Universidade da Coreia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade da Coreia
고려대학교
UK
Lema Libertas, Justitia, Veritas
자유, 정의, 진리
"Liberdade, Justiça, Verdade"
Nomes anteriores Bosung College (1905-1921)
Bosung Professional College (1922-1945)
Fundação 5 de maio de 1905
Tipo de instituição Privada
Localização Seongbuk-dong, Seoul, Coreia do Sul
Presidente Yeom Jae-ho
Total de estudantes 28,077 (2016,Anam Campus)[1]
Mascote Tigre
Página oficial www.korea.edu (em inglês)
www.korea.ac.kr (em coreano)

Universidade da Coreia (KU, hangul: 고려대학교; hanja: 高麗大學校; rr: Goryeo Daehakgyo) é uma universidade privada de pesquisa em Seul, Coreia do Sul. Fundada em 1905[2], é uma das mais antigas e mais proeminentes instituições de ensino superior do país. É considerada uma das universidades SKY, conhecida por ser uma das melhores universidades do país. O corpo discente é constituído de mais de 20.000 estudantes de graduação e mais de 10.000 alunos de pós-graduação. A abrangência acadêmica da universidade é ampla, com seus 81 departamentos em 19 faculdades e divisões, e 18 escolas de pós-graduação. Ele tem mais de 1.500 docentes de tempo integral, com mais de 95% deles mantendo Ph. D. ou qualificação equivalente em seu campo.[3] A Associação Alumni da Universidade da Coreia consiste em mais de 280.000 pessoas com formação universitária.

Universidade da Coreia é uma grande instituição de pesquisa, destacando-se na história Sul-coreana por ser a primeira instituição de ensino a oferecer programas acadêmicos na Coreia em diversas áreas, tais como direito, economia e jornalismo.[4] É particularmente conhecida pela sua Faculdade de Direito, que é amplamente considerada um dos mais bem conhecidos programas de graduação em direito na Coreia do Sul.[5] A Universidade da Coreia também tem instalações educacionais auxiliares, tais como o Instituto de Ensino de Línguas Estrangeiras, o Instituto de Educação Continuada, o Instituto de Educação Internacional e o Centro de Ensino e de Aprendizagem. Há 115 institutos de pesquisa, incluindo o Laboratório Battelle@KU, o Instituto de Relações Internacionais Ilmin, e o Centro para Tecnologias de Segurança da Informação.

História[editar | editar código-fonte]

Faculdade Bosung[editar | editar código-fonte]

Universidade da Coreia foi criada em 5 de Maio de 1905, como Faculdade Bosung por Lee Yong-Ik, Tesoureiro da Casa Real.[6] O primeiro Presidente da Faculdade foi Hae-Uoung Shin. Como uma instituição acadêmica de origem nacionalista, ele foi considerado como um símbolo de orgulho nacional, durante o período colonial (1910-1945).

Faculdade Bosung teve de suportar muitas dificuldades antes da se tornar a Universidade da Coreia de hoje. Logo após a Faculdade Bosung foi criada, o "Protocolo Coreia-Japão" foi assinado, e Lee Yong-Ik, fundador da Faculdade Bosung, foi para o exílio, para liderar o movimento de resistência contra o Japão.[6] Seu exílio criou dificuldades financeiras para a instituição. Felizmente, no entanto, a primeira crise financeira foi superada quando Sohn Byong-Hee, um líder de Chundokyo, um movimento nacionalista, religioso e político na época, assumiu a gestão da instituição.

Em 1929, a fundação mais uma vez se viu diante de uma grave crise financeira, como resultado da recessão mundial.[6] Kim Sung-Soo veio para o resgate quando ele se tornou o presidente da Faculdade, em 1932. Naquele tempo, Kim foi gerir o Colegial Choong-Ang e o Dong-A Ilbo, um jornal diário.

Realocação[editar | editar código-fonte]

Em março de 1932, Kim Sung-Soo tomou posse como Presidente da Faculdade Bosung[7] e em 1934 o prédio principal foi completada em uma área de terra de 63.000-pyeong localizada em Anam-dong. A construção da Biblioteca começou em 1935 em comemoração ao trigésimo aniversário de fundação da Faculdade Bosung e foi completada dois anos depois. Em Julho do ano seguinte, uma grande quadra esportiva, uma das maiores da Ásia na época, foi adicionada ao campus. Kim Sung-Soo, como Presidente, fez todo o esforço necessário para desenvolver a Faculdade Bosung na priemira universidade genuína coreana. Infelizmente, sua esperança não virou realidade por conta da interferência colonial japonesa.

