brasil José Mário Pavan [4]
Competição Licenciado
São Paulo B 2014 13º Colocado
São Paulo A3 2013 20º Colocado (rebaixado)
São Paulo A2 2012
São Paulo CP 2012
19º Colocado (rebaixado)
Desistiu[5]
Website União São João Esporte Clube
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual
editar

União São João Esporte Clube (USJEC) mais conhecido como União São João de Araras , é um clube brasileiro de futebol fundado em 14 de janeiro de 1981, na cidade de Araras, no interior de São Paulo. Foi fundado com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João. Suas cores são verde e branco mas há relatos de jogos onde foi utilizado terno e gravata para manter a formalidade. Depois da queda pra Segunda Divisão do Campeonato Paulista em 2013, e uma terrível crise financeira, a equipe anunciou no início de 2015 que desativaria seu departamento de futebol temporariamente para sanar dívidas e reestruturar o clube.

História[editar | editar código-fonte]

Sucessor da Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João, foi fundado em 14 de janeiro de 1981, para preencher a lacuna que se instalou no futebol profissional da cidade, após a desativação desses departamentos nos tradicionais clubes como a AA Ararense, o Comercial FC, entre outros. Hermínio Ometto, dono da Usina São João, foi o realizador do sonho ararense de ter uma equipe que representasse bem a cidade.

Nesse mesmo ano, a equipe disputou seu primeiro torneio de forma oficial: o Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Série A3). No ano seguinte, o time foi convidado a participar da Segunda Divisão do Campeonato Paulista (atual Série A2). Em 1987, veio o primeiro título importante, o da Segunda Divisão (atual A2), levando o clube a participar da divisão de elite, fato inédito na cidade. Em 1994, tornou-se o primeiro clube-empresa do Brasil, com a criação da União São João S/A, controladora do União São João Esporte Clube.[6]

Hermínio Ometto, o fundador do União São João.

Primeiro Clube-empresa do Brasil[editar | editar código-fonte]

Administrado pelo Empresário da Construção Civil, José Mário Pavan, o União de Araras entrou para a história do futebol brasileiro como a primeira agremiação esportiva a se transformar em Clube Empresa em 1994, ainda sob o regimento da Lei Zico.

Diferente dos grandes clubes brasileiros ainda administrados por “Dirigentes Amadores” o União de Araras é administrado por Executivos especializados em cada uma de suas áreas, sendo estes cobrados em seu aproveitamento como em qualquer empresa.

Campeão Brasileiro por Duas Vezes[editar | editar código-fonte]

Poucos Clubes do Futebol Brasileiro ostentam uma história de sucesso semelhante a do União de Araras. O grande investimento na revelação de novos jogadores e o trabalho desenvolvido com seriedade no futebol profissional mostram que o caminho escolhido pela administração do clube é dos melhores.

Dentro desta estrutura, o União de Araras alcançou a Série A1 do Futebol do Estado de São Paulo, ao conquistar o Campeonato Paulista da Série A2 em 1987. No cenário Nacional o União de Araras conquistou o Campeonato Brasileiro da Série C em 1988 e o Campeonato Brasileiro da Série B em 1996. O União disputou por quatro vezes a Principal Divisão do Futebol Brasileiro, nos anos de 1993, 1994, 1995 e 1997.[7] Anos na Série A

1993 - 12° de 32 Participantes

1994 - 21° de 24 Participantes

1995 - 24° de 24 Participantes

1997 - 26° de 26 Participantes


Na competição estadual, o União São João conseguiu manter-se na elite até 2005, quando foi rebaixado para a Série A2, divisão que permaneceu até 2012.

Série C - 1988[editar | editar código-fonte]

Dirigido pelo saudoso Zé Duarte, o União conquistou o primeiro título nacional. Foram 18 jogos, com 10 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, 23 gols marcados e 13 sofridos, saldo positivo de 10.

