Uniasselvi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Centro Universitário Leonardo da Vinci
UNIASSELVI
Lema Não basta saber, é preciso saber fazer
Fundação 22 de fevereiro de 1999
Tipo de instituição Privada
Mantenedora Vinci e Carlyle
Localização , Santa Catarina
Reitor(a) Hermínio Kloch
Total de estudantes 135000
Cores da escola Amarelo e Preto
Página oficial http://www.uniasselvi.com.br

A UNIASSELVI oferta mais de 60 cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. A instituição, nas unidades de ensino presencial, possui infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios bem equipados, além do corpo docente formado por professores com experiência de mercado. No EAD, a UNIASSELVI valoriza seu quadro de tutores, composto por especialistas, mestres e doutores, além dos encontros presenciais que acontecem uma vez por semana no polo. Tudo com a missão de ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história.

Dados da instituição[editar | editar código-fonte]

A Uniasselvi, é a maior rede de ensino superior de Santa Catarina, contando com 135 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância. No momento, a UNIASSELVI está presente em todas as regiões do país, com mais de 220 polos EAD e seis unidades próprias de ensino presencial.

História[editar | editar código-fonte]

Com o objetivo de atender seus acadêmicos de forma rápida e eficiente, a Associação Educacional Leonardo Da Vinci (ASSELVI) foi fundada em 1999, na cidade de Indaial. Um sonho projetado e concretizado pelo professor José Tafner, fundador da instituição, a ASSELVI foi construída sobre princípios norteadores sólidos, inspirados em Leonardo Da Vinci. Em poucos meses, o número de matrículas cresceu acima das expectativas e, em 2000, a ASSELVI tornou-se Faculdades Integradas do Vale do Itajaí (FACIVI).

Na busca pelo título de instituição universitária, a FACIVI registrou um fato inédito no ensino superior brasileiro, no dia 2 de setembro de 2004, com a publicação da Portaria 2686, do Ministério da Educação (MEC): com apenas quatro anos e meio de atividades, a instituição ganhou título universitário e tornou-se o Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI).

Também em 2004, a UNIASSELVI protocolou junto ao MEC pedido para oferecer cursos de graduação na modalidade a distância. O pedido foi atendido através da Portaria Ministerial 4.017, do dia 22 de novembro de 2005, curiosamente na data em que é comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância.

Seguindo uma tendência nacional de consolidação do Ensino Superior privado, a UNIASSELVI uniu-se com a Faculdade Metropolitana de Blumenau (FAMEBLU) e com a Faculdade Metropolitana de Rio do Sul (FAMESUL), o que contribuiu para o aperfeiçoamento das experiências administrativas e pedagógicas entre as instituições. Em 2008, a Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG), a Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim (ASSEVIM) e o Instituto Catarinense de Pós-graduação (ICPG) também integraram a empreitada, formando o maior grupo de ensino superior privado de Santa Catarina.

Milhares de acadêmicos em todas as regiões do Brasil se formaram em cursos de graduação presenciais e a distância da UNIASSELVI ao longo dos últimos anos. Com isso, a instituição tornou-se referência nacional em educação superior, com dezenas de polos de apoio presencial e unidades de ensino com infraestrutura moderna.

Em 2015, a UNIASSELVI recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) pelos seus 10 anos de atuação no mercado da Educação a Distância. Em 2016, a instituição teve autorização do Ministério da Educação para a abertura de 26 novos polos de apoio presencial, somando 74 polos em 15 estados do país. Em 2017, a UNIASSELVI aumentou sua presença no Brasil com a abertura de mais de 150 polos, somando 230 polos EAD. As unidades de ensino presencial estão localizadas em Santa Catarina, nas cidades de Indaial, Blumenau, Brusque, Guaramirim, Rio do Sul, Timbó e no Mato Grosso em Cuiabá e Rondonópolis.

Estrutura física[editar | editar código-fonte]

  • Teatro da Vinci

O Teatro Da Vinci (Bloco G de Indaial), inaugurado em 18 de julho de 2002, tem capacidade para 700 pessoas sentadas. Com ambiente climatizado, é utilizado para eventos acadêmicos, culturais e da comunidade do Médio Vale do Itajaí. O Teatro Da Vinci é o local onde ocorrem a maioria das formaturas do Grupo UNIASSELVI.

  • Auditório Galileu Galilei

O Auditório Galileu Galilei (Bloco F de Indaial) foi inaugurado no início do ano de 2009. Tem capacidade para 309 pessoas. É utilizado para eventos acadêmicos, como palestras, debates e fóruns. Da mesma forma que o Teatro Da Vinci, atende às necessidades da comunidade regional.

  • Teatro Michelangelo

Mais moderna instalação de Blumenau, o teatro Michelangelo contra com aproximadamente 1800 metros quadrados de área, com estrutura para acomodar em poltronas individuais mais de 1100 pessoas.

  • Hall azul

Localizado no Campus I de Blumenau, o Hall Azul é utilizado para eventos mais estilizados, como exposições de trabalhos, mostras científicas e serve também como museu.

  • Bibliotecas Dante

A finalidade das bibliotecas universitárias Dante Alighieri é oferecer suporte informacional aos programas de ensino da Instituição.

