Universidade José do Rosário Vellano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético (desde dezembro de 2018).
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{ER|6|2=~~~~}}, regra nº 6 da eliminação rápida.
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2018). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Universidade José do Rosário Vellano
Unifenas
Fundação 22 de maio de 1972
Tipo de instituição privada
Mantenedora Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (FETA)
Localização Alfenas, Minas Gerais
Página oficial http://www.unifenas.br

A Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) é uma universidade multicampi com sede em Alfenas (Minas Gerais). Possui campi em Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha.

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS, idealizada e fundada pelo Professor Edson Antonio Velano, começou sua história em 22 de maio de 1972, quando os primeiros cursos foram autorizados. As Faculdades Integradas da Região de Alfenas, em 1988, passaram a se chamar Universidade de Alfenas – UNIFENAS, reconhecida pela Portaria 605/88 de 13/12/1988 do Ministério da Educação – MEC, publicada no Diário Oficial da União em 15/12/1988 (página 24456) e recredenciada em 2012 pela Portaria MEC n. 922, de 6 de julho de 2012, publicada no D.O.U. de 9 de julho de 2012.

Em 1993, a Instituição começou a se expandir com a implantação de outros câmpus. Hoje, a UNIFENAS está presente em Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha. Oferece cursos de graduação , cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrados e doutorados reconhecidos pela CAPES/MEC), estágios de pós-doutorado, residência médica em diversas especialidades e cursos de extensão nas modalidades presencial e a distância.

São oito unidades em seis cidades com instalações especialmente projetadas e equipadas com tecnologia avançada que, aliadas aos recursos humanos, colocam a UNIFENAS em posição de destaque no cenário educacional brasileiro. Em Alfenas, o Hospital Universitário Alzira Velano da UNIFENAS, inaugurado em 1992, é um centro de vida, atuando na assistência, ensino e pesquisa . Certificado como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e Educação, realiza em média 50 mil procedimentos ao mês, atendendo pacientes de Alfenas e outras cidades da região, uma população estimada em quase um milhão de habitantes.

É referência regional em gravidez de risco, trauma, neurocirurgia, UTI Neonatal, hemodiálise, fonoaudiologia. Possui Banco de Tecidos Oculares e realiza captação e cirurgias de transplante de córneas O Alzira Velano é um complexo hospitalar do qual fazem parte clínicas, institutos e ambulatórios.

O Centro de Ensino e Atenção à Saúde da Comunidade - CEASC - da Faculdade de Medicina da UNIFENAS em Belo Horizonte, é voltado para o atendimento clínico a pacientes em nível de Atenção Secundária à Saúde - nas especialidades médicas- o que amplia e diversifica os ambientes de ensino-aprendizagem dos acadêmicos.

Entre seus órgãos de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, destacam-se ainda Clínicas de Odontologia; Clínicas de Fisioterapia; Clínicas de Psicologia; Clínica de Fonoaudiologia; Centro Pró-Sorriso (para tratamento de pacientes com deformidades craniofaciais e lesões labiopalatais, e também próteses de olho, nariz e orelha); Instituto de Olhos; Núcleos de Assistência Jurídica e Judiciária; Empresas Juniores; Hospital Veterinário e Fazendas Experimentais.

Tudo isso, com um corpo docente bem qualificado por meio de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e as metodologias de ensino diferenciadas contribuem efetivamente para a construção do conhecimento dos profissionais formados pela UNIFENAS.

Por acreditar que todo conhecimento deve trazer benefícios à sociedade, a Instituição transformou-se em importante geradora de empregos para o Estado de Minas Gerais.

Assim, a UNIFENAS, ao longo de sua existência, alicerçada em ações e projetos de interesse comunitário, numa correta articulação entre ensino, pesquisa e extensão, segue sua trajetória, comprometida com sua missão social, promovendo ciência, tecnologia, saúde, com humanismo, competência e compromisso.

UNIFENAS. Conhecimento para a vida!

Mantenedora[editar | editar código-fonte]

A fundação mantenedora desta universidade é a Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (FETA).

Avaliação Institucional[editar | editar código-fonte]

O processo de autoavaliação da UNIFENAS é contínuo, crítico e reflexivo. Tem como objetivo principal avaliar se o que foi previsto no PDI está sendo cumprido e se as políticas estão sendo implementadas, bem como planejar e redirecionar as ações da Instituição, garantir a qualidade no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão e consolidar os compromissos sociais e científico-culturais.

Campus[editar | editar código-fonte]

A UNIFENAS é uma instituição multi-campi formada por 6 campi:

  • Campus Alfenas
  • Campus Belo Horizonte (Unidade Itapoã e Unidade Jaraguá)
  • Campus Campo Belo
  • Campus Divinópolis
  • Campus Poços de Caldas
  • Campus Varginha

Cursos de Pós-graduação Stricto e Lato sensu[editar | editar código-fonte]

A UNIFENAS oferece programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Os programas stricto sensu são destinados à formação de pesquisadores e docentes para o ensino superior, conferindo títulos de mestre e doutor. Os programas lato sensu são voltados para a especialização profissional nas mais diversas áreas de competência da universidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.