Universidade Makerere

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Makerere em Kampala

A Universidade de Makerere (Makerere University - MUK) é uma universidade pública do Uganda, localizada em Makerere, na cidade de Kampala. É a maior e a terceira mais antiga instituição de ensino superior do país.[1]

Foi criada como escola técnica em 1922. Em 1963 tornou-se filial da Universidade da África Oriental, oferecendo cursos de graduação da Universidade de Londres. Somente em 1970 a MUK tornou-se independente, quando a Universidade da África Oriental dividiu-se em três universidades independentes: Universidade de Nairóbi (no Quênia), Universidade de Dar es Salaam (na Tanzânia) e Universidade de Makerere.

Ex-alunos[editar | editar código-fonte]

Makerere foi a alma mater de muito líderes africanos, incluindo o ex-presidente de Uganda Milton Obote e o ex-presidente da Tanzânia, Julius Nyerere. O ex-presidente da Tanzânia Benjamin Mkapa, o ex-presidente da República Democrática do Congo Joseph Kabila e o o ex-presidente do Quênia Mwai Kibaki também são ex-alunos da Universidade Makerere.

Muitos escritores proeminentes, entre eles Nuruddin Farah, Ali Mazrui, David Rubadiri, Okello Oculi, Ngũgĩ wa Thiong'o, John Ruganda, Paul Theroux, V. S. Naipaul e Peter Nazareth, frequentaram a MUK em algum momento de suas carreiras como escritores e acadêmicos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]