Universidade Aberta do Distrito Federal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade Aberta do Distrito Federal
FUNAB
UnADF
Fundação 29 de dezembro de 1992 (27 anos) (lei de criação)
22 de agosto de 2013 (6 anos) (decreto de funcionamento)
Tipo de instituição Pública
Mantenedora Governo do Distrito Federal
Localização Brasília, DF
Diretor(a) Simone Pereira Costa Benck[1]

A Universidade Aberta do Distrito Federal (UnADF) ou Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, com sede em Brasília, no Distrito Federal.

Tem o perfil de ser uma universidade descentralizada, albergando instituições já existentes e com previsão de criação. Suas instituições componentes têm forte grau de autogestão.

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade Aberta do Distrito Federal iniciou seu percurso legal através da lei nº 403, de 29 de dezembro de 1992, assinada pelo governador Joaquim Roriz, vigente a partir de 30 de dezembro de 1992, quando foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. Posteriormente essa legislação foi alterada pela lei nº 2.919, de 16 de março de 2002.[2]

Mesmo criada, a universidade ficou cadente de um decreto de regulamentação, por desinteresse político dos governadores distritais que se seguiram.

Somente em 22 de agosto de 2013 foi assinado o decreto nº 34.591, do governador Agnelo Queiroz, que regulamentou a universidade; o decreto tornou-se vigente no dia 23 de agosto de 2013, após sua publicação no Diário Oficial do Distrito Federal.[3]

Instituições constituintes[editar | editar código-fonte]

No momento em que se tornou vigente (após a assinatura do decreto), a universidade congregou a Faculdade de Educação do Distrito Federal (fundada em 30 de dezembro de 2010), que após a absorção tornou-se Escola Superior de Magistério (a partir de 28 de junho de 2016).[4]

Em 16 de abril de 2016 surgiu a Escola Superior de Polícia Civil, como parceria entre a universidade e a Academia de Polícia Civil do Distrito Federal (APC).

Já em 31 de Outubro de 2017 a UnADF incluiu entre suas instituições componentes a Escola Superior do Cerrado (ESC), e; em 26 de abril de 2018 a UnADF passou a incluir a Escola Superior de Gestão (ESG).

Quanto à Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (fundada em 7 de março de 1982), que havia sido anunciada como componente da UnADF ainda em 2013, a integração nunca ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências