Universíada de Verão de 2013

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
XXVII Universíada de Verão
Cazã 2013
Logotipo oficial.
Logotipo oficial.
Dados
Slogan U are the World
(Nós somos o mundo)
Entidade responsável FISU
País anfitrião  Rússia
Eventos 351 em 27 modalidades
Cerimônia de abertura 6 de julho
Cerimônia de encerramento 17 de julho
Abertura oficial Presidente Vladimir Putin
Juramento do atleta Aliya Mustafina
Juramento do árbitro Yevgeny Sadovyi
Tocha Ekaterina Gamova, Irek Zaripov, Nail Yakupov e Tagir Khaibulaev
Estádio principal Kazan Arena
Site oficial kazan2013.com
◄◄ República Popular da China Shenzhen 2011 {{{evento}}} Gwangju 2015 Coreia do Sul ►►

A XXVII Universíada de Verão foi realizada de 6 a 17 de julho de 2013 em Cazã, república do Tartaristão, Rússia. A cidade está localizada a 800 km a leste de Moscou, é um hub de transportes muito intenso e tem a maior população universitária da Rússia.[1]

Escolha da sede[editar | editar código-fonte]

As cidades de Cazã (Rússia), Vigo (Espanha) e Gwangju (Coreia do Sul) eram as candidatas ao evento. Em 31 de maio de 2008, a FISU anunciou que Cazã seria a sede da Universíada de Verão de 2013.[2] Cazã é uma das cidades mais velhas da Rússia e tem um legado multinacional e cultural vasto. A cidade tem mais de 1,2 milhão de habitantes e a sexta maior do país, sendo assim dos principais centros de pesquisa e universitários do país. As escolas locais formam por volta de 10 mil estudantes no secundário, enquanto por volta de 210 mil estudantes em 30 universidades e em 23 faculdades e escolas de ensino superior.[1] É uma das principais cidades do país por sua localização estratégica e está localizada na confluência dos rios Volga e Kazanka na parte europeia da Rússia.

Hoje, a cidade é um grande centro cultural, científico e econômico. Em 2005, completou seu milésimo aniversário. Devido a seu passado único, faz parte da lista de locais considerados Patrimônio Mundial da Humanidade.

Entendendo a região[editar | editar código-fonte]

Cazã é uma das maiores e mais velhas cidades Leste Europeu, tendo uma história de mais de mil anos. A cidade está localizada na margem do Rio Volga e tem uma localização privilegiada por estar exatamente no centro geográfico da região do Volga, entre o centro do país e os Montes Urais. Tem também uma posição geopolítica importante e está intocada durante vários séculos com um atrativo único, já que é considerada a fronteira das culturas e civilizações europeia e asiática na Rússia e até hoje exerce essa função. É uma cidade moderna e de arquitetura interessante, já que foi desenvolvida durante séculos e esteve sob influência de várias culturas. Na preparação para a Universiada, a Copa do Mundo FIFA de 2018 e para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2015, Cazã investiu em sua infraestrutura com novas estradas e conexões viárias, novas pontes, expansão da rede metroviária e um aeroporto totalmente reformado que irá aumentar a sua capacidade e ficará mais confortável.

Esportes em Cazã[editar | editar código-fonte]

Cazã é um dos maiores centros educacionais da Rússia. A cidade é oficialmente também referida como "Terceira Capital" e a "Capital Esportiva" do país. Seis das maiores universidades da Região do Volga e mais de 20 instituições de ensino superior estão na cidade. Aproximadamente 210 mil estudantes estão morando na cidade, mais de dois mil deles vieram de fora do Tartaristão e de outros lugares do mundo. A cidade também sedia o time de futebol Rubin Kazan, o time de hóquei no gelo Ak Bars Kazan, o Basketball "UNICS" e os times de voleibol do Zenit-Kazan e Dynamo-Kazan.

Organização[editar | editar código-fonte]

Preparação[editar | editar código-fonte]

Serão 64 locais de competição, sendo que 36 serão construídos especificamente para o evento e estão concentrados em quatro clusters dentro da área urbana de Cazã. Esses serão a avenida Pobeda e o Orenburgsky Trakt, onde a Vila Universitária está localizada, além do Palácio de Esportes Aquáticos onde o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2015 será realizado, a Acadêmia de Tênis, o Palácio de Ginástica. Muitos locais de competição estão no centro da cidade, muitos no distrito de Novo-Savinovsky. O quarto cluster será o de Zarechye onde estão os locais de treinamento. Essas zonas estão conectadas por autoestradas reformadas e dois novos anéis viários incluindo o Grande Anel de Cazã. Também uma nova ponte construída sob o Rio Kazanka, que liga o Centro de Juventude a Rua Baturin. Entretanto, o recém construído metrô será a principal ligação entre a vila dos atletas e os locais de competição. Foram construídos 27 novos locais de competição especialmente para o evento e estes ficaram prontos até o final de 2012. Os locais, em sua maioria, estão localizados em escolas e universidades, além das escolas de esportes olímpicos. Posteriormente, a vila será integrada a Universidade Federal de Cazã.[1]

Locais de competição[editar | editar código-fonte]

Centro de Remo

Os principais locais de competição serão:

  • Estádio Central de Cazã (26 920 lugares) – atletismo[3]
  • Tatneft Arena (10 000 lugares) – sambô e judô[4]
  • Basket-Hall Arena (8 219 lugares) – basquetebol[5]
  • Centro de voleibol de São Petersburgo (5 166 lugares) – voleibol[6]
  • Palácio de Esportes Aquáticos (3 500 lugares) – esportes aquáticos[7]
  • Academia de Tênis (7 200 lugares) – tênis e badminton[8]
  • Centro de Ginástica (3 200 lugares) – ginástica rítmica e artística[9]
  • Centro de Remo (1 065 lugares) – canoagem, remo e maratona aquática[10]

Vila Universitária[editar | editar código-fonte]

Vila Universitária

A Vila Universitária é um bairro residencial que foi construído no campus da Universidade Federal de Cazã e servirá de casa para os atletas durante a Universíada de Verão. Aproximadamente 400 eventos esportivos e culturais foram realizados no campus desde sua abertura em 2010. Logo após a sua abertura, uma maratona de aeróbica ao ar livre foi realizada, que reuniu mais de mil pessoas que moravam no local. Como parte do evento também foi realizada a Limpeza de Primavera,com uma série de ações de limpeza sanitária e paisagismo realizadas no campus em 2012. Quase todos os alunos que residem na Vila Universitária fizeram sua contribuição para os "eventos verdes" e plantaram 200 árvores e arbustos. O campus já recebeu eventos de futebol, vôlei e de xadrez que podem ser legitimamente chamado de "internacional" - por causa do número e das nacionalidade dos atletas que competiram nos eventos.

Voluntários[editar | editar código-fonte]

Mais de 20.000 voluntários de toda a Rússia e de mais de 40 países estão separados por 22 áreas funcionais,. 2,000 moradores locais também estão sendo treinados para facilitar a locomoção dos visitantes.O sistema de voluntariado será divido durante os jogos em mais de 40 áreas relacionadas a execução dos serviços durante os Jogos.

Universíada Cultural[editar | editar código-fonte]

Panorama da Universíada Cultural

Pela primeira vez na história da Universíada uma cidade sede, implementou o projeto de uma Universíada Cultural. Ela representa toda uma gama de festivais em várias artes cênicas: teatro, cinema, música,balé e artes. A Universíada Cultural é composta por programas anuais de longo prazo, bem como shows de talentos de jovens que foram feitos para escolher os potenciais participantes das Cerimônias da Universíada,juntamente com festivais nacionais e municipais tradicionais. A Universiade Cultural também se concentra em criar uma atmosfera de celebração para os cidadãos e atletas em Cazã, envolvendo o maior número possível nos preparativos e entrega da Universíada de Verão 2013.

Igualmente importante é apresentar a cultura tradicional do Tataristão e da Rússia para os seus hóspedes, incluindo o vasto e diversificado patrimônio cultural do país. Obras de arte seculares da Rússia e obras culturais, serão apresentadas aos participantes e visitantes da Universíada de Kazan, indo permitir a todos a abraçar uma atmosfera de cordialidade e hospitalidade, e contribuir para a cooperação cultural internacional. Uma parte que merece uma considerável atenção é dedicada a eventos que reúnem jovens artistas de todas as regiões russas e estrangeiros também. O papel da Universíada Cultural é enorme, uma vez que ajuda a revelar um grande número de jovens talentos que podem ser capazes de tomar o seu lugar digno entre as mentes criativas de ambos Tartaristão e Rússia.

Revezamento da tocha[editar | editar código-fonte]

A tocha foi acessa na Universidade de Sorbonne em Paris,no dia 12 de julho de 2012.A escolha foi simbólica,já que os esportes universitários nasceram ali em 1923. A chama foi guardada em uma lanterna especial e foi levada ao porto de Brest,aonde três dias depois iniciou sua viagem no barco Sedov que navegou ao redor do mundo comemorando o 1150º aniversário do Estado russo e a história das grandes descobertas geográficas russas.A tocha visitou as cidades portuárias de Casablanca,Recife,Montevidéu,o Ushuaia,Valparaíso,Callao,Papete,Apia e Manila,o barco ancoraria em Vladivostok no dia 24 de março e o revezamento em solo russo teria inicio.No entanto, devido às condições meteorológicas adversas ao longo da viagem, o navio teve que alterar sua rota em 30 graus e ancorou em Busan,na Coréia do Sul. De lá, um membro da tripulação do Sedov teve que fazer um vôo por meio da Aeroflot,para Vladivostok para se certificar de que a etapa russa do Revezamento da Tocha da Universiade iria ser iniciada em 25 de janeiro, Dia dos Estudantes na Rússia.. Cadetes da Marinha da Universidade Federal de Murmansk foram designados Guardiões da Tocha Universitária e representantes oficiais da Universíada,além da visita nestas cidades da tocha eventos culturais e uma exposição sobre a Universíada foram realizadas.A tocha irá visitar as 30 maiores cidades universitárias da Rússia,entre elas a capital Moscou e grandes centros como São Petersburgo,Novosibirsk,Volgogrado,Rostov-on-Don, Perm,Ecaterimburgo e Ufa.Além de 44 cidades e vilas do Tartaristão. Uma adição especial ao revezamento é Sóchi,sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. O revezamento chegará ao fim na noite do dia 6 de julho,quando a pira Universitária será acessa durante a Cerimônia de Abertura na Kazan Arena.

Fatos sobre o revezamento:

  • 5 continentes
  • 9 cidades fora da Rússia e 42 no país
  • 2.013 portadores da tocha
  • Visitou cidades que totalizam mais de 1,5 milhão de estudantes universitários em sua população total.
  • 359 dias de duração

Cerimônias[editar | editar código-fonte]

As cerimônias serão realizadas na Kazan Arena,cuja a capacidade é de 45 mil pessoas,o estádio também será usado na Copa do Mundo FIFA de 2018, também sediará o Media Press Center e o International Broadcasting Center.

Ingressos[editar | editar código-fonte]

Mais de 1,3 milhão de ingressos foram disponibilizados para todos os eventos da Universíade.

Os ingressos para a cerimônia de abertura custaram entre 750-6,000 rublos; o preço para cada sessão variou de 30 a 300 rublos.As vendas de ingressos foram registradas principalmente nas cidades de Moscou e São Petersburgo além da própria Cazã.

Moedas[editar | editar código-fonte]

O Banco Central da Rússia lançou uma série comemorativa de medalhas para o evento, incluíndo moedas de prata de 5 rublos e 25 rublos, e uma de ouro com o valor de 50 rublos além de uma moeda comemorativa de 10.000 rublos,todas estão a venda nos bancos por toda a Rússia.O banco também colocará em circulação no mercado duas variedades de moedas de 10 rublos alusiva ao evento.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

O símbolo de qualquer evento organizado pela FISU,deve conter obrigatoriamente a letra "U".o logotipo da Universíada de Verão de 2013 é um retângulo vertical que engloba as palavras "Universíada","Kazan" e "Rússia","2013" e as cinco estrelas da FISU.o emblema da Universíada de 2013,é baseado numa tulipa,um elemento comum nos ornamentos tartáros e que simboliza o renascimento.Além de que flores são elementos essenciais do verão,um símbolo da juventude,desenvolvimento,alegria e felicidade. A tulipa se tornou algo mais intenso em sua essência,mantendo um papel de extrema importância nas artes e no artesanato local recentemente.

