Universidade da Califórnia em Berkeley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Universidade de Berkeley)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade da Califórnia, Berkeley
O selo da Universidade da Califórnia
UC-Berkeley
Lema Fiat Lux
Que se faça a luz!
Fundação 23 de março de 1868 (151 anos)
Tipo de instituição Pública
Localização Berkeley
 Califórnia
 Estados Unidos
Reitor(a) Robert J. Birgeneau
Total de estudantes 34.953
Graduação 24.636
Pós-graduação 10.317
Campus Urbana
27 km² [1]
Mascote Oski o Urso
Afiliações AAU
IARU
Pacific-10
Universidade da Califórnia
Orçamento anual U$ 837 milhões[2]
Página oficial berkeley.edu
Campus da Universidade da Califórnia, Berkeley (ao fundo, a Sather Tower).

A Universidade da Califórnia em Berkeley (em inglês: University of California, Berkeley ) é uma universidade pública e uma das mais importantes e prestigiadas universidades do mundo. A universidade está situada em Berkeley, Califórnia, nos Estados Unidos.

UC Berkeley é a mais seletiva - e melhor ranqueada pelo U.S. News e ARWU[3][4] - universidade pública no mundo para graduação. É uma das seis universidades que lideram o ranking de reputação global da Times Higher Education em 2015[5] e é a terceira melhor universidade do mundo de acordo com o U.S. News ranking de 2015 conduzido nos EUA e em quase 50 outros países.[6] O Shanghai Ranking também classifica a Universidade da Califórnia em Berkeley a quarta entre as 500 melhores universidades do mundo, terceira melhor em engenharia, quarta em ciências sociais e primeira em matemática & ciências.[7] Além de seu prestígio acadêmico, a universidade também é conhecida por formar um grande número de empreendedores, e pelo forte engajamento político de estudantes e professores, especialmente em favor de pautas progressistas.

Ex-alunos, professores e pesquisadores de UC Berkeley possuem 104 prêmios Nobel (incluindo 33 alunos laureados Nobel), 9 prêmios Wolf, 25 prêmios Turing, 14 medalhas Fields, 14 prêmios Pulitzer, 45 MacArthur Fellowships e 20 Oscars.[8] Pesquisadores da faculdade descobriram seis elementos da tabela periódica, 16 no total em parceria com o Berkeley Lab[9] - mais do que qualquer outra universidade no mundo.

Berkeley oferece cerca de 300 cursos de graduação, em um grande número de áreas do conhecimento. Sessenta e cinco laureados com o Prêmio Nobel foram alunos, professores ou pesquisadores de Berkeley. Foi nomeada a melhor universidade pública nos Estados Unidos pela revista U.S. News and World Reports.

Berkeley foi o primeiro dos dez campi da Universidade da Califórnia, fundada em 1868 mediante a fusão entre o College of California - uma instituição privada - e o Agricultural, Mining, and Mechanical Arts College, de propriedade pública. A universidade ocupa uma área de aproximadamente 2,7 hectares, dos quais 80,9 ha destinados ao campus central.[10]

A Universidade desenvolveu e mantém um sistema operacional, o FreeBSD, que é um avançado sistema operacional com código livre. Sara Sidle, uma personagem do seriado CSI: Crime Scene Investigation, recebeu um título de Mestre desta universidade.

Não deve ser confundida com o Berklee College of Music, conservatório de música privado, localizado na cidade de Boston.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Relatórios Financeiros da Universidade da Califórnia
  2. «Todas as Instituições listadas pelo Ano Fiscal de 2007 - Valor de Mercado do Orçamento com diferença percentual entre os anos de 2006 e 2007» (PDF). 2007 NACUBO Endowment Study. National Association of College and University Business Officers. Consultado em 29 de agosto de 2008. Arquivado do original (PDF) em 16 de fevereiro de 2008 
  3. «Shanghai Ranking Melhores Universidades Publica Mundiais» 
  4. «US News Melhores Universidades Publicas» 
  5. «Times Higher Education Melhores Universidades Mundiais por Reputação» 
  6. «US News Melhores Universidades Globais» 
  7. [shanghairanking.com «Shanghai Ranking 500 Melhores Universidades do Mundo»] Verifique valor |URL= (ajuda) 
  8. «UC Berkeley Pelos Números» 
  9. «Berkeley Lab Elementos Descobertos» 
  10. «UC Financial Reports - Campus facts» (PDF). University of California. 2007. Consultado em 30 de novembro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.