As bibliotecas Dante Alighieri vêm confirmar o compromisso da UNIASSELVI em tornar-se uma Instituição de ensino de excelência, sempre em busca do conhecimento, proporcionando o avanço das ciências e consequente progresso da sociedade na qual está inserida desde sua criação.

Cursos - EAD[editar | editar código-fonte]

Administração
Administração Pública
Educação Física - Bacharelado
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Engenharia de Produção
Serviço Social
Teologia
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Gestão em Agronegócio
Gestão da Qualidade
Marketing
Comércio Exterior
Processos Gerenciais
Gestão e Empreendedorismo
Gestão Ambiental
Gestão Comercial
Gestão Financeira
Gestão da Produção Industrial
Gestão Pública
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão de Turismo
Gestão Hospitalar
Logística
Negócios Imobiliários
Gestão de Recursos Humanos
Segurança no Trabalho
Estética e Imagem Pessoal
Artes Visuais
Educação Física - Licenciatura (EFE)
Ciências Biológicas
Educação Especial - Aprofundamento de estudos para pedagogia
Formação Pedagógica para Graduados
Formação Pedagógica para Graduados - Ciências Biológicas
Formação Pedagógica para Graduados - Geografia
Formação Pedagógica para Graduados - História
Formação Pedagógica para Graduados - Informática
Formação Pedagógica para Graduados - Matemática
Formação Pedagógica para Graduados - Sociologia
Formação Pedagógica para Graduados - Artes Visuais
Filosofia
Física
Formação Pedagógica - Segunda Licenciatura
Formação Pedagógica para Segunda Licenciatura - Ciências Biológicas
Formação Pedagógica para Segunda Licenciatura - Geografia
Formação Pedagógica para Segunda Licenciatura - História
Formação Pedagógica para Segunda Licenciatura - Informática
Formação Pedagógica para Segunda Licenciatura - Matemática
Formação Pedagógica para Segunda Licenciatura - Sociologia
Formação Pedagógica para Segunda Licenciatura - Artes Visuais
Geografia
História
Letras - Libras
Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura
Educação Especial
Educação Física
Letras - Espanhol
Informática
Letras - Inglês
Matemática
Pedagogia
Química
Sociologia
Secretariado
Ciência Política
Gastronomia
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Civil
Formação Pedagógica para Segunda Licenciatura - Pedagogia
Formação Pedagógica para Graduados - Pedagogia
Bacharelado em Educação Física para Licenciado em Educação Física
Biblioteconomia

Cursos - Presencial[editar | editar código-fonte]

Administração
Administração (Formação Geral)
Administração Comércio Exterior
Administração Finanças
Administração Marketing
Administração Recursos Humanos
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciências Contábeis
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Curso Superior de Tec. em Análise e Des. de Sistemas
Design-Moda
Direito
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia da Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Estética e Cosmética
Fisioterapia
Fisioterapia
Fisioterapia
Gastronomia
Logística
Nutrição
Psicologia
Radiologia
Sistemas de Informação

Pós-graduação a distância[editar | editar código-fonte]

Existem dois tipos de cursos de pós-graduação no sistema de ensino brasileiro: stricto sensu e lato sensu. O stricto sensu é a linha dos cursos de mestrado e doutorado, indicada para quem pretende seguir carreira acadêmica, ou seja, trabalhar em atividades próprias de instituições de ensino, como é o caso da docência ou da pesquisa (também realizada em determinadas empresas). Os cursos tipo lato sensu se distinguem em outros dois tipos, conforme a reforma realizada pela Resolução 001/2007: especialização e MBA (Master in Business Administration). Foi dos Estados Unidos que se importou a terminologia MBA, internacionalmente utilizada para designar cursos de pós-graduação na área de negócios. Mas de uma forma geral, esses dois tipos de cursos lato sensu (especialização e MBA) são constituídos de cursos regulares em seguimento à graduação e que visam desenvolver e aprofundar a formação adquirida nos cursos de graduação. Dentro desse contexto, os cursos tipo lato sensu têm duração mínima de 360 horas/aula sendo que o aluno, ao final do curso e mediante a apresentação de monografia ou trabalho de conclusão de curso, recebe um certificado. Esses cursos possuem um formato semelhante ao dos cursos tradicionais, com aulas, seminários e conferências, ao lado de trabalhos de pesquisa sobre os temas concernentes ao curso e avaliações. O certificado, próprio desse tipo de curso, possui validade nacional e é emitido pela Pós-graduação UNIASSELVI por intermédio de suas parcerias com instituições de ensino superior. Por isso a validade dos certificados obedece a todas as exigências legais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) conforme Resolução 001/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação), publicada no D.O.U. em 8 de junho de 2007. Os certificados de especialização da Pós-graduação UNIASSELVI são emitidos por meio de convênios firmados com Instituições devidamente credenciadas pelo MEC para atuarem no Ensino Superior.

Referência[editar | editar código-fonte]

  1. Kroton vende unidades da Unic e Anhanguera em Mato Grosso por R$ 50 milhões - http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?id=25476

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • [portal.uniasselvi.com.br Site da instituição]