O mascote Uni,que é um filhote de leopardo das neves com asas,foi escolhido como mascote da Universíada por ser um dos símbolos nacionais do Tartaristão.Estilizada,essa criatura está representada no brasão do Tartaristão.

Slogan da Universíada de Cazã

Slogan[editar | editar código-fonte]

Cada cidade escolhe um slogan para sua edição de acordo com a sua visão e metas para sua edição ,ele deve ser aprovado pela FISU.O slogan da Universíada de Kazan é ‘U are the world’ o que quer dizer: ‘Você são o mundo’ e o ‘Mundo é e Universíada’.

Países participantes[editar | editar código-fonte]

Participam desta edição 162 países (161 convidados e o anfitrião). As maiores delegações são da Rússia — país-anfitrião com 672 atletas — Ucrânia, Estados Unidos, Polônia, Japão e China.[11]

Modalidades[editar | editar código-fonte]

Obrigatórias[editar | editar código-fonte]

As modalidades obrigatórias (oito esportes) são determinadas pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e, salvo alteração feita na Assembléia Geral da FISU, valem para todas as Universíadas de Verão.[18]

Opcionais[editar | editar código-fonte]

As modalidades opcionais são determinadas pela Federação Nacional de Esportes Universitários (National University Sports Federation - NUSF) do país organizador e devem ser de, no mínimo, três esportes. Essas são as modalidades opcionais definidas:[19]

Calendário[editar | editar código-fonte]

As caixas em azul representam uma competição ou um evento qualificatório de determinada data. As caixas em amarelo representam um dia de competição valendo medalha. Cada ponto dentro das caixas representa uma disputa de medalha de ouro.[19]

Cerimônia de abertura  Competições  Finais de competições  Cerimônia de encerramento 
Programa Julho T
5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
Cerimônias
Athletics pictogram.svg Atletismo ●● ●●●
●●●
●●●●●●
●●●●●
●●●●●
●●●●●
●●●●
●●●
●●●●●●●
●●●●●●●
50
Badminton pictogram.svg Badminton ●●●
●●
6
Basketball pictogram.svg Basquetebol 2
Boxing pictogram.svg Boxe ●●●●●
●●●●●
10
Canoeing (flatwater) pictogram.svg Canoagem ●●●
●●●
●●●●●●●●●
●●●●●●●●●
24
Fencing pictogram.svg Esgrima ●● ●● ●● ●● ●● ●● 12
Football pictogram.svg Futebol 2
Gymnastics (artistic) pictogram.svg Ginástica artística ●● ●●●●●
●●●●●
14
Gymnastics (rhythmic) pictogram.svg Ginástica rítmica ●● ●●●
●●●
8
Weightlifting pictogram.svg Halterofilismo ●●● ●● ●● ●● ●●● ●●● 15
Field hockey pictogram.svg Hóquei sobre a grama 2
Olympic rings with white rims.svg Kurash ●●●●
●●●
●●●
●●
●●●●
●●●
19
Judo pictogram.svg Judô ●●
●●
●●
●●
●●
●●
●●
●●
●● 18
Wrestling pictogram.svg Lutas ●●
●●
●●● ●●
●●
●●● ●●
●●
●●● 18
Swimming pictogram.svg Natação ●●
●●
●●●
●●
●●●
●●
●●●●
●●●
●●
●●
●●●●
●●●
●●●●
●●●●
●● 42
Synchronized swimming pictogram.svg Nado sincronizado ●● ●● 18
Water polo pictogram.svg Polo aquático 2
Diving pictogram.svg Saltos ornamentais ●● ●● ●● ●● ●●
●●
12
Rowing pictogram.svg Remo ●●●
●●
●●●●
●●●●
13
Rugby union pictogram.svg Rugby ●● 2
Wrestling pictogram.svg Sambô ●●●
●●●
●●●
●●●
●●●
●●●
18
Table tennis pictogram.svg Tênis de mesa ●● ●● ●● 7
Tennis pictogram.svg Tênis ●● ●●●
●●●
7
Shooting pictogram.svg Tiro ●●●
●●●
●●
●●
●●
●●
●●●●
●●●●
●●●●
●●●●
●●
●●
34
Volleyball (indoor) pictogram.svg Voleibol 2
Volleyball (beach) pictogram.svg Voleibol de praia 2
Chess pictogram.png Xadrez ●●● 3
Finais 27 32 30 44 30 40 18 25 56 40 9 351
Programa 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
Julho

Medalhas[editar | editar código-fonte]

Medalhas da Universíada de Verão de 2013.

