Universidade de Maribor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade de Maribor
Universidade de Maribor
UM
Fundação 1975
Tipo de instituição Pública
Localização Slomškov trg 15, 2000 Maribor, Eslovénia
Funcionários técnico-administrativos 1326
Chanceler Igor Tičar
Total de estudantes 16680
Campus Maribor e Liubliana
Cores da escola          
Página oficial https://www.um.si/en


A Universidade de Maribor (em esloveno: Univerza v Mariboru) é a segunda maior universidade da Eslovénia, foi fundada em 1975, em Maribor, e é a universidade internacionalmente melhor no país,[1] estando entre as 600 melhores universidades do mundo. Actualmente tem 17 faculdades.

História[editar | editar código-fonte]

A universidade tem as suas raízes por volta de 1859, quando um seminário teológico foi criado com o incentivo do Bispo de Maribor e patriota Anton Martin Slomšek. Mais faculdades foram estabelecidas durante a década de 1950 e início da década de 1960; as faculdades de economia, administração e tecnologia em 1959, agronomia e direito, em 1960, e pedagogia, em 1961. A cerimónia de abertura da universidade ocorreu no dia 19 de Setembro de 1975.

Reputação[editar | editar código-fonte]

A universidade entrou para o top 1% de instituições que estudam Física e das nove instituições entrando no top 1% neste campo, a Universidade de Maribor, fez com que o maior número de citações, de acordo com uma análise de dados do Essential Science Indicators da Thomson Reuters.

text
Universidade de Maribor

A Universidade de Maribor tem cooperado no Quadro Europeu Programas desde 1998, e o número de projectos de investigação internacional está a aumentar a cada ano. De acordo com o "Ranking Web of World Universities", a Universidade de Maribor está no top 15 do "Topo das Universidades da Europa Central e Oriental". Em 2010, estava na 534.ª posição entre 12 00 das universidades no mundo, o que o classifica entre os melhores 5% das universidades no mundo.

Organização[editar | editar código-fonte]

A universidade está dividida em 17 faculdades:

A universidade também dispõe de várias instalações associadas, incluindo a Biblioteca da Universidade de Maribor, moradia estudantil, o Centro de Computação, o Centro Desportivo Leon Štukelj e a Faculdade de Pós-Graduação.

Corpo docente [editar | editar código-fonte]

Ex-alunos notáveis [editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]