Tabela de classificação
Time PG J V E D GP GC SG
1 São Paulo União São João 33 18 10 2 6 23 13 +10

Série B - 1996[editar | editar código-fonte]

Sob o comando de Lula Pereira e do auxiliar Luiz Carlos Cruz, o verdão venceu a segunda maior competição do país, a primeira da era Pavan. Foram 18 jogos, 9 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, 28 gols marcados e 21 sofridos, com saldo positivo de 7.

Tabela de classificação
Time PG J V E D GP GC SG
1 São Paulo União São João 31 18 9 4 5 28 21 +7

O Fim das Atividades[editar | editar código-fonte]

O União São João de Araras fechou as portas no dia 3 de fevereiro de 2015, anunciando que em meio a uma grave crise financeira nos últimos anos, com dívidas estimadas em R$15 milhões, e pediu afastamento da Segunda Divisão do Campeonato Paulista para tentar arrumar uma forma de saldar as dívidas e “colocar a casa em ordem”. "- É um momento de muita tristeza para todos nós. Mas não tem como o clube ficar acumulando mais dívidas. Já em 2014 foi difícil, tivemos que recorrer a alguns parceiros, com alguns jogadores emprestados, e no final não conseguimos o acesso. Na verdade, desde que caímos da A1 em 2005 não conseguimos mais subir e só acumulamos dívidas. Chega um momento que você tem que parar e pensar, porque você vai continuar devendo e é melhor parar para depois tentar começar de novo" - explicou o vice-presidente Antonio Carlos Beloto. O União São João sequer noticiou as explicações de seus dirigentes. O clube apenas divulgou uma extensa nota oficial através de sua página no Facebook. A última partida da Ararinha foi no dia 20 de Setembro de 2014 pela Segunda Divisão do Campeonato Paulista, contra o Pirassununguense, na qual o União perdeu por 3 x 2. A última vitória do União foi justamente contra o Pirassununguense, também pela Segunda Divisão do Campeonato Paulista no dia 30 de Agosto de 2014, na qual o time venceu por 1 x 0. [8] Em agosto do mesmo ano, foi revelado que Roberto Carlos havia fechado uma parceria com o União São João, visando ressuscitar o departamento de futebol da sua primeira equipe.[9]

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Cronologia do União São João Esporte Clube
  • 1953 - A Usina São João sempre foi uma das maiores e mais importantes do estado. E assim como outras usinas, a São João resolveu fundar o seu time de futebol, surgindo assim, a Sociedade Esportiva Recreativa Usina São João. O verde e o branco foram escolhidos por serem as cores que melhor representam a atividade da empresa: o vede da cana, e o branco do açúcar.

  • 1981 - Sucessor do Usina, o União São João EC foi fundado para preencher uma lacuna que se instalava no futebol da cidade. Depois do Comercial e da Ararense encerrarem suas atividades, Araras perdeu destaque no futebol. Hermínio Ometto, dono da Usina São João, não foi só o mentor, mas também um sonhador, que tornou possível criar uma equipe de primeiro nível na cidade. Disputa a Terceira Divisão Paulista (Atual A3).
  • 1982 - É convidado para jogar a A2.
  • 1986 - Morre Hermínio Ometto.
  • 1987 - Vence o São José e vence a A2 daquele ano.
  • 1988 - Inaugura seu estádio o Hermínião. Conquista a Série C do Campeonato Brasileiro.
  • 1989 - Faz sua primeira excursão ao exterior, jogando 4 partidas no Japão (2 vitórias e 2 empates).

  • 1991 - Conquista a Copa Benedito Teixeira.
  • 1992 - Vai a elite do Brasileirão. Constrói seu Centro de Treinamentos nas adjacências do estádio. Pela primeira vez, o União tem um jogador convocado para Seleção Brasileira: o lateral-esquerdo Roberto Carlos, para a disputa do pré-olímpico. No ano seguinte, o jogador é vendido ao Palmeiras e, mais tarde torna-se o maior lateral-esquerdo do mundo, conquistando títulos pelo Real Madrid e Seleção Brasileira.
  • 1993 - Passa a se chamar União São João Esporte Clube.
  • 1994 - Com a possibilidade de fechamento após o falecimento de Gilberto Ometto, os presidentes José Mario Pavan e Iko Martins adquirem o clube junto á Usina e transformam o União São João no primeiro clube-empresa do Brasil. Remodela seu distintivo, incorporando a ave que dá nome á cidade.
  • 1995 - É rebaixado para a Segundona do Brasileiro. Pega o Fenerbahçe em Araras, sai na frente mas toma 4 e é goleado. No dia 30 de novembro, morre em acidente o ídolo Osias.
  • 1996 - É campeão da Série B. É campeão Paulista Sub-20.

