Universidade de Roma "La Sapienza"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade La Sapienza
Sapienza – Università di Roma
Latim:'Studium Urbis'
Universidade de Roma "La Sapienza"
Lema Il futuro è passato qui
(O futuro passou por aqui)
Fundação 1303 (721 anos)
Tipo de instituição Pública
Localização Roma,  Itália
Funcionários técnico-administrativos 10 144
Reitor(a) Luigi Frati
Total de estudantes 110 000[1]
Campus Urbano
Página oficial www.uniroma.it

A Universidade de Roma La Sapienza (em italiano: Università degli Studi di Roma La Sapienza) é uma instituição de ensino superior italiana localizada em Roma. É uma das mais antigas e maiores universidades do mundo em número de estudantes, tendo cerca de 110 000 alunos.[1] É também conhecida como Universidade de Roma I.

História[editar | editar código-fonte]

No século XIV havia em Roma diversas instituições escolásticas, sem que, entretanto, qualquer delas fosse reconhecida oficialmente pela Igreja e, ao mesmo tempo, fosse externa à Igreja. Por meio da bula In Supraemae Praeminentia Dignitatis do papa Bonifácio VIII, em 20 de abril de 1303 nasce a primeira universidade romana, a Studium Urbis. O financiamento da empreitada veio por uma nova taxa sobre o vinho estrangeiro e contribuições de nobres romanos. O dinheiro foi usado para comprar o palácio onde hoje se encontra a Igreja de Santo Ivo, dentro do campus da universidade. Embora tenha permanecido fechada durante o pontificado de Clemente VII, os papas seguintes fizeram retomar a atividade de ensino e pesquisa, promovendo o surgimento de novas cátedras. No século XVII foi construída a nova sede, por Alexandre VII.

Após sucessivas reformas, durante o período de transição dos Estados Papais para o Reino de Itália pode-se verificar uma progressiva laicização da universidade. Em 1870, por fim, deixa de ser uma universidade pontifícia e torna-se a universidade da capital da Itália. A Junta Provisória do primeiro governo (1870) enquadra a universidade na nova legislação nacional.

La Sapienza experimentou diversas crises, em especial com a Primeira Guerra Mundial e início do Fascismo (1931). Os docentes deviam jurar lealdade ao Duce e os que se recusaram perderam a cátedra. Apesar de todas as crises, em 1935 a nova cidade universitária é inaugurada, obra do arquiteto Marcello Piacentini.

Desde então a Universidade de Roma La Sapienza vem se reafirmando continuamente como a mais importante instituição do sistema universitário italiano.

Em 15 de janeiro de 2008 a Santa Sé cancelou a visita que Bento XVI faria à Universidade a convite do seu Reitor Renato Guarini[2] para a abertura do 705.º Ano Acadêmico, em razão do protesto de 67 professores e alguns estudantes.[3] A Santa Sé decidiu enviar o texto do pronunciamento à Instituição que foi lido na Assembléia de abertura.[4] Houve reações do Senado Acadêmico[5] e da imprensa[6] sobre o episódio.

Organização[editar | editar código-fonte]

Hoje conta com 21 faculdades, cento e trinta departamentos e institutos, cento e vinte e sete escolas de especialização. Divide-se em cinco ateneus federados, cada qual com um certo número de faculdades sob sua direção. São eles:

  • o Ateneu Federado de Ciência e Tecnologia;
  • o Ateneu Federado de Ciência Política Pública e Sanitária;
  • o Ateneu Federado de Ciências Humanas, Arte e Meio-ambiente;
  • o Ateneu Federado de Ciências Humanísticas, Jurídicas e Econômicas; e
  • o Ateneu Federado do Espaço e da Sociedade.

Acadêmicos famosos de La Sapienza[editar | editar código-fonte]

Ciências[editar | editar código-fonte]

Físicos[editar | editar código-fonte]

Humanidades[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Università degli Studi di Roma "La Sapienza". «Chi siamo». Consultado em 12 de junho de 2016 
  2. «Declaração do Reitor» (PDF) (em {{subst:((it))}}) 
  3. «Notícia em Corriere della Sera» 
  4. «Discurso de Bento XVI enviado à Universidade» 
  5. «Moção do Senado Acadêmico» (PDF) 
  6. «Artigo em O Estado de S. Paulo» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]