United Launch Alliance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A United Launch Alliance (ULA) é um empreendimento conjunto da Lockheed Martin Space Systems e Boeing Defense, Space & Security. A ULA foi formada em dezembro de 2006 ao combinar as equipes dessas duas empresas e provêm serviços de lançamento de espaçonaves ao governos dos Estados Unidos. Os clientes de lançamentos do governo dos E.U.A. incluem o Departamento de Defesa e a NASA, assim como outras organizações. Com a ULA, Lockheed e Boeing mantiveram o monopólio dos lançamentos militares por mais de uma década, até que as Forças Aéreas dos E.U.A. concederam um contrato para o lançamento de satélites GPS à SpaceX em 2016.

A ULA provêm serviços de lançamento utilizando três sistemas de lançamento descartáveisDelta II, Delta IV e Atlas V. Os veículos de lançamento Atlas e Delta tem oferecido apoio à programas espaciais por mais de 50 anos, carregando uma variedade de cargas, incluindo satélites meteorológicos, de telecomunicações, e de segurança nacional, bem como missões de exploração espacial e interplanetária em apoio à pesquisas científicas. A ULA também provêm serviços de lançamento para satélites não governamentais.

Começando em Outubro de 2014, a ULA anunciou que eles pretendiam passar por uma reestruturação substancial da empresa, dos seus produtos e processos, nos proximos anos afim de diminuir os custos de lançamento. ULA está planejando construir um novo foguete que será um sucessor ao Atlas V, utilizando um novo motor no primeiro estágio. Em Abril de 2015, eles revelaram o novo veículo chamado Vulcan, com o primeiro voo planejado para após 2019.

História[editar | editar código-fonte]

Boeing e Lockheed anunciaram sua intenção de formar a United Launch Alliance em 2 de Maio de 2005. A ULA combinou a produção dos serviços de lançamentos espaciais do governo das duas empresas em uma única planta central em Decatur, Alabama, e uniu todos os engenheiros em outra planta central em Littleton, Colorado. O Delta IV da Boeing e o Atlas V da Lockheed Martin foram ambos desenvolvidos para o programa Evolved Expendable Launch Vehicle do governo dos Estados Unidos, idealizado para prover acesso garantido ao espaço por um preço competitivo.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.