Universidade Northwestern

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Northwestern
Northwestern University
Lema Quaecumque sunt vera
Fundação 1851
Tipo de instituição Privada
Localização Evanston e Chicago, Illinois, Estados Unidos da América
Funcionários 7.100
Docentes 2.500
Presidente Morton O. Schapiro
Total de estudantes 20.000 aprox.
Cores da escola Violeta e branco
Mascote Wildcat
Página oficial http://www.northwestern.edu
Edifício da escola de medicina da Northwestern University em Chicago, Illinois.

A Universidade Northwestern (em inglês Northwestern University) é uma universidade privada localizada em Evanston, Illinois, Estados Unidos, considerada como uma das mais prestigiosas e importantes do mundo. [1][2][3][4][5][6][7][8] Fundada em 1851 para atender alunos do Território do Noroeste, Northwestern conta hoje com uma população estudantil vinda de mais de 100 países, e oferece diplomas em 190 disciplinas.

Northwestern é uma das universidades com maiores índices de pesquisa no mundo, e financia aproximadamente 1.500 laboratórios entre seus campus de Evanston e de Chicago. 77% das aulas de graduação tem menos de 20 alunos, e a razão média de alunos por professor é de 7 por 1.

Os professores e ex-alunos de Northwestern incluem 11 vencedores do Prêmio Nobel, 38 vencedores do Prêmio Pulitzer, 6 MacArthur Genius Fellows, 16 Rhodes Scholars, 65 membros da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos e dois juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos. A Escola de Comunicação de Northwestern é uma das principais produtoras de atores, atrizes, dramaturgos, escritores e diretores ganhadores do Oscar e do Tony Award.

Entre os ex-alunos de Northwestern se destacam os atores Charlton Heston, Warren Beatty, Ann-Margret, Patricia Neal, Jennifer Jones, David Schwimmer, Julia Louis-Dreyfus, Zooey Deschanel e Zach Braff, os comediantes Stephen Colbert e Seth Meyers, o autor George R. R. Martin, o vencedor do prêmio Nobel de Literatura Saul Bellow, o vencedor do prêmio Nobel de Economia George J. Stigler, a CEO da IBM Ginni Rometty, os juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos Arthur Goldberg e John Paul Stevens, os políticos democratas Adlai Stevenson e George McGovern e o prefeito de Chicago Rahm Emanuel.

Northwestern é uma grande universidade de pesquisa com um programa de doutorado abrangente, e atrai mais de 650 milhões de dólares em pesquisa patrocinada a cada ano. Northwestern tem a décima maior dotação universitária do mundo, atualmente avaliada em 10 bilhões de dólares.

O campus principal de Northwestern fica às margens do Lago Michigan na cidade de Evanston, um subúrbio próximo de Chicago. A Feinberg School of Medicine, faculdade de medicina de Northwestern, e a Pritzker School of Law, faculdade de direito, ficam no centro de Chicago.

Atualmente, a universidade possui aproximadamente 20 mil estudantes em tempo integral entre o campus principal de 240 acres em Evanston e o de 25 acres em Chicago. A Kellogg School of Management de Northwestern é considerada por alguns especialistas como a melhor faculdade de negócios do mundo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Universidade Northwestern
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «World University Rankings». Times Higher Education. Consultado em 18 de junho de 2017 
  2. «National Universities Ranking». U.S News and World Report. Consultado em 18 de junho de 2017 
  3. «Top Colleges». Forbes Magazine. Consultado em 18 de junho de 2017 
  4. «Best Universities in the United States». Times Higher Education. Consultado em 18 de junho de 2017 
  5. «Best Colleges in the Midwest». College Raptor. Consultado em 18 de junho de 2017 
  6. «Best Private Colleges». College Raptor. Consultado em 18 de junho de 2017 
  7. «Best Economics/Business Universities, 2017». Shanghai University Ranking. Consultado em 18 de junho de 2017 
  8. «Top Universities Social Science, according to the Shanghai Ranking». Times Higher Education. Consultado em 18 de junho de 2017