Era moderna[editar | editar código-fonte]

Após a Independência em 1945, o estado da Faculdade Bosung foi elevada para a de uma universidade e renomeada como Universidade da Coreia[6][7], com três faculdades: Ciência Política e Direito, Economia e Comércio, e Artes Liberais. Sang Hyun-Yun, o primeiro presidente, iniciou um processo de expansão do campus, com a compra de florestas e terras. Em junho de 1949, a Universidade da Coreia ganhou seu primeiro bacharel e em setembro do mesmo ano, a escola de pós-graduação foi criada. Yu Chin-O, o quarto presidente, continuou a expandir a Universidade da Coreia, com a criação da Divisão de Ciência dentro da Faculdade de Artes Liberais, bem como uma quarta faculdade, a Faculdade de Agricultura.

100º Aniversário[editar | editar código-fonte]

Em 2005, a Universidade da Coreia celebrou o seu Centenário de Fundação, no dia 5 de Maio.[8]

Em Março, a Faculdade de Ciências da Vida e Biotecnologia e a Faculdade da Vida e Ciências Ambientais foram integradas na Faculdade de Ciências da Vida e Biotecnologia. Ao mesmo tempo, a Faculdade de Ciências da Saúde foi abolida e incorporada à nova e altamente desenvolvida Faculdade de Ciências da Saúde.

Atualmente, a Universidade da Coreia é composta de dezesseis colégios e divisões, bem como de dezoito escolas de pós-graduação e onze instalações auxiliares, incluindo bibliotecas, museu, e o gabinete de imprensa de relações públicas.

Acadêmico[editar | editar código-fonte]

Faculdades e escolas[editar | editar código-fonte]

Os 56 departamentos acadêmicos e programas da Universidade da Coreia são organizados em 16 faculdades e escolas[9]:

  • Escola de Direito
  • Escola de Negócios
  • Faculdade de Artes Liberais
  • Faculdade de Ciência Política e Economia
  • Faculdade de Informação e Comunicações
  • Escola de Mídia e Comunicação
  • Escola de Arte e Design
  • Divisão de Estudos Internacionais
  • Faculdade de Medicina / Escola de Medicina
  • Faculdade de Ciências da Vida e Biotecnologia
  • Faculdade de Educação
  • Faculdade de Ciências
  • Faculdade de Engenharia
  • Faculdade de Ciências da Saúde
  • Faculdade de Enfermagem
  • Escola de Estudos Interdisciplinares

Seletividade de Admissões[editar | editar código-fonte]

A admissão para o curso de graduação é muito competitivo e as decisões de admissão são baseadas no histórico escolar dos candidatos e da pontuação no Teste Escolar de Habilidades.[10] A admissão da Universidade da Coreia é altamente seletiva, conforme o número de candidatos é auto-seletivo, com apenas os melhores alunos das escolas de ensino médio a aplicar para a admissão.

Classificações e Reputação[editar | editar código-fonte]

Para 2016-17, a universidade foi classificada como 98ª do mundo[11] e 16ª na Ásia pelo QS World University Rankings.[12] Além disso, no QS World University Subject Rankings de 2014, os programas de política, economia, engenharia química e comunicação da universidade foram classificados dentro dos top 50 do mundo.[13]

Universidade da Coreia é bem conhecida por sua origem nacionalista no período colonial, e também por sua excelência no ensino de direito. Em 2003, os estudantes da Faculdade de Direito da Universidade da Coreia foram responsáveis por mais de 15% das cerca de 900 pessoas que passaram no exame anual coreano.[14]

Campus[editar | editar código-fonte]

Anam campus é dividido em quatro subdivisões (Ciência e Engenharia, Ciências Humanas e Ciências Sociais, Medicina e Ciências da Vida, e Ciências da Saúde). É localizado na área metropolitana de área de Seul que possui uma população de mais de 20 milhões. Dentro de uma caminhada de cinco minutos do campus estão uma variedade de restaurantes, bares, lojas, e até mesmo um famoso templo Budista.[15] Demora cerca de 20 minutos de caminhada a partir de alguns edifícios do campus principal até alguns edifícios do campus de ciência ou medicina a pé. A Faculdade de Ciências da Saúde é de 15 a 20 minutos de distância do campus principal de carro.