  • 2002 - Num Campeonato Paulista disputado somente por equipes do interior, o União fica com o vice-campeonato, ficando atrás somente da equipe do Ituano.
  • 2003 - Cai para a Terceirona do Brasileiro
  • 2004 - Morre Ararinha, torcedor símbolo do clube aos 69 anos.
  • 2005 - Cai para a Segundona Paulista. Disputa pela última vez a Série C do Campeonato Brasileiro.
  • 2006 - Fica bem perto de retornar a A1.
  • 2007 - Também fica bem perto da promoção.
  • 2008 - Avança a segunda fase mas, de novo é desclassificado.
  • 2009 - Faz boa campanha na primeira fase mas, de novo não sobe.
  • 2010 - Vai a segunda fase mas não sobe.

  • 2011 - Não se classifica para a segunda fase.
  • 2012 - É rebaixado para a Terceira Paulista. Desiste de disputar a Copa Paulista por falta de dinheiro.
  • 2013 - É rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista(equivalente à quarta divisão).
  • 2014 - É eliminado na primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, com 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas.

Patrimônio[editar | editar código-fonte]

Estádios[editar | editar código-fonte]

Engenho Grande[editar | editar código-fonte]

O estádio já ganhou 2 títulos com o União todos em 1 ano e meio que o estádio foi fechado. Inaugurado em 1959, o estádio Engenho Grande serviu de palco para a Usina São João, time que deu origem anos depois ao União São João de Araras. A praça de esportes, por sinal, ficava no interior da própria usina, de propriedade da família Ometto. Na primeira vez que a bola rolou por lá, o time da casa foi goleado pelo Palmeiras por 6 a 0 em amistoso. Na última vez que recebeu uma partida oficial, em 1988, o União empatou com o Esportivo de Passos em 2 a 2 pelo Campeonato Brasileiro da Série C e garantiu o acesso para a Série B. Desde então, o time manda seus jogos no estádio Hermínião. A equipe tem boas lembranças do Engenho Grande pois, foi campeão 2 vezes aqui. O estádio atualmente está desativado.

Herminião[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Hermínião

Inaugurado em 1988, o Herminião foi inaugurado com o empate por 1 x 1 contra o Botafogo-SP o primeiro gol foi do ponta-esquerda Celso Luiz do União. Tem 130.000m² e capacidade para 16 mil pessoas. O estádio vem ficando velho e, por isso o União São João decidiu fazer outro estádio. Daqui alguns anos, o projeto da Araras Arena começará e dará descanso ao velho Herminião.

Centro de Treinamentos[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurado em 1991, anexo ao Herminião. Atualmente, tem 3 campos em uma área de 41.000 m².

Fábrica de Talentos[editar | editar código-fonte]

A principal missão do Departamento de Futebol do União de Araras é descobrir novos talentos. Diariamente, garotos de todo o Brasil são avaliados, em testes que resultam na aquisição de jovens jogadores.

Além disso o clube possui uma rede de observadores espalhados pelo Brasil e que tem a função de indicar jovens promessas.[10]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Mascotes[editar | editar código-fonte]

  • De 1981 a 1995, o Dragão foi o mascote oficial do União São João EC.
  • De 1995 aos dias de hoje, a Arara, símbolo da cidade de Araras, é o mascote oficial.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Não amistosos e os anos de 1993, 1994 e 1995.

Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Marcados Gols Sofridos Saldo
1111 373 347 410 1418 1395 +23

Não se tem fontes e informações sobre os gols marcados e outras estatísticas do União, o que se sabe é que o atacante, Israel Pedro da Silva, o Israel, é o maior artilheiro do clube. Ele atuou no Verdão entre 1992 a 1995.

Participações[editar | editar código-fonte]

Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última A Aumento R Baixa
São Paulo Campeonato Paulista 18 Vice-campeão (2002) 1988 2005 1
Série A2 13 Campeão (1987) 1982 2012 1 1
Série A3 2 Campeão (1956, 2000) 1981 2013 1 1
Segunda Divisão 1 13º colocado (2014) 2014 2014
Brasil Campeonato Brasileiro 4 12º colocado (1993) 1993 1997 1
Série B 9 Campeão (1996) 1989 2003 1 1
Série C 3 Campeão (1988) 1988 2005 1

Dados Históricos[editar | editar código-fonte]

Venceu o São Paulo por 4x3 de virada em 2000

No Exterior[editar | editar código-fonte]

Japão Em 1989, o União fez sua primeira excursão ao exterior, jogando 4 partidas no Japão (2 vitórias e 2 empates).

Patrocinadores[editar | editar código-fonte]

Ano

Patrocinador

?-1993

Mobil

1994-1995

Bliss

1996-1998

Eprotel

1998

Rivera

1999

YPF

2000

Rivera

2001

Vaporetto

2003

Diathekê

2006-

Rivera

2009-2012

Lupo[12]

?-2012

Duraface

?-2012

Nestlé

2012

Armarinhos Fernando

2012

ALTEC

2012

Bioleve

2011-

Nescau

2013-

Malli


Patrocínio Master
Período Fornecedor
2006 - atualmente Brasil Rivera
2003 Brasil Diathekê
2001 Brasil Vaporetto
2000 Brasil Rivera
1999 Brasil YPF
1998 Brasil Rivera
1996 - 1998 Brasil Eprotel
1994 - 1995 Brasil Bliss
1990 - 1993 Inglaterra Mobil
1989 Brasil Sopro Divino
1986 - 1988 Inglaterra Mobil

Fornecedores[editar | editar código-fonte]

Ano

Fornecedores

?-

Itália Lotto [13]

?-?

França Le Coq Sportif

?-?

Alemanha Uhlsport

?-2012

Brasil Geração Sport

2013-

Brasil Aktion

Técnicos[editar | editar código-fonte]

