Universidade do Algarve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade do Algarve
UAlg
Lema Estudar Onde É Bom Viver
Fundação 1976
Tipo de instituição Ensino Público Superior
Localização Faro e Portimão
Reitor(a) Prof. Doutor Paulo Águas
Docentes 800
Total de estudantes 8,000
Página oficial http://www.ualg.pt/

A Universidade do Algarve (UAlg) é a instituição de Ensino Superior de referência do Sul de Portugal, reconhecida pela excelência da investigação, pela qualidade do ensino e pelas relações estreitas que estabelece com a sociedade. Criada em 1979, a UAlg tem consolidado a sua oferta formativa, a sua capacidade de investigação e o seu potencial de transferência de conhecimento. Composta por três campi: Gambelas e Penha, em Faro, e um em Portimão, a Universidade do Algarve oferece mais de 150 cursos de formação inicial e pós-graduada. Conta atualmente com espaços amplos, infraestruturas e equipamentos que proporcionam excelentes condições de estudo, trabalho, investigação e socialização a uma população de cerca de 700 docentes e investigadores e 8 mil estudantes nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

Ensino[editar | editar código-fonte]

Porque a internacionalização é encarada como um eixo estratégico, a UAlg aposta cada vez mais na mobilidade de estudantes, docentes e investigadores. É pioneira na oferta e coordenação de projetos de mobilidade em Portugal, em particular no programa Erasmus Mundus, que disponibiliza mestrados e doutoramentos em parceria com um alargado número de instituições de ensino superior. A internacionalização da UAlg é hoje visível nas ruas da cidade de Faro, que recebe anualmente cerca de 1300 alunos provenientes de mais de 70 nacionalidades.

A investigação científica é um fator fundamental do desenvolvimento da Universidade. A este nível, a Universidade do Algarve encontra-se claramente numa trajetória de afirmação nacional e internacional. A excelência que preside às suas atividades de investigação e desenvolvimento traduz-se na densa rede de parcerias estabelecidas com universidades e instituições de Investigação&Desenvolvimento de todo o mundo, nos mais diversos domínios, cooperação essa que tem sido fundamental para projetar a Universidade. As atividades de investigação na UAlg desenvolvem-se principalmente no âmbito de oito Centros de Investigação, inseridos no universo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e de doze Centros de Estudos e Desenvolvimento.

Situada no Sul de Portugal, numa região de clima mediterrânico procurada por milhares de turistas, a UAlg está sediada em Faro. A localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa), à Europa e ao Mundo, bem como as excelentes condições que, juntamente com a região, tem para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]