Uretra esponjosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Uretra esponjosa
Gray1142.png
A uretra masculina humana aberta na sua superfície anterior (superior).
Latim Pars spongiosa urethrae masculinae
pars cavernosa urethrae masculinae
Precursor Dobras Urogenitais

A uretra esponjosa (porção cavernosa da uretra, uretra peniana) é a parte mais longa da uretra masculina e está contida no corpo esponjoso do pênis.

Tem cerca de 15 cm de comprimento e estende-se desde a terminação da porção membranosa até ao orifício uretral externo.

Começando abaixo da fáscia inferior do diafragma urogenital, ela passa para frente e para cima em direção à frente da sínfise púbica; e então, na condição flácida do pênis, ela se inclina para baixo e para frente.

É estreita e de tamanho uniforme no corpo do pênis, medindo cerca de 6 mm de diâmetro; dilata-se atrás, dentro do bulbo, e novamente anteriormente dentro da glande, onde forma a fossa navicular da uretra.

A uretra esponjosa corre ao longo do comprimento do pênis na sua superfície ventral (por baixo). Tem cerca de 15 a 16 cm de comprimento e viaja através do corpo esponjoso. Os ductos da glândula uretral (glândula de Littre) entram aqui. As aberturas das glândulas bulbouretrais também são encontradas aqui.[1] Alguns livros didáticos irão subdividir a uretra esponjosa em duas partes, a uretra bulbosa e pendular. O lúmen da uretra corre efetivamente paralelo ao pênis, exceto no ponto mais estreito, o meato uretral externo, onde é vertical. Isso produz um fluxo espiral de urina e tem como efeito de limpar o meato uretral externo. [carece de fontes?] A falta de um mecanismo equivalente na uretra feminina explica em parte porque as infecções do trato urinário ocorrem com muito mais frequência nas mulheres. [carece de fontes?]

Epitélio[editar | editar código-fonte]

Pseudoestratificado colunar - proximalmente, Estratificado escamoso - distalmente

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Atlas of Human Anatomy 5th Edition, Netter.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]