     Técnicos interinos.
  • Em negrito, os técnicos já falecidos.
Nome Período
BrasilFlag of None.svg Walter Daltro 1981-1982
BrasilFlag of None.svg Nogueira 1982-1983
BrasilSão Paulo Adailton Ladeira 1983-1985
BrasilFlag of None.svg Nogueira 1985
BrasilSão Paulo Dalmo Gaspar 1985
BrasilSão Paulo Adaílton Ladeira 1986
BrasilFlag of None.svg João Magoga 1986-1988
BrasilRio de Janeiro Urubatão Calvo Nunes 1988
BrasilSão Paulo Zé Duarte 1988-1989
BrasilSão Paulo Adaílton Ladeira 1988-1990
BrasilMinas Gerais Palhinha 1991
BrasilSão Paulo José Luiz Carbone 1991-1993
BrasilSão Paulo Jair Picerni 1992-1994
BrasilSão Paulo Geninho 1994
BrasilSão Paulo Marinho Peres 1995
BrasilSão Paulo Jair Picerni 1995
BrasilSão Paulo Serginho Chulapa 1995
BrasilPernambuco Lula Pereira 1995
BrasilMinas Gerais Play Freitas 1995-1996
BrasilSão Paulo Marinho Peres 1996
BrasilPernambuco Lula Pereira 1996-1997
BrasilSão Paulo Privatti 1997
BrasilSão Paulo Márcio Rossini 1997
BrasilSão Paulo Jair Picerni 1998
BrasilSão Paulo Privatti 1998
BrasilFlag of None.svg Moisés Andrade 1998
BrasilRio Grande do Sul Cassiá 1998
BrasilFlag of None.svg Pardal 1999
BrasilRio de Janeiro Ernesto Paulo 1999
BrasilSão Paulo Zé Rubens 1999
BrasilRio de Janeiro Heron Ferreira 2000
BrasilSão Paulo Paulo Comelli 2000
BrasilSão Paulo Márcio Rossini 2001
BrasilRio de Janeiro Heron Ferreira 2001
BrasilSão Paulo Cláudio Garcia 2001
BrasilSão Paulo Celinho 2001
BrasilMinas Gerais Play Freitas 2001-2002
BrasilSão Paulo Ferreirão 2002
BrasilRio de Janeiro Paulo Roberto Santos 2003
BrasilAlagoas Arnaldo Lira 2003
Brasil Roberto Cavalo 2003
BrasilMinas Gerais Play Freitas 2004
BrasilSão Paulo Zé Rubens 2004
Brasil Arnaldo Lira 2004-2005
Brasil Ferreirão 2005
Brasil Celso Teixeira 2004-2005
Brasil Gilmar da Costa 2006
Brasil Toninho Cobra 2006
BrasilMinas Gerais Play Freitas 2006
Brasil Edson Vieira 2006-2007
Brasil Silvio Garlizoni 2007
Brasil Márcio Ribeiro 2007
Brasil Wanderley Paiva 2007
Brasil Toninho Cobra 2007
Brasil Sílvio Garlizoni 2007
Brasil Varlei de Carvalho 2007
Brasil Ferreirão 2007-2008
Brasil Márcio Ribeiro 2008
Brasil João Martins 2008
Brasil Edson Vieira 2008
BrasilMinas Gerais Play Freitas 2008
Brasil Jorge Saran 2009
BrasilMinas Gerais Play Freitas 2009
Brasil Edson Vieira 2009
Brasil Cláudio Girotti 2009
Brasil Ferreirão 2010
Brasil Flavinho 2010
Brasil Silvio Garlizoni 2010
Brasil Flavinho 2010
Brasil José Carlos Grandini 2010
Brasil Ferreirão 2011
Brasil José Carlos Grandini 2011
Brasil Márcio Ribeiro 2012
Brasil Jair Picerni 2012
BrasilSão Paulo Paulinho McLaren 2012
Brasil Marquinhos Costa 2012
Brasil Marquinhos Costa 2012-2013
Brasil Marcelo Dias 2013
BrasilSão Paulo Celinho 2014
BrasilSão Paulo Rafael Guanaes 2014
BrasilSão Paulo Paulinho McLaren 2014

Outras Personalidades[editar | editar código-fonte]

Capitães[editar | editar código-fonte]

Jogador Anos
??? 1981
Sílvio Garlizoni 1982
??? 1983-1985
Marinho 1986
Cavalcanti 1987
??? 1988
Fonseca 1989-1991
Alexandre 1992
Vinícius 1993
??? 1994-1995
Lica 1996
Paulo César 1997
Adinam 1998
??? 1999
Ariomar 2000
??? 2001-2005
Romildo 2006
??? 2007
Marcos Basílio 2008
Carlos Carioca 2009
Não identificado 2010
??? 2011
Renatinho 2012
Carlos Carioca 2013

Artilharia[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 1 de Junho de 2013

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
B Series Brazilian Championship Trophy.png Série B 1 1996
Trofeu Camp Brasileiro serie C.jpg Série C 1 1988
Estaduais
Competição Títulos Temporadas
São Paulo A2 1 1987
São Paulo Paulista do Interior 1 1997 (¹)
São Paulo Campeonato Paulista de Futebol - Sub-20 2 1996 e 2001
Outros
Competição Títulos Temporadas
Copa Benedito Teixeira 1 1991

¹ - O União foi campeão do interior considerando a melhor posição no Campeonato Paulista de um time do interior.

