Unidade de massa atômica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Unidades de massa atômica)
Representação do átomo de carbono-12. A parte destacada (em verde) representa 1/12 do átomo de carbono-12, ou seja, 1 u.

A unidade de massa atômica (português brasileiro) ou atómica (português europeu), ou dalton é uma unidade de medida de massa utilizada para expressar a massa de partículas atômicas (massas atômicas de elementos ou compostos). Ela é definida como 1/12 da massa de um átomo de carbono-12 em seu estado fundamental.[1] O 12C foi escolhido em 1962 como referência e é usado atualmente em todos os países do mundo.

Seu símbolo é u ou Da (apesar de obsoleto, o símbolo uma também pode ser encontrado), e a seguinte equivalência é válida (CODATA, 2018):[2]

Não é uma unidade do Sistema Internacional de Unidades, mas é aceita por este.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IUPAC. IUPAC Goldbook - Definição de unidade de massa atômica. Disponível em: <http://goldbook.iupac.org/U06554.html>. Acesso em: 03 jul. 2007.
  2. «Atomic mass unit - kilogram relationship» (em inglês). National Institute of Standards and Technology. Consultado em 16 de junho de 2023  Parâmetro desconhecido |search_for= ignorado (ajuda)