O Quadro de medalhas é uma lista que classifica as Federações Nacionais de Esportes Universitários (NUSF) de acordo com o número de medalhas conquistadas. Foram disputadas 351 finais em 23 modalidades olímpicas e em quatro não olímpicas.[20] O país em destaque é o anfitrião.

 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Medals FISU.svg
1 RússiaRUS Rússia 155 75 62 292
2 ChinaCHN China 26 29 22 77
3 JapãoJPN Japão 24 28 30 80
4 Coreia do SulKOR Coreia do Sul 17 12 12 41
5 BielorrússiaBLR Bielorrússia 13 13 14 40
6 UcrâniaUKR Ucrânia 12 29 36 77
7 Estados UnidosUSA Estados Unidos 11 14 15 30
8 África do SulRSA África do Sul 7 3 4 14
9 ItáliaITA Itália 6 17 21 42
10 AustráliaAUS Austrália 6 4 6 16
17 BrasilBRA Brasil 4 3 4 11
31 PortugalPOR Portugal 2   2 4

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Página principal (em inglês). Sítio oficial da Universíada de Cazã 2013. Página visitada em 25 de maio de 2011.
  2. Universiades for 2013 attributed
  3. Central Stadium (em inglês). Sítio oficial de Cazã 2013. Página visitada em 15 de julho de 2013.
  4. Tatneft Arena (em inglês). Sítio oficial de Cazã 2013. Página visitada em 15 de julho de 2013.
  5. Basket Hall (em inglês). Sítio oficial de Cazã 2013. Página visitada em 15 de julho de 2013.
  6. Saint Petersburg Volleyball Centre (em inglês). Sítio oficial de Cazã 2013. Página visitada em 15 de julho de 2013.
  7. Aquatics Palace (em inglês). Sítio oficial de Cazã 2013. Página visitada em 15 de julho de 2013.
  8. Tennis Academy (em inglês). Sítio oficial de Cazã 2013. Página visitada em 15 de julho de 2013.
  9. Gymnastics Centre (em inglês). Sítio oficial de Cazã 2013. Página visitada em 15 de julho de 2013.
  10. Rowing Centre (em inglês). Sítio oficial de Cazã 2013. Página visitada em 15 de julho de 2013.
  11. Athlete List - Russian Federation (em inglês). Sítio oficial de Cazã 2013. Página visitada em 19 de julho de 2013.
  12. Brasil quer novos recordes de Kazan 2013 (em português). CBDU (25 de junho de 2013). Página visitada em 19 de julho de 2013.
  13. Presidente Piñera recibe a delegación chilena que participará en los Juegos Universiadas 2013 (em espanhol). biobiochile.cl (28 de junho de 2013).
  14. Curaçao - Athlete List (em inglês). Sítio oficial de Kazan 2013. Página visitada em 19 de agosto de 2013.
  15. J. Šuklinas prieš startą universiadoje: tai mano paskutinė galimybė iškovoti medalį (em lituano). Delfi Sports (26 de junho de 2013). Página visitada em 19 de julho de 2013.
  16. More than 40 athletes of Kazan to defend Russia's pride at Summer Universiade (em inglês). Sítio oficial de Cazã 2013 (17 de junho de 2013). Página visitada em 19 de julho de 2013.
  17. Svenska truppen till Universiaden i Kazan 2013 (em sueco). Svenska Akademiska IF (2 de julho de 2013). Página visitada em 19 de julho de 2013.
  18. FISU Hoje - Universíadas (em inglês). Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Página visitada em 29 de setembro de 2008.
  19. a b Calendário de eventos (em inglês). Sítio oficial da Universíada de Cazã 2013 (16 de janeiro de 2013). Página visitada em 16 de janeiro de 2013.
  20. Medalhas (em inglês). Sítio oficial de Kazan 2013 (6 de julho de 2013). Página visitada em 6 de julho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]