Universidade Presidente Antônio Carlos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Centro Universitário Presidente Antônio Carlos
UNIPAC
Lema Scientia, Libertas et Fides

Em português: Ciência, Liberdade e Fé

Fundação 1963
Tipo de instituição Privada - Sem fins lucrativos
Mantenedora FUPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos
Localização Barbacena, Minas Gerais
Reitor(a) Bonifácio José Tamm de Andrada
Vice-reitor(a) Fábio Afonso Borges de Andrada
Campus Barbacena e Juiz de Fora
Página oficial www.unipac.br

O Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) é uma instituição de ensino superior privada, filantrópica, com sede em Barbacena, e atuação no estado de Minas Gerais, Brasil. É mantido pela Fundação Presidente Antônio Carlos.

Hoje está subdividida em campi e Faculdades Isoladas, já diplomou mais de 150 mil universitários, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além dos cursos de graduação também oferece pós-graduação lato sensu e MBA.


Atualmente, os cursos oferecidos em Barbacena são:

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

Em Juiz de Fora, tem-se os seguintes cursos:

Administração, Biomedicina, Direito, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição.

Além desses cursos, em outras faculdades pertencentes à FUPAC, ainda são ofertados:

Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, como também cursos tecnológicos (cursos com formação em até 2 anos e 6 meses).

História[editar | editar código-fonte]

A fundação que mantém a universidade foi instituída em 1963, quando o deputado estadual mineiro Bonifácio de Andrada apresentou um projeto de lei que aprovado deu origem à Fundação Universitária da Mantiqueira, em Barbacena, Minas Gerais. A instituição, mais tarde, por lembrança do deputado Hilo Andrade, passaria a se chamar Fundação Presidente Antônio Carlos. Era o nascimento da FUPAC que, posteriormente, tornar-se-ia uma das maiores instituições universitárias do país.

O então deputado estadual Bonifácio de Andrada transformou em realidade o seu intento em 1965. E coube a ele presidir a instalação das duas primeiras instituições universitárias em Barbacena.

Assim, em 1966, foram instaladas as duas primeiras faculdades: a Faculdade de Filosofia com os cursos de Letras, Pedagogia e História - numa sala de aula emprestada no Colégio Imaculada Conceição (dirigido pelas irmãs Vicentinas) e a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas com o curso de Ciências Contábeis. O início destes cursos refletia a preocupação da Fundação Presidente Antônio Carlos em responder às expectativas na formação de professores e no setor da gerência empresarial, pois, desde aquela época, eram solicitados profissionais qualificados para estas áreas.

A FUPAC/UNIPAC cresceu e se expandiu, chegando, em meados da década de 2000, em mais de 200 cidades mineiras, em sua maioria levando o curso Normal Superior.

Em 2010, foi uma das melhores instituições na prova do ENADE.[1]

Referências

  1. Talita Abrantes. «As melhores instituições de ensino superior no Brasil». Exame. Consultado em 361 de agosto de 2019  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.