Universidade Northwestern

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Northwestern
Northwestern University
Lema Quaecumque sunt vera
Fundação 1851
Tipo de instituição Privada
Localização Evanston e Chicago, Illinois, Estados Unidos da América
Funcionários 7.100
Docentes 2.500
Presidente Morton O. Schapiro
Total de estudantes 20.000 aprox.
Cores da escola Violeta e branco
Mascote Wildcat
Página oficial http://www.northwestern.edu
Edifício da escola de medicina da Northwestern University em Chicago, Illinois.

A Universidade Northwestern (em inglês Northwestern University) é uma universidade privada localizada em Evanston, Illinois, Estados Unidos, considerada como uma das mais prestigiosas e importantes do mundo. [1][2][3][4][5][6][7][8]

Fundada em 1851 para atender alunos do Território do Noroeste, Northwestern conta hoje com uma população estudantil vinda de mais de 100 países, e oferece diplomas em 190 disciplinas. 77% das aulas de graduação tem menos de 20 alunos, e a razão média de alunos por professor é de 7 por 1. Northwestern tem aproximadamente 1.500 laboratórios nos campus de Evanston e Chicago, e é uma das universidades com maiores índices de pesquisa no mundo. Seu corpo docente conta com diversos ganhadores do prêmio Nobel, como o químico Fraser Stoddart, assim como ganhadores do prêmio Pullitzer e membros da Academia Nacional de Ciências.

Entre seus ex-alunos se destacam os atores Charlton Heston, Warren Beatty, Patricia Neal, Jennifer Jones, David Schwimmer, Julia Louis-Dreyfus, Zooey Deschanel e Zach Braff, os comediantes Stephen Colbert e Seth Meyers, o autor George R. R. Martin, o vencedor do prêmio Nobel de Literatura Saul Bellow, o vencedor do prêmio Nobel de Economia George J. Stigler, a CEO da IBM Ginni Rometty, o juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos John Paul Stevens, o político democrata George McGovern e o prefeito de Chicago Rahm Emanuel.

Northwestern é uma grande universidade de pesquisa com um programa de doutorado abrangente, e atrai mais de 650 milhões de dólares em pesquisa patrocinada a cada ano. Northwestern tem a décima maior dotação universitária do mundo, atualmente avaliada em US $ 10 bilhões. Em 2017, a universidade aceitou 9,0% dos candidatos de graduação de um pool mundial de 37.255, uma das taxas de aceitação mais baixas dos Estados Unidos.

O campus principal de Northwestern fica às margens do Lago Michigan na cidade de Evanston, um subúrbio próximo de Chicago. A Feinberg School of Medicine, faculdade de medicina de Northwestern, e a Pritzker School of Law, faculdade de direito, ficam no centro de Chicago.

Atualmente, a universidade possui aproximadamente 20 mil estudantes em tempo integral entre o campus principal de 240 acres em Evanston e o de 25 acres em Chicago. A Kellogg School of Management de Northwestern é considerada por muitos especialistas como a melhor faculdade de negócios do mundo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Universidade Northwestern
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «World University Rankings». Times Higher Education. Consultado em June 18, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «National Universities Ranking». U.S News and World Report. Consultado em June 18, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Top Colleges». Forbes Magazine. Consultado em June 18, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Best Universities in the United States». Times Higher Education. Consultado em June 18, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Best Colleges in the Midwest». College Raptor. Consultado em June 18, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «Best Private Colleges». College Raptor. Consultado em June 18, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. «Best Economics/Business Universities, 2017». Shanghai University Ranking. Consultado em June 18, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. «Top Universities Social Science, according to the Shanghai Ranking». Times Higher Education. Consultado em June 18, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)