União Interparlamentar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Casa dos Parlamentos, palacete da sede da instituição.
Emblema.
União Interparlamentar
(UIP)
Inter-Parliamentary Union
Logótipo
União Interparlamentar
Logo da União Interparlamentar
Tipo Organização internacional
Fundação 1889
Estado legal Ativo
Sede Genebra, Suíça
Presidente Duarte Pacheco
Secretário-geral Martin Chungong
Fundadores Frédéric Passy
William Randal Cremer
Sítio oficial www.ipu.org

A União Interparlamentar (UIP — ou IPU, em inglês) é uma organização internacional dos parlamentos dos Estados soberanos, cujo objectivo é mediar os contactos multilaterais dos parlamentares.

História[editar | editar código-fonte]

A UIP foi fundada em 1889, por iniciativa do inglês William Randal Cremer e do francês Frédéric Passy, que, entusiasmados pelos valores pacifistas e idealistas da época, vislumbraram uma organização onde os conflitos fossem resolvidos por meio de uma arbitragem internacional.

Ao longo da sua história, a UIP teve um papel pouco relevante, sobretudo porque os diversos sistemas internacionais em que esteve inserida privilegiaram sempre uma perspectiva “Estado-central” em detrimento de outros sistemas, principalmente quando muitos parlamentos só serviam para referendar as decisões dos respectivos governos. No entanto, essa realidade não impediu o diálogo entre parlamentares dos mais diversos países.

Só a partir do final da Guerra Fria é que a UIP começou a ter outro tipo de actuação, devido sobretudo a um dos seus princípios básicos: a resolução pacífica de conflitos internacionais por meio da acção concreta de parlamentares de todo o mundo, ou seja, uma diplomacia parlamentar efectiva.

A UIP actua preferencialmente nas seguintes áreas: democracia representativa, paz e segurança internacionais desenvolvimento sustentável, direitos humanos e direito humanitário, igualdade de géneros, comércio internacional e educação, ciência e cultura.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]