Universidade de Havana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade de Havana
Universidad de La Habana
Lema Universitas Lux et Sapientia Est
Fundação 1728
Tipo de instituição Pública
Localização Havana, Cuba,  Cuba
Docentes acima de 300
Reitor(a) Dr. Gustavo Cobreiro Suárez
Total de Estudantes 6,000
Campus El Vedado
Página oficial www.uh.cu

A 'Universidade de Havana ou UH (em espanhol, Universidad de La Habana) é uma universidade localizada no distrido de El Vedado na cidade de Havana, em Cuba. Fundada no ano de 1728, a Universidade da Havana é a mais antiga do país e uma das primeiras universidade do continente americano. Originalmente uma instituição religiosa, fundada pelos dominicanos, atualmente conta com 16 faculdades em seu campus central e nos demais pólos de educação espalhados por Cuba.

História[editar | editar código-fonte]

Faculdade de Matemática e Ciências da Computação

Seu primeiro nome era Real y Pontificia Universidad de San Gerónimo de la Habana (em Português Real e Pontifícia Universidade de São Gerônimo de Havana). Na época, as universidades precisavam de uma autorização monárquica e papal ser batizada com o nome "Real e Pontifícia". Os responsáveis pela aturoziação foram o Papa Inocêncio XIII e o rei Felipe V da Espanha.

Em 1842, a universidade mudou sua condição para se transformar em uma instituição secular. Seu nome foi alterado para Real y Literaria Universidad de La Habana (em português, Real e Literária Universidade de Havana) e posteriormente, quando Cuba conquistou sua independência e se transformou em uma república, seu nome foi alterado para Universidad Nacional (Universidade Nacional).

Durante o governo do ditador Fulgêncio Batista a partir de 1952, a Universidade se tornou um dos principais centros de atividade oposicionista. Batista fechou a universidade em 1956, sendo a mesma reaberta em 1959 com o triunfo da revolução liderada por Fidel Castro e Che Guevara.

Organização[editar | editar código-fonte]

A Universidade de Havana é constituída por 16 faculdades e 14 centros de pesquisa em diferentes campos do conhecimento, como economia, ciências, sociologia entre outros. No total, são mais de 25 especialidades regulares na universidade.

As 16 faculdades estão divididas da seguinte maneira:

Alunos e professores de destaque[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. www.matcom.uh.cu
  2. Ahmadineyad, investido doctor honoris causa en Ciencias Políticas en la Universidad de La Habana

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]