Unidade de conta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Em economia, unidade de conta é uma das funções do dinheiro, que é utilizada como valor de algo, medido em uma moeda específica. Isso permite que coisas diferentes sejam comparadas entre si; por exemplo, bens, serviços, ativos, passivos, trabalho, renda, despesas. A unidade de conta empresta significado a lucros, perdas, passivos ou ativos.

Uma unidade de conta na contabilidade financeira refere-se às palavras usadas para descrever os ativos e passivos específicos que são relatados nas demonstrações financeiras em vez das unidades usadas para mensurá-los. Unidade de conta e unidade de medida às vezes são tratadas como sinônimos em contabilidade financeira e economia.

Nas transações com bitcoin[editar | editar código-fonte]

No contexto Bitcoin, a unidade de conta é garantida porque cada conta é representada por uma chave de criptografia assimétrica.[1]

Isto porque é somente possível fazer transações de Bitcoin com a assinatura criptografada da chave privada. Portanto, aquele que possuí-la, também possuí os bitcoins associados à ela.[2]

Toda chave privada tem seu par chave pública que é usado pela rede para verificar se uma assinatura apresentada realmente foi gerada por uma determinada chave privada. Somente o dono da chave privada a possuí[3], porém toda rede conhece uma conta através da chave pública. Este trabalho de verificar se uma transação foi assinada pela chave privada de uma determinada chave pública é parte da mineração de Bitcoin.

Através de uma chave pública é possível rastrear seu histórico de transações[4]. Portanto, o anonimato do Bitcoin está garantido somente em termos de que não é preciso fornecer nenhuma informação para entrar na rede: basta criar uma nova conta, ou seja, gerar um par chave de pública/privada, e iniciar as transações.

Uma chave privada de Bitcoin possui 256 Bits[5], podendo ser representada de diversas maneiras.

Por exemplo, o formato de 64 hexadecimal: E9873D79C6D87DC0FB6A5778633389F4453213303DA61F20BD67FC233AA33262
Outro exemplo é o formato mini[6]: SzavMBLoXU6kDrqtUVmffv

Caso uma chave privada seja perdida, é impossível recuperá-la, de modo que todo Bitcoin associado a ela se tornará inacessível para toda a comunidade e para todo o sempre. Portanto, o armazenamento desta chave é um ponto crítico para uma conta Bitcoin. Nela se concentra grande parte da segurança do Bitcoin, havendo diversas estratégias de armazenamento e utilização como, por exemplo, carteiras quentes[7].

Uma chave pública, também chamada de Endereço, é um identificador que possui de 26 a 35 caracteres alfanuméricos. Ele possuí regras de criação específicas para evitar ambiguidades e também para possibilitar um processo de validação de endereço, evitando erros de tipografia. Existem três formatos básicos de endereços[8]:

  1. P2PKH que começa pelo número 1, exemplo: 1BvBMSEYstWetqTFn5Au4m4GFg7xJaNVN2
  2. P2SH que começa pelo número 3, exemplo: 3J98t1WpEZ73CNmQviecrnyiWrnqRhWNLy
  3. Bech32 que começa por bc1, exemplo: bc1qar0srrr7xfkvy5l643lydnw9re59gtzzwf5md

A probabilidade de um endereço escrito incorretamente ser aceito é de, aproximadamente, 1 em 4.29 bilhões.

Referências

  1. «Como o Bitcoin funciona? - Bitcoin». bitcoin.org. Consultado em 3 de julho de 2019 
  2. «O que é uma Chave Privada? | Ajuda da SpectroCoin». SpectroCoin. Consultado em 3 de julho de 2019 
  3. «Para que servem as chaves públicas e privadas no bitcoin?». Guia do Bitcoin. 21 de abril de 2018. Consultado em 3 de julho de 2019 
  4. Bryanov, Kirill (16 de julho de 2018). «Os perigos da sensação de anonimato: trilha de Bitcoin dos Hackers Russos». Cointelegraph. Consultado em 3 de julho de 2019 
  5. «Private key - Bitcoin Wiki». en.bitcoin.it. Consultado em 3 de julho de 2019 
  6. «Mini private key format - Bitcoin Wiki». en.bitcoin.it. Consultado em 3 de julho de 2019 
  7. «Hot wallet - Bitcoin Wiki». en.bitcoin.it. Consultado em 3 de julho de 2019 
  8. «Address - Bitcoin Wiki». en.bitcoin.it. Consultado em 3 de julho de 2019