Urbano Reis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Urbano Reis (São Paulo, 31 de maio de 1921 - São Paulo, 31 de janeiro de 2010) foi um radialista e político brasileiro[1][2].

Urbano Reis começou sua carreira na Rádio Bandeirantes em 1939 como radialista e com o passar do tempo virou autor de programas (programa Teatro Urbano Reis) e novelas radiofônicas (novelas religiosas em geral). Trabalhou em várias rádios paulistas, como: Rádio Educadora Paulista, Rádio Excelsior, Rádio Cultura, Rádio Mulher, Rádio Record, Rádio São Paulo[1].

Em 1952, junto com colegas importantes, fundou a ACRESP - Associação dos Cronistas Radiofônicos do Estado de São Paulo. Foi essa entidade que organizou por muitos anos a avaliação e entrega do Prêmio Roquette Pinto, a mais importante láurea da televisão e do rádio de São Paulo . Ele próprio recebeu o prêmio por 7 vezes consecutivas, de 1958 a 1964, quando lhe foi entregue o Roquette de Ouro. Urbano Reis também dirigiu a AFEU - Associação dos Funcionários das Emissoras Unidas[nota 1].

Na década de 1960 foi Vereador da cidade de São Paulo eleito pelo PR, e Deputado Estadual de seu estado natal, SP, pela antiga ARENA[1][3].

Notas e referências

Notas

Referências

  1. a b c Biografia Urbano Reis Museu da Televisão Brasileira
  2. O adeus a um homem de fé Portal Leão Lobo
  3. Vereador Urbano Reis Casa Verde