Unreal Tournament

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Unreal Tournament
Produtora Epic Games, Digital Extremes
Editora(s) GT Interactive
Motor Unreal Engine
Plataforma(s) Microsoft Windows
Dreamcast
Playstation 2
Linux
Data(s) de lançamento 26 de novembro de 1999 (PC)
21 de outubro de 2000 (Playstation 2)
13 de março de 2001 (Dreamcast)
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Single Player, multiplayer
Classificação ESRB: M
ELSPA: 15+
Média CD-ROM
Requisitos mínimos Veja Requisitos mínimos
Controles Teclado e mouse

Unreal Tournament, abreviadamente UT (também conhecido como UT99, UT GOTY, UT1 ou UT Classic), é um popular jogo de tiro em primeira pessoa feito pela Epic Games e Digital Extremes. Muito conhecido pela velocidade frenética de sua jogabilidade e pelo seu foco voltado ao multiplayer, foi lançado para competir com o jogo Quake III Arena, feito pela id Software. Embora Quake III Arena apresentasse gráficos melhores e uma jogabilidade simples, UT tinha uma inteligência artificial superior, um áudio mais envolvente, efeitos de física muito mais realistas, e um segundo tiro alternativo para as armas, alem ser bem mais variado no modo multiplayer.

Assim como seu antecessor Unreal, existe uma enorme facilidade em modificar o jogo, como é o caso dos mutators, com os quais você pode modificar a jogabilidade, deixando o ambiente sem gravidade ou modificando a arena para permitir o uso apenas de um tipo de arma, por exemplo. O jogador também pode criar o seu proprio tipo de modificação. Unreal Tournament conta com várias equipes, clãs e comunidades dos fãs que deixam o jogo vivo até os dias de hoje

Modalidades de jogo[editar | editar código-fonte]

Uma das principais características do jogo é que, além de o jogador poder jogar em uma campanha, onde ele terá que derrotar vários oponentes controlados por computador, cada um com seu nível de inteligência artificial, o jogador pode optar por uma partida online ou abrir uma seção de treino onde ele poderá jogar em qualquer uma das fases contidas no jogo em qualquer modalidade, podendo ajustar o nível de dificuldade dos bots.

O jogo conta com as seguintes modalidades:

  • Deathmatch (Batalha Mortal): Todos os jogadores disputam uma batalha mortal um contra o outro, onde só vence quem tiver o maior número de pontos que for determinado antes do começo do jogo, que são adquiridos quando o jogador mata o outro.
  • Team deathmatch (Batalha Mortal em Equipe): Igual ao deathmatch. Nesse, porém, o jogo é feito em equipes (no máximo 4 e no mínimo, 2). Em uma seção de treinamento, é possível dar ordens aos bots para facilitar o combate.
  • Last man standing (Ultimo Homem Sobrevivente): Cada jogador começa com um determinado número de vidas, onde ele terá que mantê-las para vencer. Se, por exemplo, o jogador começa com três pontos de vida e for morto por um adversário, ele perderá um ponto. Quando ele chegar a zero pontos, ele será eliminado. Portanto vencerá aquele que eliminar todos os adversários, sendo o único que sobreviveu durante todo o combate.
  • Capture the flag (Capturar a bandeira): O modo consiste em duas equipes, sendo que uma terá que invadir a base inimiga e roubar sua bandeira e retornar à bandeira do seu próprio time para marcar um ponto; a equipe também terá que evitar que a equipe adversária capture a sua bandeira. Vence o time que atingir a pontuação máxima estabelecida antes do começo do jogo.
    Nota: Se ambas as equipes estiverem com a bandeira uma da outra ao mesmo tempo, uma delas terá que recuperar sua bandeira de origem para só então marcar o ponto.
  • Domination (Dominação): A equipe terá que dominar certos locais espalhados pela fase e defendê-los. Quanto mais tempo a equipe mantiver o local, mais pontos por local a equipe ganhará. Vence a equipe que atingir uma pontuação pré-determinada primeiro.
  • Assault (Assalto): Uma equipe (vermelha) ataca e a outra (azul) defende um local. A equipe atacante terá que completar vários objetivos localizados na fase, enquanto a outra equipe terá de evitar que seus adversários os completem. Depois ou caso os objetivos sejam completados ou o tempo acabar, as equipe invertem e a equipe atacante passa a defender e vice-versa. Se a equipe que estava defendendo atacar completando os objetivos em menos tempo que a outra, ela acaba por conseguir a vitória. Sendo assim, ganha a equipe que conseguir concluir as missões em menos tempo.

Modos incluídos na edição GOTY:

  • Rocket arena: Semelhante ao deathmatch, com a exceção de que todos os jogadores começam com os mesmos recursos (armas, munição, saúde e proteção) e todos os itens de recuperação ou fortificação são retirados do mapa. Quando um jogador e morto, ele é removido do jogo e vira espectador. Assim que todos os jogadores de uma equipe forem mortos, a equipe que permanecer será a vitoriosa.
  • Chaos: Todas as armas são substituídas por armas que se assemelham a um estilo medieval e caótico, como uma grande espada, um arco e flecha, buracos negros e até mesmo uma mina de proximidade.

