Universidade de Melbourne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade de Melbourne
Fundação 1853
Tipo de instituição universidade pública
Localização Melbourne
Austrália
37° 47' 46.68" S 144° 57' 41.04" E
Total de estudantes 49 000
Website oficial

A Universidade de Melbourne (University of Melbourne, em inglês) é uma universidade pública cujo principal campus fica Melbourne, Victoria. Segunda universidade mais antiga da Austrália, e a mais antiga de Victoria, o seu principal campus é em Parkville, um subúrbio ao norte do centro financeiro da cidade.

Nos últimos anos, outros campi na própria Melbourne e no estado de Victoria foram criados com a junção entre a universidade e centros menores de educação superior. A Universidade de Melbourne é membro do "Grupo dos Oito" australiano (um grupo seleto de instituições de nível superior), junto com as Universidades Sandstone.

A universidade situa-se entre as melhores universidades da Austrália e do mundo [1] e é muito respeitada nas áreas Artes, Humanas e biomédicas.[2] Possui quase 40,000 estudantes, que são amparados por quase 6.000 funcionários (em tempo integral ou parcial). Em 15 de novembro de 2005, o vice-reitor Glyn Davis anunciou um programa de reforma intitulado Growing Esteem ('auto-estima crescente', numa tradução livre para o português). Com ele, a universidade visa à consolidação de suas três atividades-base - pesquisa, aprendizado e transferência de conhecimento -, a fim de que se torne um dos melhores instituições do mundo. A estrutura de graduação da universidade será mudada para o "Modelo Melbourne", uma combinação de várias práticas das universidades americanas e européias, o que os administradores acreditam a deixará em conformidade com com o Acordo de Bolonha, assegurando que suas graduações tenham relevância internacional.


Referências

  1. THES World University Rankings Arquivado em 17 de janeiro de 2009, no Wayback Machine., The Times Higher Education Supplement World University Rankings 2005, 2 de agostro de 2006
  2. "Melbourne Uni ranks in top 20", The Age, 28 de outubro de 2005

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.