Universidade al Quaraouiyine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Universidade Al Quaraouiyine)
Ir para: navegação, pesquisa
Interior do mosteiro e universidade de Quaraouiyine

A Universidade Al Quaraouiyine (جامعة القرويين, em árabe) está localizada em Fez, no Marrocos. Outras variações do nome incluem Al Karaouine, Kairouyine, Quarawin, Al-Qarawiyin, Kairaouine, Karaouine, Karouine, Karueein e El Qaraouiyn.

É considerada pelo Livro Guinness dos Recordes como a universidade mais antiga do mundo, sendo fundada em 859.[1]

Biblioteca[editar | editar código-fonte]

A sua biblioteca, localizada no centro histórico da cidade e que integra o complexo da universidade, também e considerada a biblioteca mais antiga do mundo em atividade.

Fundada no século IX, possui mais de quatro mil livros raros e manuscritos árabes, entre eles, um Alcorão do século IX e um manuscrito islâmica criado pelo filósofo Averroes[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Rachael Holtz (30 de Abril de 2005). «Top 10 Oldest Universities in the World: Ancient Colleges» (em inglês). Collegestats.org. Consultado em 28 Abril 2011. 
  2. Alexandre Costa (19.09.2016). «Biblioteca mais antiga do mundo reabre em Marrocos». Diário Expresso - Portal Sapo. Consultado em 19 de setembro de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.