Treinadores que conquistaram títulos[editar | editar código-fonte]

Treinador Ano Campeonato
Zé Duarte 1988 Brasil Série C
João Magoga 1987 São Paulo A2
??? 1991 Copa Benedito Teixeira
Lula Pereira 1996 Brasil Série B
Lula Pereira 1997 São Paulo Paulista do Interior

Principais Confrontos[editar | editar código-fonte]

Confrontos Internacionais[editar | editar código-fonte]

Japão Japão
Confronto Data Ocasião
Nissan 0 x 0 União São João 3/8/1989 Amistoso (Japão)
Universidad de Keyo 0 x 3 União São João 5/8/1989 Amistoso (Japão)
PJM Hamamatsu 1 x 1 União São João 9/8/1989 Amistoso (Japão)
Universidad de Keyo 0 x 7 União São João 11/8/1989 Amistoso (Japão)
Tokyo Gas 1 x 5 União São João 12/8/1989 Amistoso (Japão)
México México
Confronto Data Ocasião
União São João 0 x 0 Universidad 18 de agosto de 1990 Amistoso (Brasil)
Turquia Turquia
Confronto Data Ocasião
União São João 1 x 4 Fenerbahçe [14] 18 de julho de 1995 Amistoso (Brasil)
Peru Peru
Confronto Data Ocasião
União São João 1 x 1 Sporting Cristal 28/1/2003 Amistoso (Brasil)
Portugal Portugal
Confronto Data Ocasião
União São João 1 x 2 Estoril Praia 2010 Amistoso (Brasil)

Marketing[editar | editar código-fonte]

Rádio Web União[editar | editar código-fonte]

Lançado oficialmente no dia 27 de janeiro de 2013, a Rádio web União transmitirá todos os jogos do verdão, além de ter Galeria de Fotos, Classificação e Tabela da A3.

Equipe[editar | editar código-fonte]

Profissional Função
Digão Bianchi Narrador
Rafael Zaniboni Comentarista
Fernando Beloto Comentarista

DCAM

Todos os jogos do Verdão de Araras foram sempre gravados em vídeo e todo acervo está disponível no DCAM (Departamento de Comunicação, Assessoria E Marketing) do clube, que até 2006 apenas gravava os jogos para fins restritos como arquivo e apresentação de atletas.

Mas a partir do ano de 2006 - coordenado por Wilson Danilo de Lima, que foi quem deu abertura para que novas mídias fossem introduzidas no cotidiano do clube - a relação com a imprensa e a torcida passou a ser mais próxima e rápida, o que aumentou ainda mais a exposição do clube de Araras na mídia.

Retrospecto[editar | editar código-fonte]

Para visualizar um resumo das temporadas, clique em anexo.

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Paulista - A1[editar | editar código-fonte]

São Paulo Campeonato Paulista de Futebol
Ano 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005
Pos. 20º 10º 16° 17º 10º 11º 11º 13º 13° 10° 18° 18° 18° Substituído

Temporada 2014[editar | editar código-fonte]

Anexo:Temporada 2014 do União São João Esporte Clube


|}

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Próximos Jogos[editar | editar código-fonte]

Rodada Estádio Adversário Data Horário Cidade

Jogadores e Treinadores Notáveis[editar | editar código-fonte]

Jogadores[editar | editar código-fonte]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Legenda:Gefferson Goulart

  • Prata da Casa: Prata da Casa
  • Star Prata.gif: Grande Ídolo
  • Gol marcado: Maior Artilheiro
  • Seleção Brasileira: Já defendeu a Amarelinha
  • Itálico: Jogador Falecido