Armas[editar | editar código-fonte]

Unreal Tournament tem uma grande variedade de armas que, ao contrário de seu "concorrente" Quake III Arena, se diferenciam por possuírem um tiro secundário. Já as armas se diferem em diversos tipos como pistolas, metralhadoras, armas de plasma e muitas outras:

  • Translocator: É um pequeno disco que é usado como teletransportador, sendo o primeiro tiro para lançar o disco e o segundo para se teletransportar. Apesar de funcionar basicamente como um meio de teletransporte, ele pode de matar um oponente, jogando o disco em baixo dele e depois se teletransportando para matá-lo.
  • Impact hammer: Uma arma de pouco alcance, mas com com um poder brutal quando usado em poder total. Também é possível usá-la para impulsionar o jogador para cima, aumentando a altura de seu pulo, e também para desviar projéteis; esta, porém, é uma técnica perigosa e exige prática.
  • Enforcer: Uma simples pistola que pode ser usada em duas mãos se pegar uma de outro jogador. O primeiro tiro é bem preciso mas um pouco lento, o segundo com a inclinação da pistola tem tiros mais rápidos só que com perda da precisão.
  • Minigun: Uma metralhadora comum. Assim como a enforcer, seu primeiro tiro é mais preciso e lento e o segundo é rápido e pouco preciso.
  • ASMD shock rifle: A arma pode dispara dois feixes de energia que tem a poder de empurrar o jogador, sendo bem perigosa em arenas de baixa gravidade. O segundo tiro é uma bola de energia bem lenta e o primeiro um feixe extremamente rápido que, se atingir a bola do tiro secundária, cria uma grande explosão mortal na area da colisão.
  • Pulse gun: O disparo primário atira globos de plasma e o secundário contém um tiro de plasma constante que, apesar de ter metade de força das bolas de plasma, é mais fácil de ser usado em curto alcance.
  • Ripper: Uma arma lançadora de lâminas em forma de discos, sendo capaz de decapitar a cabeça do jogador se for atigindo perto do pescoço. O tiro primário consiste no lançamento de discos que ricocheteiam nas superfícies, o que é um perigo até para o proprio atirador se for usado em lugares muitos fechados. Já o tiro secundário explode imediatamente se encostado em qualquer lugar.
  • Flak cannon: Um pequeno "canhão" que, em seu tiro primário, dispara pequenos fragmentos que podem ser rebatidas na parede e tem um poder brutal se usado muito próximo ao adversário. Seu tiro secundário dispara uma pequena bola que quando colidida com algo espalha os pequenos fragmentos aleatoriamente, sendo muito perigosa se usada muito perto do jogador.
  • GES biorifle: Uma arma que disparas bolas de material biológico tóxico. Seu tiro primário dispara varias blocos pequenos seguidamente, e seu secundário é carregavel, podendo disparar um bloco maior que se divide em vários blocos menores ao colidir em superfícies. Depois de um tempo os blocos explodem dispersando o material toxico para quem estiver por perto.
  • Rocket launcher: Lançador de foguetes com capacidade de lançar até 6 foguetes de uma vez. Seu tiro secundário lança os foguetes sem a propulsão a jato, desta forma, os foguetes funcionam como granadas lançadas ao chão, que explodem após alguns segundos ou quando são tocadas.
  • Sniper rifle: Se assemelhando a um rifle comum, o sniper rifle tem a capacidade de matar instantâneamente se for atingido na cabeça do jogador. Seu tiro secundário é usado para aumentar o zoom da mira.
  • Redeemer: O redeemer ("redentor") é um míssil termonuclear que pode ser teleguiado. A arma mais poderosa do jogo, seu disparo primário simplesmente lança o míssil, que tem uma velocidade menor que um tiro de rocket launcher, na direção apontada, e efetua o trajeto em linha reta até atingir um obstáculo. Com o tiro secundário, o míssil pode ser guiado, permitindo ao jogador controlar e ver a rota que o míssil está tomando e também detoná-lo a qualquer momento. O míssil pode ser teleguiado sem limites por todo jogo, até ser detonado pelo jogador, colidir com algum obstáculo, ser anulado por um tiro no míssil ou o seu controlador ser morto. A detonação do míssil proporciona uma explosão colossal na forma de uma onda térmica que se expande do ponto de detonação e se transforma em uma bola gigantesca que desintegra somente as pessoas que estão no raio de alcance.

Requisitos mínimos[editar | editar código-fonte]

Microsoft Windows

Linux[1]

  • Pentium II ou superior
  • 64 MB RAM
  • XFree86 3.3.5 ou superior
  • Placa de vídeo 3D que suporte a resolução 640x480
  • 550 MB de HD
  • Placa de Som comptivel com OSS
  • Linux, versão 2.2.x

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Loki Software, Requisitos Oficiais

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]