União Suzano Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
USAC[1]
UniãoSuzanoAC.png
Nome União Suzano Atlético Clube
Alcunhas Javali das Palmeiras
Mascote Javali
Fundação 25 de janeiro de 1969 (48 anos)
Estádio Francisco Marques Figueira
Capacidade 3.445 lugares
Presidente Brasil Jorge Firmo de Jesus
Treinador Brasil José Carlos dos Santos (Xará)
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Segunda Divisão
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O União Suzano Atlético Clube, conhecido como USAC[1], é um clube brasileiro de futebol do município de Suzano, fundado em 25 de janeiro de 1969.

Em 2016, a equipe participou da 1ª Taça Paulista, organizada pela Liga de Futebol Paulista, retornando às suas atividades profissionais.

História[editar | editar código-fonte]

No dia 25 de janeiro de 1969, nascia em Suzano, no bairro das Palmeiras, mais precisamente num campo de barro situado na estrada Keida Harada, no Tijuco Preto, o Clube Atlético Paulista. atividades iniciadas por trabalhadores rurais, que aos finais de semana praticavam o futebol por diversão, fato que logo despertou o interesse de um empresário bem-sucedido que acabara de instalar-se em Suzano, com uma empresa de fabricação de placas de acrílico.

O interesse e a paixão pelo futebol, possibilitou a melhor estruturação da equipe, começando por dar-lhe o nome de Paulista, que era também o nome de sua empresa. Passado pouco tempo, a equipe se filiou à Liga Municipal de Futebol de Suzano, onde logo despontou como um time competitivo, ganhando seu primeiro título em 1974, cinco anos após sua fundação, e logo o mais importante da cidade, o de campeão regional, fato que se repetiu também em 1979, 1980 e 1981. Já em 1975 ganhou a primeira edição da Taça da Cidade, repetindo o feito em 1976, 1979, 1980 e 1981.

Demonstrando total predomínio sobre as equipes locais no final dos anos 70 e inicio dos anos 80, o já renomado Paulista, passou a competir fora do município contra equipes amadoras de muito renome e prestigio no estado de São Paulo. Foi então que iniciou a histórica participação dos torneios amadores ‘Desafio ao Galo’ e ‘De Paula Esporte’ onde o glorioso time suzanense sagrou-se campeão invicto, vencendo todas as partidas que disputou.

A empolgação da diretoria e o reconhecimento do público esportivo local levou os dirigentes a profissionalizar o Paulista no ano de 1983. Utilizando uma área cedida para uso e fruto por prazo indeterminado pela prefeitura municipal, construiu um estádio modesto, mas de muito orgulho para o clube. Nele o clube travou vários confrontos com equipes que hoje integram ou integraram a primeira divisão de profissionais de nosso estado, demonstrando fibra e determinação, competindo a altura sem decepcionar o público suzanense. Já na primeira participação como profissional chegou a fase final do campeonato paulista da terceira divisão.

Os feitos memoráveis, as vitórias inquestionáveis e a admiração dos torcedores cresciam. Com isso a administração municipal em 1989 resolveu aliar-se ao clube, prometendo ajuda para conquistas ainda maiores. Para tarnto foi proposta a mudança do nome do clube para União Suzano Atlético Clube.

No primeiro ano de parceria com a prefeitura, o União Suzano passou a formar equipes em vários esportes, como o vôlei e o basquete. No futebol, manteve-se como antes: uma equipe respeitada e competitiva. Tanto que em 1990, revelou o jogador Carlinhos, que mais tarde defendeu o Corinthians e o Grêmio de Porto Alegre, que também contou com o lateral Xará, outra revelção suzanense e em 1992 conquistou a taça dos invictos pela antiga terceira divisão de profissionais do campeonato paulista de futebol.

Em 1994, após o total rompimento com a prefeitura, o União Suzano ficou totalmente desestruturado, porém não desistiu de manter o objetivo de investir nas categorias infantil e juvenil da cidade de Suzano, como forma de montar futuras equipes competitivas e revelar novos talentos. Para tal, utilizava campos de equipes amadoras da cidade.

Em 1996, o União Suzano mantinha sozinho - como no inicio amador do clube - os custo do time de futebol, porém, frente à nova sistemática do futebol profissional que requer muito investimento, não logrou êxito em formar equipes fortes para a disputa de campeonatos, ficando assim bem enfraquecida diante de grandes potências futebolísticas emergentes, sem poder contar em nenhuma hipótese com o apoio da prefeitura, o clube caiu para a última divisão de profissionais, porém com muita determinação e sempre contando com o apoio da sua torcida segue representando a cidade de Suzano em diversos campeonatos e torneios em diversas categorias.

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.