Goleiros
Jogador
São Paulo Adinam Star Prata.gif (1994-1998)
São Paulo Gilmar (1990)
São Paulo Velloso Star Prata.gif Seleção Brasileira (1992)
Espírito Santo (estado) Ricardo Pinto (1994)
São Paulo Privatti Star Prata.gif Prata da Casa (1981-1989 e 1993)
Defensores
Jogador Pos.
São Paulo Beto Médice (1988-1993) Z
São Paulo Andrei (2001) Z
São Paulo Lica (1996-1997) Z
Rio Grande do Sul Henrique (1991) Z
Minas Gerais Maciel (1993-1997) Z
São Paulo Cláudio (1993-1994) Z
São Paulo Fonseca (1989-1992) Z
São Paulo Tiago Bernardi Prata da Casa Star Prata.gif (1998-1999, 2001, 2005 e 2011) Z
São Paulo Edinho (1988-1989 e 1992-1994) LD
São Paulo Chiquinho (1993-1997) LD
São Paulo Roberto Carlos Prata da Casa Star Prata.gif Seleção Brasileira (1990-1992) LE
Rio de Janeiro Léo Star Prata.gif Seleção Brasileira (1997-2000) LE
São Paulo Mateos Pontes (1998-1999) LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
São Paulo Pintado Star Prata.gif (2002) V
Pernambuco Flávio (2000) V
Bahia Lino (1990-1991) V
São Paulo Rogério Prata da Casa Star Prata.gif (1996-1997) V
São Paulo Vágner Star Prata.gif Seleção Brasileira (1993-1995) V
São Paulo Esquerdinha Star Prata.gif (1992-1994) M
São Paulo Aílton Lira Star Prata.gif (1983) M
São Paulo Alexandre Star Prata.gif (1992-1994) M
São Paulo Glauco Star Prata.gif (1988-1992 e 1995) M
Bahia Juninho (2000) M
Paraná Piá Star Prata.gif (2006-2009 e 2013) M
Rio de Janeiro Aílton (2001) M
Minas Gerais Edu Lima (1998) M
São Paulo Juca (1996-1998) M
Pará João Santos (2001) M
Atacantes
Jogador
Bahia Borges Seleção Brasileira (2005)
São Paulo Luan Prata da Casa (2007-2008)
São Paulo João Paulo Star Prata.gif (1998-2004)
Minas Gerais Israel Star Prata.gif Gol marcado (1992-1995)
Mato Grosso Osias Star Prata.gif (1992-1995)
São Paulo Osmar (2001-2004, 2010, 2011 e 2013)
São Paulo Reinaldo (1996-1997)
São Paulo Silvio Garzolini (1982-1986)
São Paulo Tato (1993)
Bahia Washington (1990-1991)
São Paulo Paulinho Kobayashi (2005)
Paraná Amarildo (1994)
??? Cássio (1987-1992)
São Paulo Daniel (1982)
Santa Catarina Éder Star Prata.gif Seleção Brasileira (1991-1993 e 1995)
Rio de Janeiro Mauro (1988-1989)
São Paulo Waldir Lins (1985-1989)

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Clássicos[editar | editar código-fonte]

Torcida[editar | editar código-fonte]

Torcida Organizada União Alvi-Verde
Fundação 8 de março de 2008 (9 anos)
Alcunhas Torcida da Família
Cores Verde e Branco
Sede Araras
Patrono Reggis Moscon
Página oficial

No jogo União São João x São Bento, dia 8 de março de 2008, a torcida foi pela primeira vez no estádio apoiar o União. O presidente do clube, José Mário Pavan gostou da ideia e ainda deixou sua opinião. "Geralmente,as torcidas nascem na mesa de bar, e podemos ver as consequências no noticiário policial. Essa nova Torcida vem resgatar a ideia original da Torcida Organizada: um grupo de pessoas movidas pela paixão ao time com objetivo principal de dar apoio nos Jogos", diz.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

Você pode adiquirir a camisa e fazer parte desta torcida. A camiseta somente pode ser adquirida no Estádio Herminio Ometto - Araras-SP, nos jogos do União. Valor: R$ 15,00 reais, tamanhos M, G, GG e EXT-G.

Jogadores Estrangeiros[editar | editar código-fonte]

Período País Jogador Apelido
2012 Libéria Dweh Alisson Dweh

Brasil Jogadores do União que defenderam a Seleção Brasileira[editar | editar código-fonte]

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

Ranking criado pela CBF para pontuar clubes do país.[15]

  • Posição: 62°
  • Pontos: 267 pts.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]