Universidade pontifícia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Universidade Pontifícia)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Universidade pontifícia ou Pontifícia Universidade é o título que recebem algumas universidades católicas e todas as universidades eclesiásticas. Tal categoria só pode ser outorgada pela Santa Sé.

Título e missão[editar | editar código-fonte]

Como sinal de um mais estreito vínculo com a Igreja Universal, a uma universidade católica pode-lhe ser concedido, pela Congregação de Seminários e Institutos de Estudos, o título honorífico de Pontifícia. Este título se dá geralmente pela tradição académica e o trabalho que cumpre a instituição. Assim as universidades católicas mais antigas geralmente são Universidades Pontifícias, e todas as universidades eclesiásticas, dados o seu trabalho e missão também o são.

Na região ou país em que está localizada, uma universidade honrada com o título de Pontifícia procurará sobressair, tanto pelas suas qualidades como universalidade, como pela qualidade da sua identidade e testemunho católicos.

Os graus eclesiásticos são pré-requisitos para certos cargos na Igreja Católica Romana, especialmente considerando que dos candidatos a bispo, são selecionados principalmente os padres doutores de teologia sagrada ou direito canónico.

Universidades[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Universidade católica
Ver artigo principal: Universidade eclesiástica

O funcionamento de uma Universidade Pontifícia dependerá se esta é uma Universidade católica ou uma Universidade eclesiástica. Não obstante dado o seu título tem uma dependência direta da Santa Sé.

Devido ao seu trabalho eminentemente eclesiástico, todas as Universidades eclesiásticas gozam do título de Pontifícia.

Por outro lado há algumas Universidades Pontifícias que não são Universidades eclesiásticas, mas apenas Universidades católicas, como é o caso da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso e da Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra.

As Universidades pontifícias mais antigas do mundo são a Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, a Pontifícia Universidade Gregoriana, entre outras.

Lista de instituições pontifícias de educação superior[editar | editar código-fonte]

Fonte: Annuario Pontificio[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. principal: "Pontifical Universities", Annuario Pontificio

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Jorge Precht Pizarro Derecho Eclesiástico del Estado de Chile. Santiago, Ediciones Universidad Católica de Chile, 2001, ISBN 956-14-0594-6.