Universidade de Sorocaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade de Sorocaba
UNISO
Fundação 1951 - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba
1994 - Universidade de Sorocaba
Tipo de instituição Privada, comunitária
Mantenedora Fundação Dom Aguirre
Faculdades 3
Localização Cidade Universitária Aldo Vannucchi
Campus Seminário
Campus Trujillo
Sorocaba, São Paulo,  Brasil
Funcionários 1.800
Docentes 770
Reitor(a) Fernando de Sá Del Fiol
Total de estudantes 12.043[1]
Cores da escola Azul
Amarelo
Mascote Tucaniso
Página oficial www.uniso.br

Universidade de Sorocaba (UNISO) é uma instituição de ensino superior privada brasileira, a primeira universidade implantada na região, fundada em 15 de setembro de 1994.[2] Com 20 anos de atuação em 2014, atende a cerca de 12 mil alunos.[3] Oferece mais de 60 cursos de graduação, cursos de pós-graduação lato sensu e quatro programas de pós-graduação stricto sensu, nos campos de ciências farmacêuticas; comunicação e cultura; educação, e processos tecnológicos e ambientais.

Na área científica, possui grupos de pesquisa, mantém periódicos institucionais e parcerias para a colaboração internacional em projetos, realiza eventos científicos de caráter nacional e internacional, além de contar com infraestrutura voltada à inovação tecnológica. Nesse segmento, destacam-se o Laboratório de Biomateriais e Nanotecnologia (LaBNUS), instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba, que atua principalmente na produção e controle de qualidade de produtos farmacêuticos inovadores; o Laboratório de Pesquisa Toxicológica (LAPETOX),[4] que realiza estudos para a avaliação da eficácia terapêutica e da garantia da segurança de substâncias naturais na fabricação de medicamentos; e o Laboratório Semi-Industrial Farmacêutico, voltado à pesquisa e fabricação de produtos em escala-piloto[5].

Na área de extensão, possui programas de ações voltadas à promoção da Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Trabalho.

A Uniso é fruto de outra instituição, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), responsável pela implantação dos primeiros cursos de Ensino Superior na cidade. Em 7 de março de 1954, a FAFI entrou em funcionamento, com os cursos de Pedagogia e Letras Neolatinas, nos quais estavam matriculados 27 alunos.[6] Como parte do processo de diversificação dos cursos oferecidos pela FAFI, surgiu a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Sorocaba (FACCAS). As duas Faculdades foram importantes disseminadoras de conhecimento e nelas lecionaram grandes intelectuais brasileiros, como os professores Aziz Ab’Saber e Sérgio Buarque de Holanda.

Como Universidade Comunitária, a Uniso não é estatal, pois não foi criada nem é mantida pelo Poder Público; e também não é estritamente particular, pois não pertence a um grupo econômico e não possui fins lucrativos. É de propriedade da comunidade e gerida por um Conselho Universitário do qual fazem parte dirigentes, professores, alunos, funcionários e representantes da comunidade.

Tem como entidade mantenedora a Fundação Dom Aguirre (FDA), que também mantém o Colégio Dom Aguirre (CDA).

A Uniso desenvolve suas atividades no câmpus Seminário, câmpus Trujillo e Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi”, denominação que presta homenagem ao coordenador do projeto de implantação da Universidade e seu primeiro Reitor.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Universidade de Sorocaba (UNISO)
  2. «Diário Oficial da União (via JusBrasil)». 13 de Setembro de 1994. Consultado em 22 de agosto de 2014 
  3. RIGO, Viviana. «A Uniso em Números» (PDF). Relatório Social 2012. Consultado em 22 de agosto de 2014 
  4. Jornal Ipanema (6 de Dezembro de 2010). «Uniso investirá mais de R$ 900 mil em pesquisas com medicamentos». Jornal Ipanema. Consultado em 22 de Agosto de 2014 
  5. «Graduação Farmácia». Universidade de Sorocaba. Consultado em 22 de Agosto de 2014 
  6. Universidade de Sorocaba. «Histórico Uniso» (PDF). Universidade de Sorocaba. Consultado em 22 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]