Universidade de St. Andrews

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade de St Andrews

A Universidade de St. Andrews ( em escocês gaélico Oilthigh Chill Rìmhinn, em inglês University of St Andrews) está situada na cidade de St Andrews, no condado de Fife, e é a universidade mais antiga da Escócia e uma das mais antigas do Reino Unido. Foi fundada no século XV, entre 1410 e 1413, e na atualidade segue como sendo uma das universidades de maior prestígio do país. A Universide de St. Andrews tornou-se especialmente conhecida fora do Reino Unido durante os anos 2001-2005, durante os quais o Príncipe Guilherme de Gales cursou ali seus estudos de geografia. É uma universidade privada com aproximadamente 8.400 estudantes.

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade de St. Andrews foi fundada em 1410 no priorato da Catedral de St. Andrews e recebeu uma bula papal do Papa de Avinhão Benedicto XIII em 1413. Pronta, a universidade passou a apresentar um crescimento importante: se estabeleceu uma faculdade de pedagogia em 1418, a "St Salvator's College" em 1450, "St Leonard's College" em 1511, e a "St Mary's College" em 1537. Algumas destas instituições e edifícios ainda existem hoje em dia, como a St Salvator's Chapel, situada no "St Salvator's Quadrangle", que atualmente albergam vários departamentos da universidade. No momento da sua fundação, a universidade tinha um caráter religioso, e grande parte das disciplinas era ministrada pelos próprios Agostinianos da Catedral.

A Universidade manteve nos séculos seguintes sua importância e sua influência na Escócia; entretanto, durante o século XIX o número de alunos reduziu consideravelmente, até chegar a menos de 150 na década de 1870. Para solucionar em parte este problema, a universidade fundou uma faculdade em Dundee, que se converteria em um centro pioneiro em pesquisas médicas e científicas. Mais tarde, esta Faculdade tornou-se independente convertendo-se na Universidade de Dundee. Durante o século XX, especialmente na segunda metade do século, a universidade recuperou o número de matrículas e o prestígio perdido não só na Escócia mas também em todo o Reino Unido e em outras partes do mundo, especialmente nos Estados Unidos. Atualmente a Universidade de St Andrews acolhe cerca de 9.000 pessoas, entre professores e estudantes.

Facultades e departamentos[editar | editar código-fonte]

A Universidade de St. Andrews conta atualmente com as seguintes Faculdades, subdivididas por sua vez em departamentos :

Além disso, a Universidade abriga a "Academia Real Escocesa de Música e Drama" ( "Royal Scottish Academy of Music and Drama" ).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]