Pessoas notáveis e ex-alunos[editar | editar código-fonte]

O 17º presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak

Em 2009, Universidade da Coreia alegou cerca de 280.000 ex-alunos vivos.[16] Entre os notáveis ex-alunos da Universidade da Coreia são proeminentes advogados, médicos, engenheiros, pesquisadores, atletas Olímpicos, e outros que ganharam fama nacional e mundial em seus respectivos campos. Universidade da Coreia foi produziu especialmente muitos políticos famosos, incluindo o 17º Presidente da República da Coreia do sul, Lee Myung Bak, e o 34º Prefeito de Seul, Oh Se-hoon. Além disso, numa pesquisa recente da Fortune 500 da Coreia do Sul, empresas revelaram que a Universidade da Coreia tem produzido o maior número de CEOs dessas empresas da Fortune 500.[17]

Localização e transporte Público[editar | editar código-fonte]

Anam Campus[editar | editar código-fonte]

O Anam Campus da Universidade da Coreia está localizado nas seguintes orientações: 37° 35' 30" N 127° 1' 45" E[18], que, quando digitado no Google Earth e vistos a partir de uma altura de 2000m, vai mostrar o campus em sua totalidade.

  • Seoul Metro Line 6.png Estação Anam (Hospital Anam da Universidade da Coreia)
  • Seoul Metro Line 6.png Estação Universidade da Coreia
  • A universidade também é servida pelos seguintes ônibus metropolitanos em Seul:
    • 100, 144, 163, 273, 1017, 1111, 7211, Seongbuk 20, Seongbuk 21 (portão principal)
    • 100, 144, 163, 273, 1111, 1212, Seongbuk 04 (Hospital Anam da Universidade da Coreia)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «About KU» (em coreano). Korea University. Consultado em 20 de novembro de 2016. 
  2. «Korea University». Pitt Study Abroad. Consultado em 22 de novembro de 2016. 
  3. «Global KU Frontier Spirit». Korea University. 1 de fevereiro de 2011. Consultado em 22 de novembro de 2016.. Cópia arquivada em 25 de julho de 2011 
  4. Korea University College of Political Science and Economics
  5. «College of Law» (em inglês). Korea University. Consultado em 22 de novembro de 2016.. Cópia arquivada em 22 de julho de 2011 
  6. a b c d «Korea University: Deeply rooted in Korean history Leaping towards the world in the 21st century with the Korean tradition cherished in heart». Korea University. Consultado em 22 de novembro de 2016. 
  7. a b «About KU». Korea University. Consultado em 23 de novembro de 2016. 
  8. «2012 about Korea University» (PDF). Times Higher Education. Consultado em 22 de novembro de 2016. 
  9. «조직도» (em coreano). Korea University. Consultado em 23 de novembro de 2016. 
  10. «D-Day Is Here: The Suneung and South Korea's Education Craze» (em inglês). Seoul Beats. Consultado em 23 de novembro de 2016. 
  11. «QS World University Rankings 2015». QS University. Consultado em 23 de novembro de 2016. .
  12. «QS University Rankings: Asia 2016» (em inglês). QS University. Consultado em 22 de novembro de 2016. .
  13. «"Korea University Rankings"». Quacquarelli Symonds. Consultado em 20 de novembro de 2016. .
  14. «사법시험 로스쿨 행외시 수험의 동반자 - 법률저널» (em coreano). The Law Journal. Consultado em 23 de novembro de 2016. .
  15. «Universities in South Korea». Top Universities. Consultado em 22 de novembro de 2016. 
  16. «고려대학교 교우회» (em coreano). Korea University Alumni Association. Consultado em 23 de novembro de 2016.. Cópia arquivada em 10 de março de 2008 
  17. «500대 기업 총수 최대 學脈 '경복고-고려대 경영학'» (em coreano). 아시아경제. Consultado em 23 de novembro de 2016. .
  18. «Korea University». Times Higher Education. Consultado em 22 de novembro de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]